Aracaju, 16 de junho de 2024
Search

As mentiras fazem o vencedor?

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Algumas decisões expostas tomam conta de um amontoado de bobagens na cidade. Ontem, pelo menos duas delas mexeram com Aracaju. Geralmente as mais problemáticas e que sinalizaram para fake news, sem o menor sentido. Ao acordar, às informações que recebi foram que o provável pré-candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto, teria concedido uma entrevista em que declarava que disputaria a Prefeitura de Aracaju e não tinha quem o impedisse. Sinceramente procurei posições contrárias ao que falou Luiz e não encontrei. Mas tinha que existir, porque a indicação do nome de Luiz Roberto para disputar a Prefeitura teria que ser o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

A falta de resposta me foi estranha – estranhíssima – e passei a imaginar, naturalmente, que estava tudo definido e Roberto cumpriu apenas o que fora tratado na noite anterior, com o seu grupo e o próprio prefeito: “diga que é candidato e não há quem impeça”. Teria sido a falsa ordem? Não publiquei nenhum dos comentários, porque naturalmente vinha-me à cabeça, o que parecia natural: seria a realização de um encontro amplo da mais alta culpa e a decisão passada a Luiz Roberto fora que ele dissesse ser irreversível a decisão de disputar a Prefeitura de Aracaju. E foi isso que ele teria disto, sem que houvesse nenhum desmentido dos prováveis indicadores, Luiz Mitidieri e Edvaldo Nogueira. O que se revertia numa confirmação…

Por volta das 18 horas resolvi telefonar-lhe. Expus todas as minhas dúvidas e ele respondeu o que seria o normal: “disse apenas que era pré-candidato e convoquei apoio de todos, sem impor condições para a candidatura, inclusive porque seria decisão de Edvaldo Nogueira. Desmentiu os precipitados, lamentou a forma que usam os seus oposicionistas para desqualificarem o concorrente”. Foi exatamente o que pensamos e o achei coerente com a sua posição, dentro do mínimo que pede o comportamento político ético. Luiz Roberto pode ser candidato, mas só se o bloco o aceitar como indicado de Edvaldo Nogueira.

Lançamento cria rebu

O secretário Luiz Roberto (PDT) pré-candidato a prefeito de Aracaju disse, ontem, que pretendia disputar o mandato, mas com o apoio de todos os partidos do grupo, dentro de uma estrutura de unidade.

*** O seu desejo é contar com membros da base aliada, integrantes de todas as siglas e novos e filiados inclusive de outros partidos.

*** – Quero ser analisado pelo grupo e o indicado se for o melhor, assim como aconteceu com Fábio Mitidieri.

Yandra na TV

Outro nome que vem sendo bem aclamado para ser prefeita de Aracaju é o da deputada federal Yandra Moura (União). Tem feito um trabalho importante em defesa das crianças e das mulheres.

*** O trabalho dela tem mostrado que agrada, tanto que vai comandar o programa “Y” na TV-Record (Atalaia).

Fábio acha cedo

Já o governador Fábio Mitidieri (PSD) insistiu em entrevista que a escolha do candidato a prefeito dever ser marcada para depois do carnaval.

*** Mitidieri não fala sobre preferências, e sugere que quem deseja disputar a Prefeitura que procure o eleitor e se coloque à sua disposição.

Movimento de fusão

O movimento mexe com a fusão do PTB e o Patriota, que passar a ter o número 25 e tem a denominação de Partido Renovação Democrático. O ato ocorreu ontem pela manhã no TSE.

*** A vereadora Emília Correa é o nome mais forte para comandar o partido, que só terá registro oficial dentro de mais uma semana.

*** Um detalhe, filiados do PTB ligados a Roberto Jefferson não foram aceitos pela Fusão e ficaram em situação complicada.

Marcio e posição

O ministro Marcio Macedo (PT) explicou, ontem, como “continuo defendendo o repúdio à ditadura e ao ataque à democracia, além do respeito às minorias e às diversidades”.

*** – Assim seguiremos, por um Brasil no rumo certo, disse.

*** Certamente Marcio foi acusado de ter sido acusado de defender a ditadura por um dos seus adversários.

Oposição radical

Pela primeira vez percebe-se que há uma oposição radical no Partido dos Trabalhadores em um movimento para as eleições municipais.

*** Superou mesmo a posição de Marcio Macedo em 20, quando tentou disputar a Prefeitura dentro de um grupo em que também integrava o PT.

*** A vitória de Lula e a necessidade de composições, fez com que lideranças de oposição entendessem a necessidade de um entendimento amplo.

Candisse circula

A apresentadora Candisse Carvalho (PT) tem circulado por bairros de Aracaju e aproveitando para brincar com eleitores e forçar abraços e beijos nas senhoras.

*** Percebe-se a sua inexperiência, mas, fica clara a sua disposição de conquistar votos.

*** O maior problema de Candisse é que ela não tem grupo formado dentro do seu próprio partido.

PSDB anda solto

Dificuldade grande entre a fusão do PSDB e Cidadania, que desanima os filiados e até mesmo quem pensa em disputar mandatos de prefeito ou vereador.

*** O partido não se mobiliza, não forma grupos, não convida candidatos e está perdido entre a opinião de duas ou três lideranças que administram o partido.

PT movimenta Tabuleiro

Segundo comentário de Guinalba, “O PT e os partidos aliados ao governo já movimentam o tabuleiro político de olho nas eleições de 2024”.

*** Disse que “o que o PT está mais flexível na costura de alianças, mas que espera ter candidaturas competitivas em dez capitais. Por isso, o presidente Lula vai participar mais ativamente”.

*** As dez capitais não incluem Aracaju

Giro pelas redes sociais

Rodrigo Valadares – Lula diz que Brasil vive crise de arrecadação ‘engraçada’. Me pergunto se ele vivendo no mesmo país que os brasileiros. Alguém avisa ao pai dos pobres que crise não é piada!

Diogo Maynard – O nazi-lulismo, partidário dos assassinos, estupradores e sequestradores do Hamas, tomou conta da Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional

Tenente Edgard – A lacração é a arma dos imbecis e desprovidos de argumentos, o problema é que poucas pessoas têm coragem de combater, por isso os imbecis ainda conseguem espaço.

Metrópoles – Governo paga R$ 196 milhões sem licitação a empresa de réu por desvios. Governo federal celebrou seis contratos sem licitação com a LCM Construção e Comércio para obras do DNIT.

Lilla – Será que eu posso faltar aula hoje e justificar com: se eu tiver que sair e ver pessoas talvez eu chore ou talvez eu m4t3.

Ricardo Noblat – O fascista Javier Milei, que disputa a presidência da Argentina, insultou o presidente Lula, a quem chamou de “corrupto” e “comunista”, e falou que romperá relações diplomáticas com o Brasil, caso supere o peronista Sergio Massa.

Revista Fórum – Flávio Dino vai pra cima de Israel e defende soberania do Brasil e autoridade da PF.

Valor Econômico – Em carta, mais de 100 economistas dizem que vitória de Milei causaria ‘devastação’ na Argentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também