Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
O assunto de quarta-feira foi à possibilidade do PSB integrar a base aliada ao Governo de Fábio Mitidieri (PSD). As lideranças maiores dos dois partidos negaram qualquer contato que alterasse e fortalecesse a composição governista em Sergipe, mas a verdade absoluta é que as conversas existiram e continuarão no decorrer do próximo mês. Tudo indica que até 15 de dezembro o martelo estará batido. Membros do PSB dizem que não aceita e criticam o entendimento, mas é possível que nada disso adiante, em razão da necessidade do partido apoiar um nome ao Senado Federal, em 2026, que certamente ficará sem o apoio irrestrito do seu partido, caso o atual quadro permaneça. O próprio governador Fábio Mitidieri disse que não sabia dessa transição e iria se informar, enquanto o ex-deputado Valadares Filho declara: “minha história no partido me legitima a discordar de qualquer situação que não seja conduzida com base no diálogo e no entendimento”.
Mesmo com os senões o fato é que o PSB realmente está conversando em Brasília com esse objetivo, mas não é para afastar os membros do partido em Sergipe. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, se anima para essa mudança de apoio da legenda, baseado em que o atual Governo do Estado está com o presidente Lula (PT) e se dá muito bem com o ministro Márcio Macedo (PT), que está disposto a disputar o Senado por seu partido em Sergipe, mas carente de apoio para fortalecer a candidatura em 2026, já que se identifica um racha no PT que se divide entre ele e o senador Rogério Carvalho, provável candidato a governador no mesmo ano. Há quem não acredite nessa disposição do senador tentar o Governo em 2026, baseado na hipótese de que ele foi candidato em 2022, porque tinha a segurança de que, se perdesse, o que aconteceu, continuaria no Senado. Em 2026 o quadro é outro.
Sobre a disputa à Prefeitura de Aracaju, a informação recente é que a ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT) voltou a anunciar que será candidata à Prefeitura no próximo ano, com o apoio de parte da sigla. Eliane aparece bem nas pesquisas internas e voltou a se animar. Entretanto, Candisse Carvalho se movimenta, conversa com lideranças e revela o desejo de também tentar candidatura, apesar de não divulgar isso publicamente. De qualquer forma será a base petista que terá de escolher o nome de quem vai tentar sucede ao prefeito Edvaldo Nogueira. Nesse caso, Eliane está à frente e deve ser a indicada.
Ato bem aceito
O governador Fábio Mitidieri (PSD) foi aplaudido por revogar a portaria sobre aquisição da Carteira de Habilitação pelo Detran.
*** O que mais agradou a população foi à autorização para pagamento as clínica com cartão ou através do Pix.
Mantém mesmo valor
Mitidieri disse que o Detran continua cobrando o mesmo valor e continua o mesmo. “O que havia, e ainda há, é um livre mercado dos preços cobrados pelas altas taxas das escolas por aulas prestadas”.
*** Através da sua decisão esse problemas não vai mais acontecer e as escolas vão cobrar dentro de um limite estipulado e terão que concluir os cursos.
Maiores negócios
– O governador Fábio Mitidieri (PSD) acabou com um dos maiores negócios sinistros do Detran, que era o pagamento das taxas das clínicas com dinheiro em espécie. Que bom!
*** Quem diz isso é Francisco Diemerson, que trabalha na cidade de Petrolina (PE).
Rogério e denúncias
A oposição fala que a iniciativa do governador em relação à taxa de Habilitação ocorreu por ação de seus parlamentares, que “teria forçado o Governo a revogar portaria”.
*** O senador Rogério Carvalho (PT), por exemplo, disse que “após denúncias que fizemos, o Governo do Estado revogou a portaria do Detran que aumentava exorbitantemente os custos para obter a CNH em Sergipe”.
Ricardo comemora
O vereador Ricardo Marques (Cidadania) comemorou ontem a revogação do tabelamento de preço da CNH.
*** No fim de semana um vídeo dele viralizou nas redes sociais, onde ele se posicionou sobre a portaria e fez um apelo ao governador.
Sobre questão do PSB
O governador Fábio Mitidieri disse que só foi informado ontem sobre a possibilidade do PSDB integrar o bloco governista, com o vice Zezinho Sobral sendo seu presidente.
*** Disse que chegou a Aracaju ontem às 4 horas da manhã e que ainda não teve oportunidade de conversar com Zezinho Sobral.
*** – Deixa eu molhar o bico, para poder me manifestar sobre isso…
Valadares desconhece
O ex-deputado Valadares Filho disse ontem que não tinha conhecimento de nenhuma movimentação sobre o PSB: “minha história no partido me legitima a discordar de qualquer situação que não seja conduzida com base no diálogo e no entendimento”.
*** – O projeto político que participo tem como liderança maior o ministro Márcio Macedo (PT), a quem tenho o dever de lealdade.
André com vereadores
O ex-deputado federal André Moura (União Brasil) disse ontem que visitou a Câmara de Vereadores e esteve em plenário, onde vários deles elogiaram o seu trabalho na liberação de emendas para Aracaju, quando esteve líder do Governo Temer.
*** André disse que na conversa com os vereadores, brincou: “convido todos vocês para se filiarem ao União Brasil, inclusive você Emília”.
*** Explicou, que dentro do partido, a opinião é de que a candidatura de Yandra Moura é irreversível.
Majoração de tributos
O ex-deputado federal Mendonça Prado acha que os governantes precisam ser mais criativos para evitar soluções através da majoração de tributos.
*** – Os brasileiros pagam uma das mais elevadas cargas tributárias do planeta e não suportam mais aumentos de impostos, taxas e contribuições, disse.
Orientações técnicas
Fábio Mitidieri visita o Núcleo de Acolhimento em Terapias Especializadas, voltado a orientações técnicas para a condução terapêutica à base de Cannabis, na Rede Estadual de Saúde, espaço que funcionará no Ambulatório de Retorno do Huse.
*** O governador é defensor do uso medicinal de cannabis desde a Câmara federal, quando apresentou projeto de Lei 399/2015, para de viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis Sativa em sua formulação.
Rodrigo quer comando
Segundo informação de Brasília: o deputado federal Rodrigo Valadares quer sair do União Brasil para se filiar ao PRD, 25.
*** O parlamentar já conversou com a direção do novo partido e disse que só se filiaria em caso de ter o comando da sigla em Sergipe. Rodrigo também pode ir para o Solidariedade.
Giro pelas redes sociais
Movimento Sem Picanha (MSP) – No Paraná, na cidade de Nova Esperança, um professor é agredido por vários alunos por terem tirado nota baixa.
Estadão – Paula Lavigne lembra de início da relação com Caetano, quando ela tinha 13 anos: ‘Uma história de amor’, descreveu a produtora.
GloboNews – Senador Marcos Rogério (PL-RO) diz que indicação de Flávio Dino ao STF é “querer apagar fogo com gasolina”.
Leonardo Boff – O senador Marcos Rogério apenas tem preconceitos na cabeça e todos ideológicos da pior espécie.
Notícias Paralelas – Neymar recebeu Bolsonaro em sua casa, em Mangaratiba (RJ), para ouvir conselhos do ex-presidente sobre família.
O Antagonista – “Caixa preta não, senador. Isso é uma forma pejorativa de se dirigir às pessoas pretas”, diz Marina Silva a Plínio Valério, que preside CPI das Ongs.
POPtime – Projeto de Lei obriga motoristas de transporte privado, como Uber e táxis, a terem troco em caso de pagamento em espécie.
Rogério Marinho – A indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal é um ato de jogar lenha na fogueira.