Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

A BAIXARIA NUNCA FOI BOM CAMINHO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Essa campanha vem sendo marcada, desde o seu início, pela falta de entusiasmo dos eleitores, provavelmente decepcionados com a política da forma que vem sendo exposta, pelo lenga-lenga dos discursos repetitivos e sem força de convencimento, e pela mais estúpida baixaria ns redes sociais que, naturalmente, seguiu o rumo do programa de TV, que deixou de ser propositivo, para ser agressivo e até torpe.

Ninguém pode ignorar o que ocorre entre adversários que já foram aliados e fizeram elogios mútuos em outras campanhas. Isso, aliás, faz parte da política. unidos em uma eleição, adversários ferozes em outra e, sem muita dificuldade ou pudor, serem novos aliados no futuro. Faz parte desse jogo sujo, com a cumplicidade do eleitorado, que tem consciência política flutuando de acordo com o momento.

Todos riem com a imaginária ‘Marizete’, que supostamente serve ao governador Jackson Barreto (PMDB), dentro de um quadro voltado para o humor escrachado, aparentemente inocente, mas que tem o objetivo de atingi-lo e ao candidato que ele apoia a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. Foi através do personagem fictício de “Marizete” que se bolou a ‘manicure’, que passou a ser um chute entre as pernas dos que estão ao lado de Valadares Filho.

Além desses quadros de humor escrachante, têm outras baixarias que se inserem nos grupos e redes – também nos programas – que tentam desqualificar os dois candidatos para exercer o mandato. Ninguém pode tirar o seu da seringa, porque faz parte da regra do jogo, que se desconhecia principalmente antes do uso e abuso da internet, mas que era prática política nos porões da escrotidão das campanhas.

É lamentável! É provável que não some nem tire votos, mas se tem absoluta certeza de que não há virgens nesse puteiro.

POLÍTICA

O empresário Ricardo Franco, o advogado Pedrinho Barreto e o deputado Venâncio Fonseca conversaram até às 22 horas em um restaurante de pescados na 13 de Julho.

Trataram de política o tempo todo.

EXCLUSIVA

No restaurante, o assunto foi as eleições de 2018. Falou-se a possibilidade de Ricardo Franco (DEM) disputar vaga no Senado. Isso está fora de cogitação.

Ricardo pode disputar o Governo do Estado.

VIRGÍNIO

O segundo suplente pastor Virgínio Carvalho (PSC) assumiu ontem o Senado Federal, em lugar da senadora Maria do Carmo (DEM), que fica em Aracaju até janeiro.

O primeiro suplente Ricardo Franco cedeu para o pastor.

LICENÇA

Na realidade, Ricardo Franco tirou dez dias para tratamento médico e os 110 dias restantes entra de licença para tratar de assuntos particulares,

Ricardo deve troca de partido no próximo ano.

BAIXARIA

Há uma reclamação em torno de baixaria neste segundo turno, mas a prática vem desde o primeiro turno dos dois lados que polarizavam o pleito.

Os grupos continuam com a baixaria de sempre.

NÃO DÁ

No primeiro turno conversei com o dos candidatos sobre a baixaria e ele disse que “não estou sabendo”. E tudo continuou como ‘dantes no quartel de Abrantes’.

A baixaria foi o ponto negativo dessa campanha.

VALADARES

O senador Valadares (PSB) posta no tweete mostrando que a prova de que o “marketing do mal de Edvaldo Nogueira está perdido é uso abusivo da imagem da manicure”.

Para o senador, funciona “como escudo pra atacar”.

“MARIZETE”

Já o grupo de apoio a Edvaldo Nogueira acha que o áudio de “Marizete”, publicado desde o primeiro turno também é do mal, apesar de bem humorada.

A manicure e Marizete terminam representando estereótipos do mal.

EXTRA

Houve pedido de dois parlamentares para que o ministro Gilmar Mendes só assinasse o retorno do deputado Luciano Bispo (PMDB) à Assembleia, depois das eleições.

O ministro atendeu prontamente.

BLOQUEIO

Alguns prefeitos eleitos nas eleições de 02 de outubro estão tentando, junto à Justiça, bloquear, as contas das Prefeitura em alguns municípios.

Não estão conseguindo respaldo jurídico para o bloqueio.

MAL ESTAR

O líder do Governo Temer, André Moura (PSC), diz que tem um relacionamento harmonioso com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

A imprensa nacional atribui contratempos entre os dois.

ESPECULA

André diz que se trata de especulação em tempo de “escassez no noticiário político”, que cita como causa a disputa pela Presidência da Câmara em 2017.

Os dois são prováveis candidatos.

MITIDIERI

A declaração do deputado Fábio Mitidieri (PSD) de que o ‘currículo de Valadares Filho era uma folha em branco’, provocou indignação ao grupo do candidato pelo PSB.

Lembram que Mitidieri apoiou Valadares no primeiro momento e até se uniu a ele.

BRASÍLIA

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) acompanha vários prefeitos eleitos, hoje, em viagem a Brasília para conversar com deputados federais.

Os novos prefeitos vão conhecer os caminhos para contatos na Capital Federal.

MOMENTO

O período é ideal para contatos com parlamentares, visando a o período em que se inicia discussão sobre emendas do orçamento e liberação de recursos.

Machado vai abrir algumas portas nesses primeiros contatos.

DIFÍCIL

O prefeito Fábio Henrique (PSD), que arruma a casa para passá-la ao sucessor, admite que esse seja o momento mais difícil para todos que deixam as Prefeituras.

– Não podemos deixar problemas para o próximo prefeito, disse.

TENSO

Segundo Fábio é um momento tenso, porque tem que pagar os servidores e não deixar pendências que dependam exclusivamente do município.

A equipe de transição também está a postos.

CAMPANHA

Fábio Henrique está no bloco de apoio a Valadares Filho a prefeito de Aracaju neste segundo turno, mas só participa nos finais de semana.

Fábio admite que a campanha baixou o nível.

Notas

Com medo – Valadares Filho disse ontem que as pessoas têm medo de sair às portas, à noite, porque a escuridão aumenta ainda mais a insegurança local. Na minha gestão isso não ocorrerá. No Lamarão ele percebeu que a falta de saneamento básico é problema antigo. Isso mostra o quanto as gestões abandonaram o bairro.

0x0

Capacidade – Edvaldo Nogueira acha que poucos foram os prefeitos que fizeram tanto quanto ele. Com a “minha capacidade de gerir, tive segurança de decidir voltar a ser prefeito”. Disse ainda que “o que me move para querer voltar a ser prefeito é a vontade de realizar mais pela cidade”.

0x0

Redução – O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, ontem conceder a José Dirceu perdão do restante da pena de sete anos e 11 meses de prisão, definida no julgamento do processo do mensalão, em 2013. Na decisão, o ministro baseou-se em informações prestadas pelo juiz Sérgio Moro e parecer favorável da PGR.

0x0

Gastos – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse ontem que a previsão para a votação em segundo turno da PEC do Teto dos Gastos Públicos  é 24 ou 25 de outubro. Essa é uma das votações que impediriam a análise em outra data da alteração das regras de repatriação de recursos, de acordo com Rodrigo Maia.

0x0

Inativos – O plenário da Câmara Federal aprovou ontem a Medida Provisória 737/16, que permite aos militares inativos dos estados e do Distrito Federal atuarem na Força Nacional, com o objetivo de reforçar a segurança pública em situações excepcionais. A matéria será analisada ainda pelo Senado.

0x0

Investigação – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acatou ontem o pedido feito pelo procurador-geral da União, Rodrigo Janot, e autorizou a continuação de todas as investigações ligadas ao inquérito aberto no Supremo contra o presidente do PSDB, senador Aécio Neves.

Conversando

Disposto – Valadares Filho (PSB) diz que o povo de Aracaju merece um prefeito disposto a fazer por eles o que há 10 anos não se faz.

Fluxo – “Edvaldo Nogueira (PCdoB) diz que “no Centro de Aracaju, precisamos desobstruir o fluxo de carros. Mas isso vem com o tempo, de maneira educativa”.

Aliança – De Clovis Silveira: “Aliança de Valadares Filho é com o povo de Aracaju, pra isso recebeu apoio de vários partidos e personalidades do mundo políticos!”

Sistema – Edvaldo acha que “Temos de encontrar um sistema misto na mobilidade com uma integração maior entre os transportes. Essa é a solução!”

Pesquisa – Jandira Feghali (PCdoB) apresentou projeto de lei propondo que seja proibida a divulgação de pesquisas eleitorais duas semanas antes da eleição.

Sargento Edgard – Não sei aonde vamos parar com essa hipocrisia no Brasil, um marginal de 17 anos,dispara 17 tiros em uma pessoa e é tratado como uma criança.

Exército – Lucimara Passos denuncia que redes sociais estão repletas de um “exército” que faz ataques sistemáticos à candidatura de Edvaldo Nogueira.

Vítima – Elber Batalha denuncia que campanha de Valadares Filho também tem sido vítima de mensagens de SMS. Afirma que empresa responsável já foi identificada.

Vaquejada – Juiz Sérgio Lucas, autor de música em favor da vaquejada, declara que proibição ao esporte representa preconceito ao Nordeste.

Leia também