Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
O quadro da violência no Brasil é triste e leva ao medo e horror. Quem está livre de ser vítima do radicalismo assassino de fanáticos que se passam por loucos? A morte de mais quatro crianças, em uma creche na cidade de Blumenau (SC), não tem condições de qualificá-la só como ação de “um monstro”, que não há pena jurídica que cubra. É preciso que se faça uma reflexão sobre tudo o que vem acontecendo, inclusive em relação às crianças que se excedem em inocência. Há uma tentativa assassina de politizar a violência que se espalha pelo país, de uma forma incontrolável, que se excedeu com o terrorista matador de crianças em Blumenau.
Ninguém tem palavras para qualificar o ato que deixou o Brasil em lágrimas, pela estupidez odienta de assassinar crianças em uma creche. E se pode perguntar: aonde o criminoso quis chegar, levando terror a um ambiente de pura inocência, que acomoda crianças distantes das maldades que rondam um País e que também troca tiros em favelas no Rio de Janeiro, como se fosse uma guerra insana? O Brasil nunca experimentou esse tipo de violência e fica indignado quando ato idêntico acontece em outros países, principalmente nos EUA. O brasileiro está ferido, magoado, em lágrimas, e pede ação urgente e real para por um fim a ações criminosas do tipo.
Outros loucos politizaram politicamente o crime das crianças e publicaram foto de uma manifestação petista, colocando o criminoso entre os participantes, exibindo o L e insinuando que ele seria militante. A foto era uma montagem, facilmente identificada e posteriormente postada como Fake News. Por lamentável coincidência a foto fora de um ato de campanha do senador Rogério Carvalho (PT), quando candidato a governador de Sergipe, no pleito de 2022. Rogério se mostrou indignado e postou: “é um absurdo sem tamanho a falta de escrúpulos das redes bolsonaristas! Fizeram uma montagem em cima de uma foto de nossas carreatas em Sergipe, na tentativa de associar o autor do massacre de Blumenau ao PT”. E lembrou: “Fake News é crime! E os responsáveis por isso serão punidos!”
Ontem houve uma reunião para se encontrar uma solução que possa protege as creches e escolas infantis, que viraram alvos desses assassinos. Após o encontro sobre violência nas escolas, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que dentro de 90 dias será apresentada proposta nacional de enfrentamento da violência nas unidades de ensino. É muito tempo para tomar uma decisão que carece de urgência. Nesse período, outros massacres envolvendo crianças podem acontecer…
O futuro tem pressa
O governador Fábio Mitidieri (PSD) postou ontem que “trabalhar por Sergipe como governador é uma grande bênção e uma grande responsabilidade”.
*** – O desafio é avançar nas políticas públicas, promovendo o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
*** E mais: “em apenas três meses, fizemos muito, impusemos um ritmo acelerado, demos o tom do governo. Agora, é seguir o planejamento estratégico, ter a coragem para mudar e a determinação para avançar. Afinal, o futuro tem pressa”!
União sentará à mesa
O presidente do Unia Brasil em Sergipe, ex-deputado André Moura, disse que o partido quer sentar à mesa, com os demais da base, para discutir a escolha do candidato a prefeito de Aracaju.
*** – Agora é lógico que, no decorrer do processo, o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira devem por à mesa e discutir os nomes expostos com os partidos, disse.
*** Acrescentou que o União Brasil tem bons nomes, mas na hora da escolha é preciso indicar quem tenha condições “para administrar e para ganhar”.
PP tem mesma posição
De Washington, onde se encontrava até ontem, o senador Laércio Oliveira (PP) também disse que o seu partido tem bons nomes, mas vai discutir com a base aliada quem será o candidato.
*** Laércio também diz que o governador Fábio Mitidieri e prefeito Edvaldo Nogueira é que vão definir a indicação, que deve ser apoiada pelos demais partidos.
*** O senador viajou a Washington para participar de congresso sobre Hospitais…
Edvaldo com PT?
Circulou ontem especulação de que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) poderia fazer aliança com um grupo do PT.
*** O colunista consultou um aliado de Nogueira sobre o assunto e a resposta surpreendeu: “em política tudo é possível”.
*** Inclusive com a formação de um bloco? Insiste o colunista: “também”. Quanto se essa composição seria com Marcio Macedo (PT), que hoje tem boa sintonia com Edvaldo, o aliado não respondeu.
Não há indicação
André Moura (UB) disse também que até o momento não há indicação e nem definição de nomes para ocupar órgãos federais em Sergipe ou na região.
*** – Não existe ainda no Estado, quem vai indicar ou quem tenha sido nomeado para qualquer autarquia federal.
*** André admitiu que existam discussões em torno dessas indicações, “mas até o momento não há nenhuma definição”.
Fabiano e Emília
O vereador Fabiano Oliveira (PP) colocou o seu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Aracaju e até o momento não foi levado em consideração.
*** Entretanto, pesquisas para consumo interno revelam que Fabiano está bem cotado junto ao eleitorado da Capital.
*** Já a vereadora Emília Correa (Patriota) está bem em todos os cenários, como um nome à Prefeitura pela oposição.
PT avaliará nomes
O presidente regional do PT, deputado federal João Daniel, disse ontem que “não temos ainda um nome para disputar a Prefeitura de Aracaju”.
*** Acrescentou que “hoje trabalhamos para que cada partido coloque seus nomes à disposição para debatermos”.
*** – Isso depois de pesquisa e depois de ver como seria a construção da unidade em torno de um nome indicado pelo PT, PV, PCdoB, PSB, MDB e Solidariedade.
Lulistas e bolsonaristas
A morte das quatro crianças a golpes de machadinha, em Blumenau (SC), quarta-feira, vem sendo politizada tanto por lulistas, quanto por bolsonaristas.
*** É um grande absurdo e insensatez. Um e outro acusam a chacina como sendo de autoria da maldade dos dois.
Distribuição de peixes
Prefeitos de várias cidades distribuíram ontem peixes com moradores. A prática já vem de vários anos e o volume e qualidade dos pescados melhoram com a proximidade da eleição municipal.
*** Tem prefeito que distribui apenas com seus eleitores e a oposição geralmente põe sujeira no ventilador, ao dizer que os “peixes estão podres”.
A pedido de Lurian
Danilo Segundo e a namorada, Lurian Lula (ambos do PT), comemoram a nomeação do ex-prefeito da Barra dos Coqueiros (PT), Cláudio Caducha, para delegado do Trabalho em Sergipe.
*** Há uns dias circulou a informação, já desfeita por Segundo, de que ele seria candidato a prefeito da Barra. A nomeação teria sido a pedido de Lurian e volta a acender a possibilidade de candidatura do namorado.
Giro Pelas Redes Sociais
Sérgio Moro – É mais do que óbvio que o critério não será atender alguma minoria. Nem nesta, nem na próxima. Procura-se um parceiro no STF.
Tenente Edgar – Seria muito bom se o caos chegasse apenas para quem fez o L, mas infelizmente chega para todo o povo brasileiro.
Roberto Freire – O anti-reformismo do governo Lula está a todo vapor. Cancelando tudo. Agora vai beneficiar estatais, responsáveis por termos ainda perto de 100 milhões de brasileiros pisando na merda.
De Maria – Se estatais resolvessem o problema do saneamento, não teríamos metade do país sem ele. Simples assim.
Bia Kicis – A doutrinação escolar visa, principalmente, a destruir a instituição base da sociedade: a família. A partir dessa desestabilização da família, os alunos viram militantes cegos da agenda esquerdista.
Flávio Dino – Em conferência na semana passada, falei sobre a manipulação de afetos, discurso de ódio e internet.
Padre Fábio de Melo – Por ora, enquanto nos falta respostas e argumentos, resta-nos o nosso desejo de abraçar os que estão dilacerados pela tragédia.
Metrópoles – Sargento que morreu baleado por um capitão da PM dentro do batalhão, na quarta-feira (5/4), disse em áudio que estava no “limite”.