Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

A escolha do secretariado sem distorções

Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com

Segunda-feira (19) o governador Fábio Mitidieri (PSD) será diplomado, ao lado do vice-governador Zezinho Sobral (PDT). Até aí tudo bem. Mas na terça-feira (20) a informação é que será anunciado o secretariado, que vai conduzir a administração, seguindo a orientação de um novo Governo. Será a equipe o responsável por mudanças no estilo e formato que conduzirá o Estado, sob nova orientação de um governador que vem para formular mudanças de estilo e formar um novo ciclo na política sergipana. Alguns nomes já foram citados – e continuam – mas há dúvidas quanto à manutenção de um ou outro, em razão do rigor das pastas, cada uma com atividades diferentes e influência no estilo de Governo.

Há um detalhe neste momento de poucos dias para a formação do secretariado: silêncio absoluto. Mesmo com a divulgação e conhecimento de alguns nomes certos para ocupar pastas, ninguém confirma nada. Houve um pedido sério do comando da transição para evitar confirmações de convites, a fim de que as especulações não se espalhassem e forçassem comentários, que pudessem desarmonizar uma composição que precisa de convivência pacífica, para seguir rigidamente o que for determinado pelo chefe de Governo. Lógico que os auxiliares têm que passar por compromissos diretos com o governador, sem obedecer a “quem indicou”, porque esse tipo de comportamento reduz a força de quem realmente está à frente da administração.

Não faz muito tempo, em Governo anterior, que um ou outro secretário ouvia determinação do governador, levava a orientação para o líder que o indicava. Se politicamente fosse bom ou indiferente para o líder, a ordem era cumprida, mas se de alguma forma o prejudicasse politicamente, a orientação seria entregue a quem indicou, para que houvesse um diálogo com o governador. Ainda existem alguns nomes em transe e Fábio Mitidieri ouve sugestões de pessoas experientes, que possam sugerir e montar uma estrutura eficiente, que se entenda bem e que não exiba qualquer divergência política, diante do que prega os partidos aos quais seja filiados, Tudo tem em termo de compromisso único, seguindo a mesma linha e atuando na direção e com objetivo traçado pelo governador, sem interferências… Se conseguir montar uma equipe com essa estrutura, já é sinal de implantação de um novo formato de administrar o Estado, dentro de critérios únicos.

Salário era agonia

O governador Belivaldo Chagas (PSD) confidenciou ontem, durante solenidade na Asseopp, que não fez o Governo só. Contou com a participação da Alese, do Tribunal de Justiça e do TCE.

*** Disse que a sua maior agonia era os salários dos servidores atrasados e teve que colocar as contas em ordem para pagá-los em dia, como acontece neste momento.

*** Um fato que Belivaldo revelou: quando assumiu o Governo havia 14 folhas a pagar e através de um trabalho insistente e constante, colocou tudo em dia, incluindo o 13º Salário.

Tráfego em Sergipe

Belivaldo também se dedicou à questão das rodovias em Sergipe, e tem um projeto de mil quilômetros de rodovia, recuperando quase a metade de todas elas.

*** Esse é um trabalho que preocupou o Governo e tudo foi feito dentro do projetado, sem qualquer problema na questão de recursos. Enfim: de forma transparente.

*** Além disso, ele se dedicou à construção de escolas, ampliação de hospitais públicos e na luta para amenizar o desemprego, depois de superar a pandemia.

Hospital do Câncer

A primeira lage do Hospital do Câncer de Sergipe está com a concretagem praticamente concluída e ficará pronta dia 27. Belivaldo vai visitar a obra e tirar uma foto de cima da lage.

*** A informação foi passada ontem pelo empresário Luciano Barreto, dono da construtora Celi, responsável pela construção do hospital, durante a solenidade.

Leve livre e solto

Belivaldo brincou, dizendo que sua caneta ainda está cheia, meu café é servido quente e a água bem gelada. E acrescentou: “vou trabalhar até o dia 31 de dezembro”.

*** – Equilibrado financeiramente, Sergipe agora depende do Governo Federal, disse.

*** – Concluído o mandato, estarei livre, leve e solto e que vai aprender a pescar para passar o dia na praia, brincou.

Mostra novo time

Fábio Mitidieri disse, ontem, que seu “primeiro ato como governador é apresentar o novo time para a sociedade” (refere-se ao secretariado).

*** Acrescentou que tem um objetivo claro e amplamente falado na campanha, de trazer desenvolvimento econômico, ampliar transferência de renda para combatermos a fome e descentralizarmos e ampliarmos os serviços de saúde para o interior.

Criar Mão Amiga

Fábio disse ainda que pretende, já no início do governo, criar o Mão Amiga da pesca e rizicultura e ampliar o cartão ‘Mais Inclusão’ na área do Baixo São Francisco por ter o menor IDEB do Estado.

*** E mais: “vamos lançar também o programa Primeiro Emprego Sergipe e com isso começarmos a dar oportunidade de trabalho aos nossos jovens, que precisam adquirir experiência assim que terminam sua qualificação”.

*** – Enfim, muita coisa pra fazer e não falta disposição da nossa parte, disse.

Partido sem dono

Heleno Silva (Republicanos) disse ontem que “a lógica dos partidos agora é assim: partido nenhum pode ter dono. Porque no novo modelo eleitoral, você tem que compartilhar poder e espaço dentro deles”.

*** A exemplo disso, partidos de siglas fortes em Sergipe praticamente não existem, porque eram siglas que tinham donos e não conseguiram fazer uma chapa.

*** Então, no Diretório Nacional, qualquer mudança ficou para o futuro. Claro que nós temos um deputado federal que pesa dentro do sigla e estamos esperando outro, que é o André David.

Chega de abuso

O senador Alessandro Vieira (PSDB) disse ontem que a ministra Rosa Weber declarou a inconstitucionalidade do Orçamento Secreto!

*** – Voto muito bem fundamentado, apontando os inúmeros vícios desse mecanismo. Espero que os demais ministros acompanhem a relatora. Chega de abuso!

Corta Carros Pipas

O deputado federal Marcio Macedo (PT) disse ontem que “faltando pouco para o fim do seu desgoverno, Bolsonaro corta verbas de carros-pipa e deixa famílias do Nordeste sem água”.

*** – Municípios em situação de emergência por causa da seca no semi-árido do Nordeste e Minas Gerais estão sem fornecimento de água potável.

Vê com espanto

O vereador suplente Camilo Daniel (PT) vê com um pouco de espanto a nota publicada pelo colunista Brayner, sobre possíveis indicações do partido dos trabalhadores na administração de Edvaldo.

***É importante salientar que: “O PT atualmente está na oposição ao governo municipal, e foi esse posicionamento que conquistou resultados reais para o magistério e os agentes comunitários de saúde na derrubada dos vetos do prefeito na CMA”.

Além do voto crítico

Segundo Camilo no “final da eleição de 2020, ficou decidido, além do voto crítico a Edvaldo, que o PT não participaria da sua gestão. Dessa forma, provoca espanto o fato dessa articulação ser feita pelo nosso candidato de 2020 a prefeito, como foi noticiado pelo colunista”.

*** E acrescenta: “o espanto ainda é maior dado ao fato que acabamos de sair de uma eleição estadual em que Edvaldo se colocou como a peça fundamental para a eleição de Fábio Mitidieri contra Rogério Carvalho, o nosso candidato”.

Katarina e encontro

A deputada federal eleita Katarina Feitoza disse que ontem foi um dia de muita alegria na Câmara dos Deputados.

*** – Estive em um encontro de mulheres fortes, unidas e lutando pelo mesmo propósito: o fortalecimento da voz feminina no Congresso Nacional.

Giro pelas redes sociais

Roberto Requião – Parem de discutir quem são os ministros escolhidos pelo Lula. Se preparem para aplaudir as primeiras medidas que devolverão o Brasil aos brasileiros.

Lauro Jardim – Há uma silenciosa costura para se criar o cargo de senador vitalício para ex-presidentes.

Radio&TV – Depois de quase 100 anos, a polícia do Rio prendeu o mafioso contraventor Capitão Guimarães.

Gilberto Natalini – Tenho 50 anos de exercício da Medicina.já convivi muito com a morte. Mas nunca me acostumei com a perda das pessoas. E também dos animais.

André Janone – Tudo pronto para a diplomação do Presidente Lula amanhã. 2/3 passos concluídos, rumo ao melhor governo da história desse país.

Thiago dos Reis – Por que Bolsonaro tirou a filha do Colégio Militar? Sofreu bullying e os nobres militares não souberam lidar com isso?

Metrópoles – Foragido nos Estados Unidos, bolsonarista afirma manter 40 grupos de WhatsApp e voltou a compartilhar suas opiniões pelo Terça Livre.

Felipe PT – Não tem a mínima necessidade de o PL alugar casa pra Bolsonaro morar quando sair do governo. Ele não vai precisar. Ele vai pra Papuda e lá o PL não vai precisar alugar casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também