Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Contraiu Covid-19

Aos leitores

Plenário não está sendo publicado neste momento porque o colunista testou positivo para Covid-19 e está de repouso por ordem médica. Vacinado, a doença chegou leve e os medicamentos adequados estão sendo utilizados.

 

 

 

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com.

Com o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, ponto facultativo na sexta, festejos juninos esquentando para o São João e São Pedro, movimento de todos os candidatos pelos municípios e todo o clima de melhor entrosamento com o leitor em um momento de euforia, fazer reunião política para preencher chapas, é de uma inconveniência sem precedente. Dentro desse clima de forró, fogos e fogueiras, fazer reunião intensa e demorada para fechar chapas majoritárias não faz o menor sentido e pode até confundir em termos de nomes que transmitam confiança à população.

Ninguém tratou sobre o assunto, mas está absolutamente definido que a reunião da base aliada, para indicação do nome ao Senado, só vai acontecer na primeira ou segunda quinzena de julho. Antes de bater o martelo sobre o preferido pelo bloco, haverá um diálogos, para análise do momento e objetivo em expor uma chapa que seja de interesse da sociedade. Os pré-candidatos ao Senado, Jackson Barreto, Laércio Oliveira e André Moura, que integram a base aliada, devem esperar mais um pouco para serem submetidos ao gosto da maioria que forma o grupo político da situação. Havia certa impaciência para que a decisão fosse tomada, mas neste momento estão conscientes de que esperar é a melhor opção.

Um dos integrantes da base aliada, mais experiente e consciente que a pressa é inimiga de uma boa formação de chapa, aconselha paciência e prudência na hora da escolha. Acha que deve ser feita de forma consensual, sem preferência por nomes exclusivos, mas dentro de um critério que elimine vaidades e que seja escolhido quem tenha maior condições de incentivar o futuro de Sergipe, dentro de um critério que não revele radicalismos e demonstre atuação que coloque o Estado acima dos interesses pessoais e partidários. O pré-candidato precisa revelar força política em Brasília e abrir as portas para Sergipe, independente de quem esteja no Planalto.

Acrescentou que o importante é construir pontes para que os benefícios cheguem a todos, independente de ideologias a afinidades políticas. Também não podem demonstrar desavenças pessoais para chamar a atenção do grupo e os que escolhem devem ter consciência de que é o que pode representar Sergipe sem preferências e dentro de uma unidade que favoreça o futuro do Estado. O que não dar é indicar políticos que se exceda em demagogia para exercer um mandato tão relevantes para assegurar a abertura de caminhos em direção ao futuro. Essa escolha não pode ser aleatória, nem voltada para sentimentos pessoais que envaideçam e deslumbrem pelo mandato, porque o importante é por um nome que tenha condições de servir ao Estado com amplitude e sem restrições. Além disso, todos têm que mostrar capacidade para viver oito anos dedicados à defesa, crescimento e desenvolvimento de Sergipe.

E isso estará sob a responsabilidade de que integrará a base que indicará o que for melhor para cuidar do Estado.

Belivaldo e almoço

O governador Belivaldo Chagas (PSD), desde segunda-feira, quando recebeu convite para participar do almoço de governadores do Nordeste com o pré-candidato Lula (PT), em Natal, conversou com a vice Eliane Aquino (PT) e pediu que ela representasse Sergipe.

*** Belivaldo tem compromissos no Estado e preferiu não participar do almoço, admitindo que o assunto que será tratado no encontro Eliane lhe informa depois.

Eliane representa

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) viaja hoje a Natal, para o almoço de amanha com Lula e os demais governadores do Nordeste, onde trata sobre a questão da fome.

*** Eliane deve retornar na sexta-feira a Aracaju, mas um dos seus aliados chegou a levantar a hipótese: “quem sabe ela não desembarca com Lula no sábado em Aracaju?” Pergunta rindo.

Almoço em Aracaju

Um deputado estadual ligado a Belivaldo disse que isso tudo será fácil: “se Lula quiser almoçar com Belivaldo no sábado, em Aracaju, com certeza ele vai normalmente e sem qualquer problema”.

*** – Aqui Lula será tratado como merece, conversarão o que for necessário, sem alterar a relação política. Se o assunto é Nordeste, é de interesse dos dois, disse.

Adesivaço de Bolsonaro

Amanhã, pela manhã, o bloco de apoio a Bolsonaro fará um “adesivaço” na 13 de Julho e no período da tarde, o mesmo movimento acontecerá na avenida Maranhão, no bairro América.

*** Tem dois objetivos: mostrar a presença firme de bolsonaristas em Aracaju, em uma ação de pré-campanha.

*** Segundo: convocar todos para “uma recepção ‘calorosa’ ao ex-presidente Lula, que chega a Aracaju no sábado”.

Renan, Jackson e MDB

Em entrevista ao radialista Gilson Neto, terça-feira, na Rio FM, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que não participou muito da questão do partido em Sergipe, porque tinha outros compromissos e afazeres.

*** Mas disse a Gilson o seguinte: “a expectativa que nós temos é que o MDB possa ter um grande desempenho em Sergipe nessa eleição”.

*** E concluiu: “que nós possamos eleger o Jackson Barreto, que é uma das figuras mais afirmativas do partido no Nordeste brasileiro”.

Gama emite nota

O ex-prefeito João Augusto Gama disse ontem que ficou “estarrecido com declarações de Laércio Oliveira, sobre o quê ele chama de ‘estratégia do presidente’, ao contestar as urnas eletrônicas. Não diz qual é a tal estratégia“.

*** – É incrível que o deputado seja tão inocente que não entenda que a estratégia é golpista. Seria o deputado tão ingênuo assim? Com relação à vida Jackson Barreto, o deputado por ter chegado a Sergipe adulto, a desconheça, diz.

*** Gama conclui: “moço pobre, decente, fez e faz uma carreira política exemplar. Esteve e está nas posições coerentes, democráticas. O mesmo não posso dizer do empresário e deputado que é caudatário de uma liderança golpista e insidiosa”.

Kitty à reeleição

A deputada estadual Kitty Lima será mesmo pré-candidata à reeleição pelo Cidadania. Ela é Líder da oposição na Assembleia Legislativa.

*** Circulou a informação de que Kitty Lima disputaria vaga na Câmara Federal, mas não deu.

*** É radialista, ativista, defensora dos animais e “luta pela causa animal, pela causa da mulher e toda causa que é justa”.

Bate-boca e troca de farpas

Bate-boca e troca de farpas, ontem, entre o senador Rogério Carvalho do PT, que está em pré-campanha para o governo do Estado, e o prefeito de Umbaúba, Humberto Maravilha (MDB).

*** A discussão ocorreu exatamente onde houve o trágico assassinato de Genivaldo, asfixiado pelos Policiais Rodoviários Federais.

Soltar os cachorros

Segundo um dos participantes, “Rogério só faltou culpar o prefeito e soltou os cachorros para cima de Humberto, mas ele revidou à altura”.

*** Rogério pediu “respeito”, disse que falaria o que pensava sobre o momento e perguntou a Humberto se ele estava lhe provocando.  A platéia ficou em profundo silêncio e o senador não expôs sua fala.

Marcio Macedo reassume

O deputado federal Márcio Macedo (PT-SE) reassumiu ontem a vaga de Valdevan Noventa (PL-SE), que teve sua cassação confirmada pelo STF.

*** O termo de posse do mandato de Marcio foi assinado pelo presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL).

*** Valdevan Noventa foi cassado por decisão do TSE, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições de 2018. Recorreu ao STF, mas perdeu por 3×2.

Violência não é mimimi

O ex-governador Jackson Barreto considerou “pura covardia! Este é o termo correto sobre a agressão que uma jovem sofreu ao dizer não às investidas de um homem, durante a Festa dos Caminhoneiros, em Itabaiana”.

*** “Minha solidariedade à jovem advogada e todas e a todas as mulheres que sofrem agressões físicas, morais ou psicológicas quando dizem não”.

*** – Este caso é mais uma prova de que a luta das mulheres contra a violência não é “mimimi”! A luta é por respeito!, disse.

Política de preços

Senador Rogério Carvalho (PT) diz que os sergipanos já notaram a disparada do preço dos combustíveis no Estado: Mexer no ICMS não vai efetivamente reduzir o preço dos combustíveis para o consumidor.

*** – É preciso antes de tudo rever a política de preços da Petrobras, desatrelando-a do dólar. Chega de faz de conta!

Giro pelas redes sociais

Fórum – “Se não quiser, que se dane”, diz Guedes a empresários que não aderirem ao congelamento de preços.

Hidelgard Angel – Quando se vê sem ter por onde escapar, o rato se enfurece e enlouquece.

Metrópoles – Desembargadora Claudia Cristina Cristofani, do TRF-4, desobrigou a União de oferecer medicamento de alto custo que não consta na lista do SUS.

Augusto de Arruda Botelho – A PEC do centrão que permitirá a anulação de decisões não unânimes do STF não é apenas ilegal, ela é uma afronta ao Estado Democrático de Direito.

Folha – Ministro do TST, Ives Gandra aplaude Bolsonaro dizer que pode desobedecer ao STF. Magistrado causou perplexidade em tribunais já que descumprir ordem judicial é crime.

Flávia Said – Em fórum de investimentos em São Paulo, Bolsonaro voltou a criticar ministros do STF, a quem acusou de serem “demagogos”.

O Antagonista – Presidente da República ainda criticou o presidente do TSE, Edson Fachin, por supostamente ter “tirado Lula da cadeia”.

De Maria – O governo do ogro não tem rumo, e um eventual governo de Lula tá cada vez mais indo pra um repeteco da desgraça do governo Dilma. Que sina!

Leia também