Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

FATOS QUE REPERCUTEM

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Dois fatos repercutiram ontem nos meios políticos: a filiação do deputado federal Laércio Oliveira no Partido Progressista (PP), assumindo o seu comando em Sergipe, e a festa de filiação do PSC, que tem à frente o deputado federal André Moura. Cada um deles com conotação diferentes. Entrega do PP a Laércio Oliveira surpreendeu muito em razão de algumas decisões esboçadas na noite de terça-feira, quando o partido ficaria com o ex-deputado federal José Carlos Machado (PSDB).

Machado já iria conversar, ontem, com o então presidente regional, Venâncio Fonseca, para que estivessem juntos no comando da sigla em Sergipe. Os dois sequer chegaram a se ver. Em um espaço de 12 horas a nova informação invadiu o Estado, com o PP sendo entregue a Laércio Oliveira. Primeiro porque já é deputado. Segundo, porque teve incentivo e apoio de lideranças expressivas dos Progressistas.

Alguns filiados ao partido deixaram a sigla imediatamente e se acomodaram no PSC, mas Venâncio manteve a postura de presidente regional e vai conversar com Laércio para adotar uma decisão. A direção nacional ligou para ele várias vezes pedindo que permanecesse na sigla. Laércio também deseja sua companhia e estará com Venâncio amanhã para um apelo de que ele não deixe o PP.

O outro fato que mexeu com Aracaju foi a solenidade de filiações no PSC, ocorrida ontem à tarde. O partido tem o comando de André Moura e ele demonstrou que está muito bem junto à lideranças da Capital e do Interior, e que é um nome bem aceito para disputa majoritária do bloco. Senado ou Governo, nada decidido, mas certamente o mandato que disputar será páreo difícil para os adversários.

André está bem, principalmente junto a prefeitos, por ter iniciado a política de socorrer municípios em dificuldades financeiras e liberar recursos sem olhar filiações partidárias. Isso surpreendeu, porque nenhum outro líder mudou a forma de beneficiar o Estado, independente da cor partidária.

ANDRÉ MOURA FORTALECE PSC

A festa de filiações do Partido Social Cristão (PSC) demonstrou a força do deputado André Moura na estrutura político-eleitoral em Sergipe.

O partido junta bons nomes nos seus quadros.

FORTALECE OPOSIÇÃO NA ALESE

PSC filiou deputados como Gilmar Carvalho, Paulinho das Varzinhas, Capitão Samuel e Wanderbal. Assim terá mais força na Assembleia.

Com Pastor Antônio, o PSC passou a ser o maior partido na Alese.

UM DETALHE PERCEPTÍVEL

Parte do pessoal que ingressou no PSC não vota necessariamente na chapa formada por Eduardo Amorim ao Governo e André Moura ao Senado.

Alguns deles votam em André ao Senado e em Belivaldo ao Governo.

GILMAR MANTEVE SEGREDO

Apesar do deputado Gilmar Carvalho manter absoluto sigilo sobre a filiação ao PSC, já se tinha absoluta certeza que ele estava com um pé ao lado de André.

Era muito clara essa sua tendência pelos cristãos.

POSIÇÃO CONTRÁRIA A TEMER

Gilmar Carvalho informou que se filiou ao PSC, mas mantém posição contrária a Temer, mesmo assumindo compromisso com André, por seu trabalho pelo Estado.

– Assumi compromisso com André e o PSC, mas somente com sua candidatura, disse.

QUANTO A VENÂNCIO FONSECA

O deputado Venâncio Fonseca (PP) participou ontem da festa do PSC e hoje terá uma conversa com o deputado federal André Moura sobre mudança de partido.

Venâncio continua meditando sobre sua posição até amanhã.

TELEFONEMAS DE LAÉRCIO

Venâncio Fonseca também recebeu telefonema de Laércio Oliveira, que assumiu o PP, para uma conversa sobre os novos fatos que ocorreram em exatas 12 horas.

Laércio fará um apelo pela permanência de Venâncio no PP.

TOMAM CAFÉ DA MANHÃ

O encontro de Laércio e Venâncio será em um café da manhã amanhã. Já avisou que não vê razões para Venâncio deixar o partido, “até pelo histórico dele na legenda”.

Lembrou que os dois já foram aliados em campanha eleitoral.

MARIA MENDONÇA DESFILIA-SE

A deputada Maria Mendonça já entregou sua desfiliação ao PP, mas ainda não revelou o novo partido que vai adotar também até amanhã.

Ontem pela manhã ela conversou com Venâncio sobre o assunto.

TEVE CONVERSA COM VALADARES

Maria Mendonça teve conversa demorada com o deputado federal Valadares Filho (PSB), na semana passada, que a convidou para ingressar na legenda.

Até ontem Maria não havia decidido sobre nova filiação.

PP EXIGIA UM DEPUTADO FEDERAL

O PP queria um deputado federal eleito para comandar a sigla em Sergipe. Na terça-feira à noite praticamente deixou fechado o partido com Carlos Machado.

Mas vinha conversando com Laércio Oliveira e ontem lhe entregou o partido.

LAÉRCIO ESTAVA TRABALHANDO

Laércio Oliveira estava trabalhando para presidir o PP e conseguiu com o apoio do seu presidente, Ciro Nogueira, e do vice-governador do Rio, Francisco Dornelles.

Teve o aval de outras lideranças nacionais da legenda.

VER TENDÊNCIA DA OPOSIÇÃO

Apesar de estar no bloco de oposição, antes de Laércio, filiados ao PP nunca foram tão radicais em relação ao Governo. Sempre tiveram bom acesso ao Palácio.

E mais: podem votar em André ao Senado e em Belivaldo ao Governo.

MACHADO FICOU CHATEADO

O ex-deputado José Carlos Machado ficou chateado com o que aconteceu no PP, que esteve em suas mãos. Chegou a dizer que iria cuidar de sua vida.

Mas hoje Machado tem uma conversa com o PPS.

SEM EXIGIR O SENADO

O deputado Jony Marcos (PRB) foi mais ameno ontem. Disse que seu partido não está exigindo vaga de Senado: “apenas trabalhamos para conquistá-la”.

Disse que não existe mais receio em relação à decisão jurídica sobre Heleno.

PERGUNTA SOBRE SAÍDA

Sexta-feira passada, Jony perguntou a Jackson: “governador, o senhor vai sair mesmo para disputar o Senado?” Ouviu a resposta: “sim”.

Depois disso, o PRB terá conversa com Belivaldo na próxima semana.

SOBRE VICE PARA IVAN

O nome de Ivan Leite (PRB) é muito citado para ser o vice de Belivaldo Chagas nas próximas eleições e é bem aceito pelo partido.

Mesmo assim, o foco principal é o Senado.

DIFÍCIL SOLENIDADE IGUAL

Até sexta-feira será difícil uma outra solenidade de filiação ter o mesmo impacto da que fora realizada ontem pelo deputado federal André Moura.

O PSC realmente atraiu maior número de novos filiados.

Notas

Capitão Samuel sobre Anistia – A Anistia Internacional veio a público repudiar a declaração do General Villas Boas. “Ora, nos poupem do seu mau sentimento. A Anistia, defensora dos ‘direitos humanos’, se manifestar repudiando a morte de 34 policiais Militares somente neste ano no RJ, nem pensar, não é mesmo?”

0x0

Deputado fala do que diz general – Ivan Valente diz que General Vilas Boas Comandante do Exército tem que ter compromisso com a paz social e não fazer declarações que estimulam o caos social ameaçando a legalidade. O desastre de 64 não pode ser esquecido. Não só inapropriada, mas inaceitável sua declaração.

0x0

Dilma responsável por Pasadena – Pelo menos duas perícias produzidas pela Polícia Federal responsabilizam a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) pelo prejuízo milionário no negócio da compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras. A informação foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, de ontem.

0x0

Gilmar critica a mídia – Durante seu voto no julgamento do habeas corpus a Lula, que aconteceu na tarde de ontem, o ministro Gilmar Mendes fez duras críticas à mídia. Segundo ele, a imprensa estaria fazendo chantagem para que o STF vote como ela quer. Ele ainda chamou a mídia de opressiva.

0x0

Álvaro elogia fala de general – O pré-candidato a presidente pelo Podemos, senador Álvaro Dias, elogiou a mensagem do comandante do Exército. Ele disse: “O general Villas Bôas coloca o exército brasileiro em sintonia com o desejo do nosso povo de ver nascer uma nova justiça onde todos serão iguais perante a lei”.

0x0

General ataca Gilmar – O general da reserva Paulo Chagas chamou o ministro Gilmar Mendes de comparsa de Lula. A manifestação foi feita durante o voto do ministro em favor do habeas corpus para o ex-presidente.  Chagas também disse que “Corte que muda decisão para beneficiar criminoso não é Corte, é quadrilha”.

Conversando

Muitas surpresas – Até sexta-feira ainda se registrarão algumas surpresas em relação a troca de partidos entre políticos do Estado.

Bem tratado – O Governo avalia que o PRB é muito bem tratado e não vê motivos para Heleno Silva ensaiar em deixar a base Aliada.

Pôs na Cabeça – Heleno Silva pôs na cabeça que tem de disputar o Senado Federal, apesar de problemas jurídicos que tem e podem ser resolvidos na oposição.

Bola da vez – Na terça-feira à noite estava tudo resolvido para que José Carlos Machado se filiasse ao PP. Ao amanhecer o Laércio Oliveira era a bola da vez.

Grande festa – O deputado federal André Moura (PSC) realmente fez uma grande festa para filiações de novos aliados em seu partido. Aconteceu ontem à tarde.

Filia-se ao PSC – Ibraim Monteiro, filho do prefeito Valmir Monteiro, de Lagarto, se filia ao PSC e anuncia sua pré-candidatura a deputado estadual.

Sobre hábeas – As atenções políticas de todo o País, ontem, esteve para a votação do hábeas corpus que pedia a suspensão em segunda instância.

Vetos de Edvaldo – Relatora da Lei Brasileira de Inclusão pediu ontem que vereadores derrubem vetos de Edvaldo Nogueira.

PPS quer Machado – José Carlos Machado define até amanhã se permanece no PSDB ou se troca de legenda. O PPS quer sua filiação.

Leia também