Aracaju, 13 de abril de 2024

A busca pela unidade do grupo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A coluna Plenário, depois de 15 dias de publicação contando com as datas que normalmente ela fica fora. O colunista passou um sufoco cardíaco e teve que se submeter a cateterismo. Ainda “meio mole” estou trazendo ao leitor mal traçadas linhas de notícias que circulam nos bastidores, mas que também se espalham pelo dia-a-dia da política. A base aliada teve reunião na semana passada e o governador Fábio Mitidieri solicitou a retirada dos pré-candidatos – atualmente cinco – em favor do nome indicado pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto. A sinalização é que não aceitaram. Principalmente o União Brasil, que já decidiu pela deputada Yandra Moura à prefeita, com Belivaldo Chagas como vice.

Há uma lógica na sugestão forte e coerente de Fábio Mitidieri, que tem o objetivo de manter a unidade do grupo. Mas não há visão de que o quadro político precise manter as mãos dadas para consolidação de um projeto futuro, que dê continuidade a um processo de desenvolvimento social, econômico e, no caso do município, urbano. Não dá para unir um bloco com cinco nomes disputando o mesmo mandato, dentro de uma base aliada ao Governo. A única saída é o sacrifício de uma maioria, para que se chegue a um consenso em relação às futuras eleições, inclusive ao Governo e Senado. Queira ou não, o pleito de 2024 é um “ensaio fotográfico” de 2026.

Para surpresa da coluna, um dos prováveis candidatos disse que todos vão se manter na disputa em razão da permanência do União Brasil, que já bateu o martelo em relação ao nome de Yandra Moura à prefeita. A secretária da Mulher, Daniele Garcia (MDB), disse ontem mantém à disputa pela Prefeitura de Aracaju, mesmo admitindo que “estamos conversando”. Deixou claro que em razão do seu protagonismo no cenário atual, só seria vice de uma outra mulher, já que defende a ascensão delas na atual estrutura política. Bom: seria uma dica para Emília Correa, do Partido Liberal? Já o presidente do MDB, Alessandro Vieira, que viajou ontem a Brasília ao lado de Fábio Mitidieri, disse: “não há negociação ou mesmo cogitação neste sentido”, referindo-se ao caso Emília.

Já o Partido Popular deixa claro que o vereador Fabiano Oliveira é o candidato do partido a prefeito de Aracaju. Mas, ao mesmo tempo manera: “o PP é parte do bloco e já decisão do bloco será respeitada pelo partido” O presidente da sigla, Laércio Oliveira, deixou claro que até à reunião final todos podem trabalhar suas candidaturas. O PP trabalha para qualificar ainda mais Fabiano Oliveira para ser o nome escolhido a prefeito pelo bloco. Na realidade, essa questão de candidato da base aliada vai se estender até junho, com discussão sobre a unificação do bloco. Aliás, o governador Fábio Mitidieri só deve retornar ao assunto quando o período estiver próximo à realização das convenções. Até lá, muita coisa pode surgir.

Desmarca reunião

O governador Fábio Mitidieri desmarcou a reunião de ontem, no final da tarde, na produtora Wilson Góes, com a base aliada.

*** Passou a manhã no Palácio dos Despachos, recebendo políticos e lideranças, tendo como conversa principal a troca de partidos, que se encerra sábado.

*** Por volta das 17 horas, Mitidieri embarca para Brasília onde trata sobre a Fafen.

Segurança Agrícola

A principal agenda em Brasília de Mitidieri será a retomada da Fafen. Acha que a política de segurança agrícola é fundamental para o Brasil, cujo setor tem grande participação na economia.

*** – Queremos que a Petrobras reassuma a produção diante da instabilidade da Unigel, disse…

Pulos pesados

Há uma grande mobilização política, em todo o Estado, com a janela aberta para troca de partidos. No interior e na Capital as conversas abundam.

*** Ontem, segundo uma forte liderança política, paralelamente ao “pular a janela, alguns vereadores que trocam de sigla e têm chances de se elegerem, pesam nos bolsos”.

Belivaldo é vice

Confirmado: o ex-governador Belivaldo Chagas, que já tem domicílio eleitoral em Aracaju, deixa o PSD e filia-se ao Podemos nesta terça-feira.

*** Mais à frente Belivaldo Chagas será o candidato à vice da deputada federal Yandra Moura (União Brasil), candidata a prefeita.

*** A mudança de Belivaldo para o Podemos, deixando o PSD, não se trata de rompimento com o governador Fábio Mitidieri, tanto que sua filha, Priscila Felizola, permanecerá filiada ao PSD.

Kassab virá a Sergipe

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, virá a Sergipe na próxima sexta-feira, para participar da chegada de Fábio Mitidieri à presidência do partido.

*** Mitidieri assume a Presidência do PSD em lugar de Belivaldo Chagas em evento que promete reunir lideranças de todo o estado no Centro de Convenções, a partir das 17 horas.

*** Se dependesse do presidente Gilberto Kassab, a deputada federal Katarina Feitoza seria a candidata à Prefeitura de Aracaju pelo PSD.

Priscila a vereadora

A advogada, auditora do Tribunal de Contas e mãe atípica Priscila Boaventura, aceitou convite para se filiar ao PSD a fim de disputar a Câmara de Vereadores de Aracaju.

*** Ela esteve com o governador Fábio Mitidieri e o secretário chefe da Casa Civil, Jorginho Araújo, ontem.

*** Trataram de políticas públicas para autistas, pessoas com doenças raras e suas famílias. Em 2022, Priscila concorreu a deputada federal e conquistou 5.349 votos.

George em Itabaiana

O radialista George Magalhães iniciou ontem programa de caráter político na radio Capital, em Itabaiana, e um dos seus entrevistados foi o governador Fábio Mitidieri.

*** Fábio anunciou algumas novidades como o CNH Social para os caminhoneiros e disse que já está em tramitação projeto para pagamento de um espécie de bolsa família para os feirantes, no valor de R$ 200,00 em todos Estado.

*** Ainda a George Magalhães, o governador Fábio Mitidieri disse que o senador Rogério Carvalho “virou uma tchutchuca”.

Gata é convidado

O também radialista Gata Amarrada, que tem um programa em Estância e é vereador em Tobias Barreto, fará um programa na Itabaiana FM.

*** A informação é que já começa na segunda-feira, mas Gata Amarrada disse que  proposta ainda não foi fechada.

*** Detalhe: Gata Amarrada pode ser o candidato à vice do deputado Kaká Santos, que pode disputar a Prefeitura em Tobias Barreto.

Não é bolsonarista

Apesar de disputar a Prefeitura de Aracaju pelo Partido Liberal, a vereadora Emília Correa diz que não é bolsonarista. A oposição não acredita.

*** Bolsonaro, inclusive, tem agenda marcada para Aracaju em abril e um dos seus objetivos é estar com a candidata à prefeita pelo seu partido.

Namoro qualificado

O advogado Eduardo Alckmin, especialista em direito eleitoral em todo País, diz que a deputada Carminha Paiva e Padre Inaldo, “Têm um namoro qualificado em que não revela a intenção de constituir família”.

*** – Em face dessa premissa, opino no sentido de que, não havendo o intuito de formar família, o relacionamento entre o prefeito e a candidata não será óbice ao registro de sua candidatura, por não incidir a hipótese de inelegibilidade do artigo 14, $ 7, da Constituição da República,

*** Em face desse relatório, Carminha é candidata à prefeita de Socorro e não abre…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também