Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

ANDRÉ QUER O GOVERNO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O líder do Governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), está em Brasília desde ontem pela manhã. Passou o dia em reunião com Michel Temer (PMDB) e ministros da área política. Tudo girou em torno da sessão de quarta-feira, em que será votado o pedido para investigação do presidente, acusado de envolvimento em corrupção passiva pela Procuradoria Geral da República.

A situação no Planalto é de tranquilidade absoluta, quanto ao placar contra a votação. À noite, André Moura jantou com o presidente no Palácio do Jaburu. Goza da confiança e intimidade de Temer. Hoje terá mais uma série de encontros, inclusive com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), para também tratar do retorno do recesso e da sessão que fará uma espécie de julgamento em relação a Michel.

A favor ou contra ao andamento do processo de investigação.

O deputado André Moura nega e prefere não falar sobre o assunto, mas é o candidato da oposição ao Governo de Sergipe em 2018. Terá à frente o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), que começou a aparecer com maior intensidade e deu alguns passos importantes que definem sua presença na chapa majoritária em disputa pela reeleição, já que assume o Governo em abril.

O senador Eduardo Amorim (PSDB), que avisa a disponibilidade do seu nome para ser candidato a governador, vai mesmo para a reeleição, junto com o senador Valadares (PSB). Os dois preferem a tranquilidade do Senado, embora tenham que enfrentar Jackson Barreto (PMDB) e provavelmente Rogério Carvalho (PT). A disputa a senador será tão intensa quanto a de governador.

Dificilmente surgirão chapas diferentes, porque os nomes estão definidos, mesmo que não se despreze a possibilidade de outros políticos se insurgirem contra as evidências de um processo que se vislumbra como absolutamente certo.

E COMO É JOSUÉ?

O radialista George Magalhães perguntou ao secretário da Fazenda, Josué Modesto, o que ele poderia fazer para reverter a situação financeira do Estado.

Josué simplesmente mudou de assunto. Isso é muito grave…

ESTADOS VÃO BEM

Segundo dados da Confaz, dos 27 Estados, incluindo o Distrito Federal, apenas oito estão com salários atrasados ou parcelados. Entre eles Sergipe.

Os outros 19 pagam rigorosamente em dia.

DENTRO DO NORMAL

Bons tempos aqueles que o pagamento dos salários dos servidores municipais e estaduais não precisava ser publicado nos órgãos de comunicação.

É que o fato não era fora do normal

REFORMA POLÍTICA

O assunto principal do Congresso, a partir de terça-feira, será a reforma política, que já está atrasada. Até setembro as novas regras estarão definidas.

A discussão será sobre forma de financiamento e clausula de barreira para os partidos.

ALBANO E TEMER

Durante 20 minutos o presidente Temer e o empresário Albano Franco conversaram sobre as reformas trabalhista e previdenciária, na quarta-feira à tarde.

Albano disse que o presidente está absolutamente tranquilo.

AGENDA POSITIVA

Albano Franco sugeriu ao presidente Temer que ministros da área dessem explicações sobre as reformas, para explicá-las mais diretamente à sociedade.

– Com isso seria criada uma agenda positiva, disse.

ADELSON JÁ DECIDIU

O deputado federal Adelson Barreto (PR) já decidiu que vota pela continuidade da investigação contra o presidente Michel Temer.

Já comunicou isso ao partido e não mudará de posição.

ESTÁ CONFORTÁVEL

Adelson Barreto acha cedo para falar sobre as eleições do próximo ano e avisa que se sente ‘muito confortável no PR’. Não pretende mudar de sigla.

Já recebeu convites de outros partidos e recusou.

SERÁ MUITO DIFÍCIL

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, pré-candidato ao Senado, tem absoluta certeza que conseguirá trazer a Articulação de Esquerda para a base aliada a JB.

Não trará. Nem Ana Lúcia e nem a base querem.

ESPERA-SE SETEMBRO

O mês de setembro vai trazer surpresas e mudanças em todos os lados, com a provável reforma política. A apreensão de todos é em relação ao financiamento de campanha.

Vai terminar o povo pagando para eleger até quem não merece.

NO DEM TUDO BEM

De Brasília chega a informação de que o DEM não será transferido para as mãos de ninguém. Continua com quem sempre esteve: João Alves Filho.

Protegido, lógico, pela senadora Maria do Carmo.

SÓ ENTRA PELO SENADO

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) está tão decidido em relação as eleições de 2018, que quando vai a Brasília só entra pelo Senado.

É candidatíssimo a senador e não pensa em mudar de posição.

JÁ O ‘TIRA MAIA’

Na Câmara Federal os deputados que votam contra Temer acham que ele pode até não sair agora, “mas sairá na próxima denúncia que já está escrita”.

A certeza é tanta de que Temer sai que os deputados já gritam o “fora Maia”.

CAPITÃO EM POSIÇÃO

O deputado estadual Capitão Samuel não nega que esteja na base aliada de JB, “mas não posso deixar de ver que alguns serviços precisam melhorar… E muito”.

Tem postado opiniões como se fosse oposição, mas diz que é o que ouve do povo.

COMO PROCURAR

Samuel quer saber como Jackson Barreto vai procurar Michel Temer, “se só temos um deputado que vota com ele.” Refere-se a André Moura.

– Os deputados podem não gostar de Temer, mas não devem esquecer o povo.

MELHOR POLÍTICA

O deputado Samuel acha que a melhor política é a de aproximação. Vê que a qualquer instante o governador tem que ir a Temer e trazer obras para Sergipe.

Para isso teria que ficar cego à corrupção?

IGREJAS NAS PRISÕES

A Igreja Universal, segundo o deputado Jony Marcos (PRB), trabalha em silêncio e já tem três igrejas em presídios de Sergipe.

– Tudo construída sem a participação do Governo.

PELA OBEDIÊNCIA

Segundo Jony, a Igreja Universal tem o costume da obediência e apoia integralmente os políticos vinculados diretamente a ela.

Acha que também é bom para a igreja.

Notas

PT ajuíza ADI – PT tenta barrar aumento do PIS/Cofins decretado pelo governo na semana passada e que resultou no aumento dos combustíveis. PT ajuizou ADI. Nela argumenta que o decreto viola três artigos da Constituição — um deles o 150, segundo o qual a majoração de tributos somente pode ser feita por lei, e não por decreto.

0x0

Apenas cortesia – Segundo revela o Antagonista, quando era presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, que foi detido, esteve várias vezes no Instituto Lula, para conversar com o ex-chefe. Agora talvez ele possa contar o motivo das suas visitas. Se foi apenas por cortesia, por exemplo.

0x0

Gastos com voto – Segundo a revista Voto, Temer já teria gasto R$300 bilhões para “comprar” votos de parlamentares contra sua denúncia por corrupção, que está sendo analisada pela Câmara. As contas são do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que se baseou na agenda de reuniões do presidente com deputados.

0x0

Passagem de volta – Advogado do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, disse nesta ontem que o cliente dele tinha passagem de volta ao Brasil. Ele iria para Lisboa hoje e voltaria em 19 de agosto, segundo a defesa. Bendine foi preso temporariamente pela 42ª fase Operação Lava Jato.

0x0

Juros do cartão – A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para quem paga o valor mínimo da fatura caiu em junho. A taxa chegou a 230,4% ao ano no mês passado, com redução de 28,1 pontos percentuais em relação a maio, de acordo com dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC).

0x0

Reforma política – Com retorno dos trabalhos do Congresso, deputados devem centrar seus esforços para votar a reforma política, que tem prazo para ser concluída, com a perspectiva de aprovação de pelo menos dois pontos: uma forma de financiamento das campanhas e a instituição de uma cláusula de barreira para partidos.

Conversando

Segredo do fracasso – Walter Costa diz que não sabe qual o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.

Opera desmonte – João Nascimento diz que sociedade está ansiosa pelo resultado da ópera Desmonte. Quem faz o certo faz obrigação.

Critica decisão – Deputado Luciano Pimentel (PSB) crítica decisão do Governo de Sergipe de utilizar recursos do Funprev.

Melhor nome – O deputado Valadares Filho diz que oposição sairá unida na escolha do melhor nome para governador do Estado em 2018.

Candidatura de Lula – Rogério Carvalho (PT) acredita na candidatura do ex-presidente Lula da Silva à Presidência da República em 2018.

Bons exemplos – Emilia Correa fala sobre situação deplorável das creches e postos de saúde de Aracaju. Salienta bons exemplos encontrados em Itabaiana.

Ganham nota 10 – Adir Machado diz que as prefeituras de Divina Pastora, Aparecida e Dores ganharam nota 10 em transparência em avaliação do TCE.

Sargento Edgard – Fiquei bastante entusiasmado com essa reprovação de Michel Temer. Isso significa que quem não é petista, não tem bandido de estimação.

Moral duvidosa – Vive-se num país que a maioria tem moral duvidosa. Principalmente quem está no topo da pirâmide política e social.

 

Leia também