Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

As eleições e modelo de sempre

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

As eleições municipais deste ano terão novidades, inclusive no estilo. A praticamente um ano do pleito, há uma visível falta de entusiasmo, tanto para ser candidato, quanto pelo leitor para ir às ruas acompanhar alguns dos seus preferidos. A população começa a entender que os representantes públicos não se esforçam tanto por eles e sentem que nada mudou porque votou em “a” ou “b”. Percebe claramente que amigos mais próximos dos consagrados mudam de vida e assumem cargos que jamais imaginados antes, inclusive de secretário municipal, mesmo sem saber o que fazer da Pasta. Enquanto isso, os eleitores que foram às ruas, gritaram, levaram e deram porradas, voltam à estaca zero, sem nenhum benefício, inclusive em sua região, mesmo que seu candidato tenha sido eleito.

Lógico que alguns representantes põem a cabeça de fora. Principalmente a um período mais próximo à eleição, tentando resolver problemas que prometeram ter resolvidos antes, com o mesmo objetivo de readquirir os votos perdidos no pleito passado, o que fica mais difícil em razão do resultado negativo diante do avanço prometido. Outros, mas ousados, que buscam a Prefeitura, exibem falhas direcionadas a eles provocadas pelos prefeitos, mas, da mesma forma, se eleitos vão buscar a elite que pode lhes dar de volta – com lucros – o que gastaram antes. À vezes têm êxito na repetição das mentiras, mas ficou mais difícil em razão da conscientização de um eleitorado que a cada dia percebe que o voto não dá retorno, para quem não tem algo a mais a oferecer.

Assim, o calçamento não é feito nas ruas, água e esgoto é um sonho, segurança sequer passa perto, saúde pede socorro, as escolas são precárias, além de se mantém um reduto de violência e desordem que não tem “voto” que dê jeito. É exatamente em razão disso que se percebe uma espécie de ojeriza pela política e por políticos, porque todos só servem no período das urnas. Na está havendo euforia popular, a não ser daqueles que se sairiam bem, e que aproveitaram o período para encher a cara de cerveja nos encontros em que teve nos barzinho, com candidatos da época. Claro que está na hora de rever conceitos, cobrar ações, exigir mudanças e sentir, finalmente, que seu voto foi digno.

Mitidieri e o FPE

O governador Fábio Mitidieri (PSD) disse que Sergipe continua perdendo receita. Esse mês, o Fundo de Participação Estadual (FPE) caiu na primeira e na segunda parcela. “Muito preocupante”.
*** – Por outro lado, os projetos aprovados na Câmara nos dão uma esperança de que, após aprovado no Senado, possamos estancar essa sangria, disse.

Certeza de Luiz

Há uma certeza quase absoluta que o candidato a prefeito de Aracaju, lançado por Edvaldo Nogueira será mesmo o secretário Luiz Roberto.

*** No grupo do prefeito já não se discute isso…

*** Entretanto o chamado Grupo dos 15 tem uma parte grande que não vota e pelo menos um partido fecha questão contra quem primeiro discutir…

Belivaldo decidido

Já o ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) está retornando à Simão Dias para fazer política e trabalhar por seu crescimento e uniu-se ao seu aliado Marivan e estarão juntos na disputa pela Prefeitura.

Belivaldo cansou do clima sucessório em Aracaju, vai manter seu título em Simão Dias e já começa a se movimentar junto aos leitores. De lá ele não sai mais…

Francisquinho em dúvida

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) evita dizer o nome da cidade que pretende disputar a prefeitura. Fala-se em Itabaiana, mas ele diz “vamos ver! Nada está certo”!

*** Francisquinho diz que vai conversar “só no próximo ano” E diz que “Deus é que sabe a cidade que ele disputa a Prefeito”!

Pesquisas só confundem

Pesquisas fora de época revelam que Emília Correa, Francisquinho e Daniele lideram pesquisas para a Prefeitura de Aracaju, sem que haja campanha e nem clima para consultas.

*** Os resultados podem até estar bem, mas não dá para acreditar a um ano do pleito. Essas pesquisas prejudicam, confundem e favorecem a quem paga.

Ainda sem nome

Uma surpresa: o PT não tem nome definido para Aracaju neste momento. Apenas a ex-vice-governadora Eliane Aquino pôs seu nome à disposição para disputar o mandato.

*** O nome de Eliane este em dúvida porque ela não vem a Sergipe e nem conversa com ninguém.

*** Dentro do PT, entretanto, tem quem acredite que algum outro nome será lançado e vai disputar as eleições majoritárias na Capital.

Marcio e Rogério

Também em conversa entre militantes petistas, o nome do ministro Marcio Macedo é o indicado pela maioria para o Senado e que teria apoio do presidente Lula.

*** Um deles disse que Rogério Carvalho (PT) pode ir a governador, embora ainda não tenha se comprometido a isso, “mas se tiver nos seus projetos ele cumpre”.

*** A coluna tentou contato com Rogério mas não conseguiu…

Marcio emocionado

Marcio Macedo (PT) ficou emocionado em presenciar a retomada do Brasil ao protagonismo internacional. O Brasil Voltou!

*** A emoção de Marcio foi no momento em que o presidente Lula (PT) discursava na Assembleia Geral da ONU.

Pacheco proíbe maconha

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deu uma de careta e disse que o Congresso vai legislar sobre a liberação sobre o uso e porte de qualquer tipo de droga.

*** Posicionou-se sobre a tendência da liberação da maconha pelo DTF.

*** Disse: Cabe mesmo ao legislativo definir as leis e a judiciário apenas vigia-las e aplica-las.

Sukita está eufórico

O ex-prefeito Manoel Messias Sukita (PT) está animado e vibrando. Passou a semana em Brasília e retornou com a certeza de que será candidato a prefeito de Capela.

*** Lembrou que a nova lei eleitoral só vai permitir ser candidato àquele que realmente tiver voto. “Quem tiver tapetão vai ficar em casa”.

*** Fato interessante: Sukita será candidato pelo PT e o seu vice será do PP, indicado pelo senador Laércio Oliveira.

Valdevan em silêncio

Quem também está animado é o ex-deputado federal Valdevan Noventa (PL) que terá o mesmo beneficio que Sukita. Será candidato por Estância ou Umbaúba.

*** Um detalhe: Valdevan está no mais absoluto silêncio, mas conversa com aliados e só põe seu nome na hora H.

Jony está pensando

O ex-deputado Jony Marcos (Republicano) mergulhou politicamente neste ano de 2023, mas está analisando possibilidades para o pleito municipal de 2024.

*** O seu grupamento defende que ele seja candidato a vereador e ele não descarta, mas está avaliando, conversando e vendo as melhores condições junto ao eleitorado.

*** Há vontade de disputar o mandato e é provável que esteja em campanha em 2024.

Sérgio e enfermeiros

O ex-deputado Sérgio Reis (PSD) pergunta: “sabe o que eu acho em relação ao piso da enfermagem? Todos os profissionais da categoria têm que receber… Seja efetivo ou contratado”.

*** E lembrou – isso vale também para técnicos e auxiliares. Do contrário, estarão desrespeitando os enfermeiros e enfermeiras e descumprindo a lei.

Giro pelas redes sociais

Metrópoles – Zelensky não aplaude Lula durante discurso do presidente brasileiro na Assembleia-Geral da ONU.

Madalena Chagas – É impressão minha ou boa parte da mídia nacional entrou no modo implicância total com o governo Lula? Na falta de algo mais grave, estão desenterrando aquelas velhas pautas.

Marcio Macedo – Hoje, o meu aniversário, foi uma agenda extensa de muito trabalho, mas, deu tempo para uma foto ao lado do presidente Lula e da companheira Janja.

Mandy – Quando contei para minha mãe que eu era uma mulher trans, esperei o momento em que sabia que ela estaria super relaxada e feliz.

Eduardo Suplicy – O apoio dos meus filhos tem sido fundamental para eu me sentir seguro e forte, pronto para me tratar com a cannabismedicinal. Meu objetivo é contribuir para que que ela seja gratuita e acessível a quem precisar.

Ibaneis Rocha – Avanço para a saúde do DF: casos de dengue despencam. Parabenizo os agentes de vigilância pela atuação na fiscalização dos focos e ações pontuais em cada região.

André Trigueiro – Lula dedicou quatro dos 15 minutos do discurso na ONU ao meio ambiente. Na plateia, os presidentes da Câmara e do Senado aplaudiram.

Leia também