Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

A VINDA DE DILMA A SERGIPE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O PMDB não demonstra entusiasmo pela vinda da presidente em exercício Dilma Rousseff (PT) a Aracaju. O secretário de Governo, Benedito Figueiredo, um dos fundadores do partido, não parece confortável e até já avisou iria à manifestação. O presidente regional do PMDB, Augusto Gama, avisou que poderia comparecer como cidadão. E olhe lá…

Dilma será recebida pelo PT e PCdoB em Sergipe. Partidos que fazem composição com o PMDB para a Prefeitura de Aracaju. A sigla não vai abrir confronto com a Direção Nacional, e com o presidente interino Michel Temer, ao participar de ato de oposição ao atual Governo e ao próprio PMDB, que Dilma classifica todos os membros do partido como traidores.

Lógico que seria um acinte, peemedebistas sergipanos estarem numa manifestação cujo alvo principal dos discursos críticos e fortes será eles. Isso pode não criar problemas para a composição anunciada, mas, de qualquer forma, o insulto de ‘golpista’, mesmo dito apenas por Dilma, certamente vai contrariar o PMDB, na mesma proporção em que a Juventude Petista de Sergipe divulgou manifesto em que acusou o governador Jackson Barreto de ter colaborado com o ‘golpe’.

A vinda de Dilma passa a gerar intranquilidade na composição PMDB-PCdoB-PT.

POR MACHADO

Sete partidos que apóiam a reeleição de João Alves Filho (DEM) reuniram-se ontem à noite e, por unanimidade, decidiram por apoiar José Carlos Machado para vice.

Clóvis Silveira (PPS) informa hoje a decisão ao prefeito João Alves Filho.

E DILMA?

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) sequer confirmou presença em Sergipe e já existe sobressaltos na composição do PMDB com PT e PCdoB.

O peemedebista histórico Benedito Figueiredo já disse que não iria ao ato.

SITUAÇÃO

Em entrevista ao radialista George Magalhães, ontem, Benedito Figueiredo diz que o país está nesta situação por causa da presidente Dilma Rousseff.

– Essa é a verdade que muitos não querem ouvir.

GOLPE?

Ainda a George, Benedito Figueiredo diz que não houve golpe contra Dilma porque a Constituição Federal está sendo obedecida.

Benedito deixa ver que não aceita a pecha de golpista para o PMDB.

DESAGRADA

Sabe-se que em todos os seus discursos, Dilma diz que o processo de impeachment é um golpe contra ela, promovido pelo PMDB para Temer assumir a Presidência.

O PMDB de Sergipe não ouvirá isso em silêncio.

GARIBALDI

Presidente do Diretório Municipal do PMDB, Luis Garibaldi conversou com o vereador Bigode sobre o projeto de antecipação dos royalties pela Prefeitura de Aracaju.

Sugeriu: “vote com a sua consciência”.

REUNIÃO

Em reunião anterior com os vereadores do PMDB, Garibaldi disse que eles deveriam seguir a orientação política do partido.

Mas não tratou da questão do apoio administrativo.

UM FATO

Desde o tempo que Robson Viana estava na Câmara Municipal, que a bancada do PMDB apoiava o prefeito João Alves Filho (DEM).

E não havia interferência da cúpula do partido.

ASSEMBLÉIA

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garibaldi, só assume a Presidência da Casa hoje se der tempo, em solenidade ‘muito’ simples.

Garibaldi diz que o momento não é bom e “Luciano foi um grande companheiro”.

TRÂMITE

Depois da notificação do TRE, Garibaldi tem que esperar ato de mesa diretora, que vai seguir o que determina a Justiça.

Em razão disso a posse pode ficar para amanhã.

CONVERSA

Ontem pela manhã Luis Garibaldi teve uma conversa com Conceição Vieira (PT), que vai assumir a vaga deixada por Luciano Bispo.

Sua posse também acontece simultaneamente.

LUCIANO

Luciano Bispo (PMDB) está muito abatido com o seu afastamento, que ocorre em um momento bom de sua vida pública.

Luciano ainda vai tentar reverter o quadro em Brasília.

DESLIGA

O governador Jackson Barreto (PMDB), em viagem pela América Central, ainda não entrou em contato com nenhum dos seus secretários.

– Jackson sabe desligar a tomada, disse um dos aliados.

AMORIM

O senador Eduardo Amorim diz que a consequência de as contas públicas registrarem déficits seguidos é a piora da dívida pública e aumento das pressões inflacionárias.

Isso está sendo visto e sentido por cada cidadão.

CONTAS

Ex-prefeitos de Sergipe têm contas dos anos 2000 a 2005 para serem julgadas pelo TCE e que ainda estão lá empilhadas e sem andamento.

Esses ex-prefeitos pagam caro a advogados para acompanharem os processos.

PRESSA

Esses ex-prefeitos querem pressa ao TCE-SE para ver a situação, porque sucessores de oposição evitam dizer onde foi gasto o dinheiro declarado pelo antecessor.

Um deles foi salvo por uma fotografia casual da obra.

RECEPÇÃO

Liderada pelo presidente do PT, Rogério Carvalho, a tendência Militância Presente realizou plenária ontem e decidiu apoiar Edvaldo Nogueira a prefeito de Aracaju.

Houve unanimidade favorável à chapa PCdoB/PT.

GONZAGA

O vereador José Gonzaga de Santana (Dr. Gonzaga), do PMDB, está lendo o projeto de empréstimo para a Prefeitura de Aracaju e amanhã vai se reunir para tratar do assunto.

Não informou se votaria favorável ou contra.

PROINVEST

Gonzaga lembrou que o empréstimo beneficia vários segmentos da sociedade e diz que o presidente regional do PMDB, João Gama, não criou obstáculos.

Lembrou que para o Proinvest o PMDB contou com outros partidos.

BOSCO

Bosco Costa (Pros) assumiu o mandato parlamentar terça-feira e ontem já participou da eleição do novo presidente da Câmara Federal.

Valadares Filho já está em Aracaju e inicia os trabalhos para disputar a Prefeitura.

Notas

Revolta – Deputado Capitão Samuel viaja ao Rio de Janeiro, terça-feira, para acompanhar de perto o tratamento dispensado aos Policiais Militares de Sergipe. “Não admito tratamento diferenciado entre Forças Policiais, uns com diárias em dobro e pagas em dia e outros (PMs e BMs) jogados à própria sorte”.

0x0

Proíbe – Governantes poderão ser proibidos de promover aumento de despesas com pessoal que tenham início após o final de seus mandatos. Este é o objetivo de projeto de lei complementar, do senador Ricardo Ferraço (PSDB), que foi aprovado pela Comissão Especial para o Aprimoramento do Pacto Federativo ontem.

0x0

Acusação – Segundo Lauro Jardim, de O Globo, presidentes das principais associações dos integrantes do Ministério Público e da magistratura do país assinaram nota em que acusam o governo Michel Temer e o Congresso de retaliar as categorias, sem aprovar os reajustes salariais, devido às investigações em curso.

0x0

Dilma – A presidente afastada Dilma Rousseff disse ontem, em entrevista à Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, que as políticas implementadas pelo governo interino de Michel Temer são influenciadas pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pelo amparo a Cunha, Dilma pode ter razão na observação.

0x0

Recurso – O presidente interino Michel Temer anunciou ontem a liberação de R$ 2,7 bilhões para os municípios. Em um breve discurso, durante uma reunião com a Federação Nacional dos Municípios (FNM), ele afirmou que a situação da economia do Brasil “talvez” não permitisse que o governo liberasse esse recurso.

0x0

Pires na mão – Michel Temer voltou a dizer que o País precisa revisar o pacto federativo, até mesmo para que os prefeitos não tenham de ir a Brasília de tempos em tempos “com o pires na mão” pedir ajuda da União. “O que tem acontecido nos últimos anos é que se descentraliza competências, mas não a arrecadação”, disse.

Conversando

Fecha – O PMDB fecha questão no voto de seus vereadores ao empréstimo por antecipação dos royalties, solicitado pela Prefeitura de Aracaju.

Abuso – A pedido de senadores, a comissão adiou para o dia 16/08 análise de proposta de legislação sobre abuso de autoridade.

É ruim – Deputados aprovam Medida Provisória que libera o FGTS como garantia para crédito consignado.

Internet – Pesquisa do Procon aponta que seis em cada 10 processos contra empresas de Internet são por baixa velocidade ou cobranças indevidas.

Indigentes – Sargento Edgard: Obama vai ao funeral dos policiais assassinados. No Brasil, só falta enterrarem como indigentes, isso só não acontece por causa da família.

Ratifica – Benedito Figueiredo ratifica apoio a Edvaldo Nogueira e diz que vereadores do PMDB devem votar contra projeto de empréstimo da Prefeitura.

Cultura – Neu Fontes destaca trabalho técnico desenvolvido na Secretaria da Cultura e diz não temer perda de cargo por interferências políticas.

Ratifica – Benedito Figueiredo ratifica que integrantes do PMDB podem ser levados à Comissão de Ética caso não sigam orientações partidárias.

Atentado – Diz O Globo que membro brasileiro do Estado Islâmico planejava atentado contra delegação francesa nas Olimpíadas, no Rio.

Leia também