Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

PROTAGONISMO EXACERBADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições estão naturalmente se estreitando. Ainda tem bom espaço pela frente, mas não tanto que se possa fazer piruetas mirabolantes, nem demonstrar esnobismo exagerado. O momento é de “pegar ou pegar”, sem se imaginar líder imbatível. Aliás, já não há mais espaços para nomes que busquem protagonismo exacerbado, como se fosse o dono do pedaço eleitoral.

Quem ainda não fechou suas composições não dá mais para pensa tanto. Muito menos “fazer c. doce”, como se fosse o único ar que se respira no planeta. É bom deixar bem claro uma coisa: candidatura a deputado federal não está fácil. Mais difícil ainda para quem não tem mandato e muito pior aos que não trataram com carinho seus redutos eleitorais.

Na política, geralmente, quem pensa demais para comer muito fica com fome. E tem gente de barriga fazia, que se finge empanturrado para ser avaliado acima do valor. E não é por aí. O jogo precisa de uma estratégia firme, que fragilize adversários, fortaleça a estrutura dos seus interesses, mas sem errar nas contas em que as probabilidades valem mais do que somar e multiplicar.

Tem detalhe que parece fatal nesse momento de dúvida eleitoral: a supervalorização. Quem tem absoluta certeza que os grupos políticos precisam muito dele e o desejam a qualquer custo, corre o risco de amargar uma derrota que torna difícil levantar-se. E isso vale para candidaturas proporcionais e majoritárias, porque o “eu” jamais conseguirá superar o “nós”.

Tem alguns candidatos que precisam pensar nisso muito rapidamente. Aliás tem até quem já perdeu o time e está a busca de remarcá-lo, deve perceber que ele passou com a rapidez dos raios. A eleição bate à porta e aconselhá-se descer do sapato alto e tentar calçar sandálias que caracterizem bem a humildade perdida entre devaneios e elogios dos tempos áureos.

BELIVALDO RETORNA A SERGIPE

O governador Belivaldo Chagas (PSD) retornou ontem à noite de São Paulo, onde tratou de projeto tecnológico para a Segurança Pública.

Hoje o governador terá conversas com lideranças políticas.

CONVERSA COM ELIANE AQUINO

Até o final da próxima semana haverá conversa definitiva entre Belivaldo e Eliane Aquino (PT) sobre o convite para que ela seja a vice-governadora.

É que não dá para protelar em razão das convenções.

DESEJA DEPUTADA FEDERAL

Dentro do PT a informação é que Eliane Aquino está disposta a disputar mandato de deputada federal, mesmo correndo o risco de não se eleger.

Não apenas isso, de evitar que o PT termine por não eleger ninguém a Federal.

ANALISE FEITA PELO PARTIDO

Segundo análise que vem feita por um petista bom de estratégia, quem está em melhor condição de disputar o mandato é João Daniel (PT), que tenta a reeleição.

Seu trabalho nas bases sociais o fortalece.

PERDER BONDE DA HISTÓRIA

Um dos deputados federais da base admitiu que a vice-prefeita Eliane Aquino tem todo apoio para ser a candidata a vice-governadora pela base aliada.

– Se não acontecer, ela pode perder o bonde da história…

DEBATER COISA DA POLÍTICA

O criminalista Emanuel Cacho diz, no grupo “Universo”, que não existe um político melhor do que outro… Político é político”.

– Não existe velha política e a tal da nova política!!!
VELHOS ERAM MELHORES

O ex-deputado Reinaldo Moura também escreveu no mesmo grupo: “toda nova política fica velha e depois se percebe que eram todos iguais”.

E conclui: “às vezes os velhos eram melhores”.

NOVENTA INVADE LAGARTO

O bloco liderado pelo pré-candidato a deputado federal Valdevan Noventa articulou e conseguiu fechar com várias lideranças do bloco liderado pelos Reis em Lagarto.

Agora tenta intermediar uma ponte entre Goreti e Valdevan

A REDE CONTINUA REUNIDA

A Rede Sustentabilidade esteve reunida ontem à noite, dando prosseguimento ao que conversou na mesma reunião de quarta-feira. Avaliam cenários e condições.

A discussão passa por estratégia onde se inclui aliança com o PSB.

ADELSON COM WALDEMAR

O deputado Adelson Barreto (PR) esteve ontem com o presidente nacional do seu partido, Waldemar Costa Neto, que o ouviu sobre apoio a candidato a presidente.

Até o momento, segundo Adelson, o partido não se definiu por um nome.

UMA PESQUISA INTERNA

Uma pesquisa interna realizada recentemente pela oposição, em Nossa Senhora do Socorro, mostra que José Franco está no topo e o prefeito Inaldo em segundo.

Fábio Henrique tem 20% e Silvia atinge os 05%.

EDUARDO NÃO ENCERROU

O senador Eduardo Amorim (PSDB) disse ontem que não encerrou as conversas com o ex-prefeito Fábio Henrique, “mas ele sabe o que penso e que adote providências”.

– Muitos aliados de Fábio acompanharão a oposição, disse.

LAURINHO PODE ASSUMIR

Eduardo Amorim (PSDB) não descarta possibilidade de tirar 120 dias de licença, como faz a cada período de campanha. Verá isso dentro dos próximos 15 dias.

Caso aconteça, Laurinho da Bomfim assume o mandato.

SOBRE SAIR OU FICAR

Quanto a Laurinho da Bomfim sair ou ficar no PTB, Eduardo Amorim diz que é um assunto que não lhe pertence: “é coisa dele para resolver”.

– Laurinho será sempre bem vindo, disse.

LAURINHO COM JEFFERSON

Laurinho da Bomfim (PTB) disse que fez uma visita de cortesia a Roberto Jefferson, presidente nacional do partido e esteve também com o senador Armando Monteiro.

Laurinho disse que elogiou Rodrigo Valadares e deve permanecer na legenda.

VISITA FOI BEM EXPLORADA

A visita de Lauro a Jefferson foi bem explorada pela mídia e a informação de que ele fora tomar o partido de Rodrigo Valadares se expandiu.

Durou pouco, porque tudo foi esclarecido a tempo.

DECISÃO SOBRE CHAPINHAS

Os candidatos proporcionais da Base Aliada ainda não tiveram nenhuma conversa sobre chapinhas e chapões, mas terão uma reunião para definir isso decididamente.

O encontro pode ser no final da próxima semana.

ZEZINHO ESTÁ IRREDUTÍVEL

O deputado Zezinho Guimarães (PTB) está irredutível contra a chapinha. Acha que todos têm que permanecer no mesmo barco. Defende chapão para todas as disputas.

Zezinho apoia o Governo, mas não dá as costas para a oposição…

Notas

Congresso aprova LDO – O Congresso Nacional aprovou, quarta-feira à noite, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019. O texto vai agora à sanção presidencial. Após muito impasse, deputados e senadores derrubaram durante a votação a proposta de congelamento dos salários dos servidores públicos em 2019.

0x0

Insistem na bravata – O Antagonista apurou que, enquanto os porta-vozes do PT insistem na bravata de que Lula é candidato, o partido já contratou uma pesquisa para medir a fidelidade do eleitorado a ele. Que o plano B terá de ser acionado é lógico. Os Petistas só não sabem quando nem como.

0x0

Negada liberdade a Cunha – O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, negou pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-deputado Eduardo Cunha contra prisão preventiva decretada na operação Patmos. Leia a íntegra. As investigações têm como base a delação dos executivos da JBS.

0x0

Temer retira verruga – O presidente Michel Temer passou por um procedimento no departamento médico da Câmara dos Deputados ontem para retirada de uma verruga perto do olho, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República. De acordo com a Presidência, a chamada ceratose estava incomodando o presidente.

0x0

Collor mantém candidatura – Após seu partido afirmar que não lançaria candidatura à Presidência da República, o senador Fernando Collor (PTC-AL) voltou a falar que é pré-candidato ao Planalto. Em entrevista à rádio Guaíba, Collor também defendeu o ex-presidente Lula, dizendo que não há prova contra para que ele seja preso.

0x0

PT representa ministro – O PT estuda entrar com uma representação no MPF (Ministério Público Federal) contra o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O partido acusa o titular da pasta, da qual a PF (Polícia Federal) faz parte, de interferir para evitar o cumprimento da ordem de soltura do ex-presidente Lula.

Conversando

Quem é bobo – Clóvis Silveira diz que bobo não é quem acredita, bobo é quem engana. Quem acredita dorme tranquilo, quem engana dorme com peso na consciência!

Passa o dia – O governador Belivaldo Chagas passou o dia ontem em São Paulo e reuniu-se com o seu colega de São Paulo, Marcio França (PSB).

Maior incentivo – Marcio França, por sinal, foi o maior incentivador da candidatura de Valadares Filho ao Governo do Estado pelo PSB.

Jairo decide – Deputado Jairo de Glória (PRB) vai se manter apoiando a candidatura de Belivaldo, mas vota em Heleno Silva para o Senado e Marcos Jony a deputado federal. Terá redução – A expectativa é de uma renovação de 40 por cento na Assembleia Legislativa, com redução da bancada do Governo.

Só às vésperas – Os nomes dos candidatos a vice de todas as coligações só vão sair às vésperas das convenções partidárias.

Aliança forte – O DEM ainda se mantém sem fechar composição com outras legendas e o pré-candidato ao Governo, Mendonça Prado, ainda trabalha para uma aliança forte.

Em mistério – Boa parte dos aliados de Mendonça defende uma composição do DEM com o PSB, mas até o momento o diálogo é meio misterioso.

Apoio a Lula – Marcio Macedo está percorrendo o Brasil para debater com lideranças políticas aliança para as eleições e o apoio a campanha de Lula.

Leia também