Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
Pré-candidato ao Senado, com apoio do governador Fábio Mitidieri, o ex-deputado federal André Moura (União Brasil) o tem acompanhado por todo o dia durante a semana. André esbanja saúde principalmente nos períodos de campanha e ontem participou de todas as atividades promovidas pelo Governo do Estado. Foi o dia todo, que só terminou na madrugada deste sábado, também ao lado de Fábio, quando participou do show da Vila do Forró, dançando sempre junto à população. Esse é um período incansável para André, porque na segunda-feira, pela manhã, tem que chegar cedo na Secretaria do Governo do Rio de Janeiro, onde cuida da pasta em um longo expediente, que invade à noite.
O lançamento da candidatura de André Moura ao Senado, fez com que a oposição arrumasse os seus trecos e definisse o grupo que vai disputar o Governo do Estado e o Senado. Até o momento, o deputado federal Thiago de Joaldo é definido a governador, mas pode haver mudanças. Se o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, resolver todos os problemas jurídicos que o impedem a disputa o Governo, Joaldo deixa de ser candidato e o apoia sem problemas. De qualquer forma a oposição começa a traçar o seu rumo e já tem definida a candidatura de Eduardo Amorim ao Senado.
Percebe-se que o pleito de 2026 começa a se definir, embora ainda esteja muito distante de sua realização e muitas coisas podem acontecer.
Coluna pede desculpas
Plenário lamenta a publicação que fez na terça-feira passada, falando que a ex-candidata a prefeita pelo PT, Candisse Carvalho, teria se desligado do marido, senador Rogério Carvalho (ambos do PT), e que por isso ela não disputaria a eleição.
*** Trata-se de fake news que atinge um casal que mantém a boa relação, sem que haja qualquer alteração no relacionamento. Plenário errou e pede desculpas ao casal.
______________________________________________________________________
Grupo é forte
O governador Fábio Mitidieri disse ontem que “nosso grupo é forte, unido e trabalhador”.
*** Temos excelente avaliação da gestão e estamos prontos para debater, no momento devido, as ações do governo e o futuro de Sergipe.
Márcio Macedo
O ministro Márcio Macedo (PT) surpreendeu ontem ao anunciar, com absoluta certeza, que é candidato ao Senado Federal: “mas antes tenho que conversar com o presidente Lula e com meu partido, porque não sou carreira solo”.
*** – São duas vagas e não impeço o lugar de ninguém, disse o ministro.
O medo do povo
A decisão da prefeita Emília Corrêa (PL) para comprar um carro blindado foi por medo de ser morta por algum dos habitantes de Aracaju.
*** E o primeiro que faz isso em todo o Estado.
*** De qualquer forma há temor de Emília, quanto a sofrer ataques, tanto que o seu secretário de Segurança, André David, disse que quem chegasse próximo à prefeita ele matava.
Disputa eleição
O delegado André David, inclusive, é do Republicanos e esteve bem nas eleições de 2022 para deputado federal, conquistando a primeira suplência.
*** Atentem: André David se prepara para voltar a disputar o mandato nas eleições do próximo ano.
Um sai perdendo
O senador Rogério Carvalho (PT) admite que não dá para um candidato que disputa mandato majoritário eleger outro companheiro de partido.
*** – É um por partido que compõe o time, disse.
*** E continuou: “então não dá par ter dois candidatos majoritários no bloco, porque um deles sairá perdendo”, admitiu.
Joaldo pode votar em Valmir
A oposição está se reorganizando em Sergipe, através do grupo liderado pelo deputado federal Thiago de Joaldo, que teoricamente é o candidato a governador.
*** Thiago, entretanto tem humildade: “disse que retira a candidatura se Francisquinho for candidato a governador em 2026 e vota nele”.
*** Para isso, Francisquinho terá que resolver problemas jurídicos que dificulta sua candidatura.
Thiago organiza
Thiago, inclusive, organiza a oposição, deu rumo à reunião do bloco e pediu à prefeita Emília e ao presidente do PL, Edvan Amorim, que cessassem com a briga com o vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania).
*** Lembrou que Ricardo vai disputar as eleições de 2026 para deputado federal e que é um bom nome, o que necessita de entendimento dos partidos de oposição.
Edvaldo é candidato
Segundo informação de um dos membros do PDT, ontem, o ex-prefeito Edvaldo Nogueira será candidato ao Senado pelo bloco liderado pelo governador Fábio Mitidieri.
*** Edvaldo teria dito que cada grupo político lança dois nomes e ele será um deles no bloco liderado pelo governador.
Condições análogas
Idosa de 66 anos é resgatada em condições análogas à escravidão em Aracaju.
*** Vítima realizava afazeres domésticos para casal há 40 anos, sem direito a salário, férias e descanso semanal. (Wendal Carmo).
Segue junto
O senador Rogério Carvalho (PT) disse ontem que vai seguir a orientação do presidente Lula (PT) em termos de decisão política.
*** Deixou bem claro: “para onde ele for eu estarei junto”.
Rodrigo e pergunta
Deputado Rodrigo Valadares diz: “Lula e Janja trabalharam muito hoje?” E pergunta: “Alguém tem que bancar o luxo deles”!
Referia-se a foto dos dois se beijando na boca, em uma das praças de Paris, publicada no jornal “Razão”.