Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

As ideologias se confundem

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O cenário agora é outro e o quadro está definido. Não adiantam hoje os comentários sobre quem está com quem. A base aliada tem o deputado federal Laércio Oliveira (PP), como o pré-candidato ao Senado sem mudanças e recuos. O MDB, tendo à frente o ex-governador Jackson Barreto, se conciliou com Rogério Carvalho (PT), indicou o vice de sua chapa, Sérgio Gama, e estará na coordenação da campanha de Lula em Sergipe, assim como ao lado dos candidatos majoritários, trabalhando para elegê-los, combatendo, naturalmente, a base aliada, na qual esteve desde a sua fundação. É claro que, a partir de agora, não será estranho ouvir que petistas e membros do PSB estejam com JB, ou qualquer dos seus aliados, porque é a realidade dessa nova aliança.

As composições, por mais rígidas que sejam, não têm força para reunir membros de uma ideologia sem divergências, inclusive porque a ação política não pode fechar com posições unânimes, em razão de interesses pessoais que se contradizem e até agridem ao pensamento mais rígido de qualquer conglomerado político. E isso começa com a necessidade de segurar o eleitor absolutamente independente da forma que pensa ou não. O próprio Lula abandona princípios da antiga rigidez esquerdista e se une à direita, a ponto de ter um representante dela como vice, exatamente para conquistar aliados e eleitores de todos os lados. O pleito não tem como regra posições ideológicas, mas conquistar votos de todos os lados, independente de como o eleitor pensa.

Nem Lula na disputa pela Presidência e nem Rogério como candidato a governador de Sergipe recusam voto de bolsonaristas. Já a recíproca não é verdadeira, porque a direita radical não vota na esquerda vulnerável. O discurso revela isso e muitos que estão com Bolsonaro dizem que vai reelegê-lo para derrotar o PT e o fazem com plena convicção de que estão defendendo um Brasil melhor, apesar da fotografia que se revela da atual situação do País. A base aliada, que JB trocou pelo PT, desde sempre manteve posição diversa em relação ao sentimento ideológico. Tanto que sempre contou com integrantes de partidos diversos, sem cobrar posições iguais. E é tanto que lá acomoda bolsonaristas, mas tem um grande número de lulistas, que não abre mão do voto ao ex-presidente para reassumir o Planalto.

E isso, anotem, fará com que Lula tenha um discurso brando, no dia 16 de agosto, em Sergipe, para não perder os votos daquele que o apoiam e votam nele no bloco adversário. As decisões políticas não têm regras e ninguém segura a exclusividade de uma candidatura, independente da sua corta partidária.

Luciano com Laércio

O presidente da Alese, Luciano Bispo (PSD), que sempre esteve aliado a Jackson Barreto, disse que é homem de grupo e apoia o deputado federal Laércio Oliveira para o Senado.

*** Foi uma decisão natural, porque Laércio se tornou o candidato da base aliada, à qual ele também integra.

Convite para vice

O pré-candidato a governador pelo PSD, Fábio Mitidieri, teve uma conversa ontem com a empresária Danuza Silva, esposa do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), e a convidou para ser sua vice.

*** Não foi à primeira vez que os dois conversaram sobre a candidatura a vice, mas não houve definição imediata. Outras conversas vão acontecer e a decisão sairá antes da convenção, dia 05 de agosto.

Produção de camarão

O pré-candidato a governador pelo PSD, Fábio Mitidieri, diz que quem gera empregos precisa de apoio e condições favoráveis para ampliar os negócios e avançar ainda mais.

*** – E é o que vamos fazer com os produtores de camarão, oferecendo linhas de crédito, suporte técnico e investimentos no setor, disse.

Sérgio Gama retorna

O pré-candidato a vice-governador de Rogério Carvalho (PT), Sérgio Gama, retorna amanhã de Miami e inicia contatos diretos com o grupo para discutir posições.

*** Sérgio participa de disputa política pela primeira vez, mas tem como assessor o pai, ex-prefeito João Augusto Gama, que está atuando juntos aos novos aliados.

Sem qualquer reação

O PT em Sergipe recebeu sem qualquer contestação o ex-governador Jackson Barreto (MDB). Segundo o presidente do partido em Sergipe, deputado federal João Daniel, candidato à reeleição, JB fortalece todo o bloco.

*** João Daniel disse que o PT está trabalhando agora para consolidar a vinda do Psol, para integrar a aliança com o partido.

Psol já definido

Candidato ao Senado pelo Psol, o advogado Henri Clay disse que o partido tem candidata à governadora, Niully Campos e, ao lado da Rede e do PCB, faz uma campanha intensa.

*** Não fará composição com o PT em razão da presença de Valadares Filho como candidato a senador. Clay diz ainda que é “a única candidatura progressista em Sergipe, porque jamais apoiamos o golpe e nem Bolsonaro”.

Voltar pra casa

O pré-candidato a governador pelo PT, senador Rogério Carvalho, disse ontem que “retomar a aliança com o MDB, através de Jackson Barreto, é a volta de um grupo que trouxe grandes avanços pra Sergipe”.

*** – Juntos, no palanque do presidente Lula, estamos em casa! E quem quiser voltar pra casa também, estamos de braços abertos!

Marcos acha confuso

O empresário Marcos Franco (MDB) vai reunir o seu grupo na terça-feira (ou quarta) para discutir o novo cenário político e adotar uma posição sobre composição com o PT.

*** Marcos acha que ainda está confuso e que não é definitivo: “não está cem por cento concretizado esse entendimento”.

Ainda sem definição

O deputado federal Fábio Henrique (UB) mantém trabalho intenso em todo o Estado, com o objetivo de reeleger-se. Acha que a campanha está boa.

*** Para governador, entretanto, Fábio diz que está conversando muito com aliados, mas ainda não foi definido um nome.

*** Fábio diz, entretanto, que todos os candidatos são competitivos e vai divulgar o seu candidato ao Governo assim que tiver uma posição definida.

Clóvis e reunião

O empresário Clóvis Silveira adiou reunião que faria com o seu grupo ontem para avisar a sua posição nas eleições de outubro.

*** Segundo Clóvis, em razão de faltar concretizar alguns detalhes, a reunião foi transferida para esta quinta-feira.

*** Clóvis quer definir posição no MDB e tem formadas duas chapas para deputados estadual e federal pelo partido, caso permaneça lá.

Valmir e candidatura

O Patriotas não tem “Plano B” e deixa claro que a vereadora Emilia Corrêa está muito animada em ser a vice de Valmir de Francisquinho, pré-candidato a governador pelo PL.

*** Circula especulações de que se Valmir não for candidato, apoia Emília para disputar o Governo.

*** Isso não existe! Francisquinho tem certeza que disputará o mandato, porque até agora o acórdão do TSE não foi publicado, “e se não foi estou elegível”.

*** = A convenção está confirmada para o dia 5 de agosto e o PL vai homologar o nosso nome para Governo, disse.

Giro pelas redes sociais

Revista Fórum – Candidata pelo PL, partido de Bolsonaro, médica oferece atendimento gratuito em troca de votos.

André Spigariol – Saindo do Congresso, Ciro Nogueira concedeu entrevista e criticou o toma lá dá cá em governos do PT e os prejuízos bilionários às estatais.

O Antagonista – É intolerável o presidente repetir asneiras sobre a vacinação e ser aplaudido de pé no Conselho Federal de Medicina, escreve Carlos Graieb.

Revista Fórum – Delegado bolsonarista posta vídeo armado e abrindo fogo para dizer que vai às ruas no 07 de setembro; polícia investiga.

Globo Política – Ciro diz que ‘não há caminho’ para apoio a Lula, nem em eventual segundo turno contra Bolsonaro.

Band Jornalismo – O MDB, em aliança com PSDB e Cidadania, oficializou a candidatura de Simone Tebet ao Planalto.

Papa Francisco – Rezar juntos, auxiliar juntos, partilhar histórias de vida, alegrias e lutas comuns, abre a porta à obra reconciliadora de Deus.

Sérgio Moro – Uma luz de Justiça. Vale a pena lutar por ela e nunca desistir. Nunca houve, por óbvio, qualquer manobra ou ardil, como reconhecido pela Justiça.

Leia também