Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Atual papel da imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

É preciso que se faça uma reflexão sobre o atual papel da imprensa, depois que ela tem a concorrência natural dos grupos, sites e jornais virtuais. Não é fácil divulgar um fato e, imediatamente suportar contestação legítima de quem está fixado nos grupos para criticá-la imediatamente. A impressão é que não faz mais sentido cursar jornalismo, já que a informação pode vir de todos os lados, cada um dando a versão que satisfaz ao seu ponto de vista. E fica clara a disputa política entre quem está no Governo e aqueles que não conseguiram chegar lá e optaram, corretamente, em fazer oposição. A notícia tem versões diversas e fica difícil para quem participa dessa geleia geral não ser chamado de vendido, fascista, corrupto, venal, bajulador e tantos outros insultos que inundam a internet.

A princípio há equívoco com a vaidade de alguns integrantes da imprensa, porque muitos se julgam ‘autoridade’ e, com arrogância, se sentem no direito de ‘baixar o pau’ em quem se imagina do outro lado. E ninguém está acima da lei, nem dos bons costumes e muito menos na responsabilidade da análise que se capta de um fato em circulação. A impressão é que o jornalista, radialista, comentarista de uma forma em geral e analistas das áreas esportivas, econômica, policial e política, têm que estar contra os fatos reais, para passar a impressão de independentes. Lógico que o papel da imprensa é informar erros e acertos sem deixar passar apoio irrestrito a uma coisa ou outra. Todos erram e acertam. E por que divulgar apenas um coisa ou outra e não as duas?

Falando agora na primeira pessoa, quando cheguei a Sergipe uma das primeiras manchetes que publiquei era contra mim. Um deputado estadual subiu na tribuna e fez um discurso longo em que me chamava de “corrupto, vendido, marginal e tudo o mais que ele me avaliava”. A manchete principal foi exatamente isso, escrita por mim e sem resposta. Surpreendeu a leitores e colegas, mas eu dizia que da forma que publico notícias contra outros, também o fazia quando o fato era contra mim. Ainda hoje mantenho esse hábito e em razão disso posso admitir que ninguém está acima da informação quando ela é verdadeira. Enfim: há necessidade de humildade e, acima de tudo, reconhecer que como cidadão é normal que assuma responsabilidades. Imune, basta muitos daqueles que deveriam viver na cadeia.

Fábio sobre André

O governador Fábio Mitidieri (PSD), em entrevista ao programa de Carlos Focca, confirmou permanência do delegado André David na 2ªDM.

*** Fábio disse que tinha grande respeito pelo trabalho de André David, porque não vê motivo para ele sair e acrescenta que ele tem respaldo da sociedade.

Índole do delegado

Fábio disse ainda que não tem nenhuma preocupação sobre a índole do delegado André David, mas, da mesma forma, não corroboro com nenhum pensamento homofóbico e, nessa questão de gênero e tenho uma linha muito clara sobre esse tipo de conduta.

*** – Tenho certeza que também não é a posição do meu Governo e nem da Polícia. O que a gente precisa é investigar independente de qualquer coisa é se o crime foi cometido, disse.

Edvaldo ouvirá a todos

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) disse ontem que a discussão sobre o processo sucessório está bem, com todo mundo se colocando pela unidade do bloco.

*** Edvaldo disse que o PDT tem candidato – Luiz Roberto – mas, como coordenador do processo de escolha, vai ouvir todo mundo com o objetivo de manter o consenso em torno da candidatura a prefeito.

Zezinho não será

Filiados ao novo PSB em Sergipe sonham em ver o vice-governador Zezinho Sobral, presidente regional do partido, disputando a Prefeitura de Aracaju.

*** Mas isso ainda não foi discutido e provavelmente não será dentro da sigla, como informa um membro da cúpula do partido.

Rogério atende aliados

O senador Rogério Carvalho (PT), durante toda a semana, atendeu muita gente na sede do PT, em Aracaju, inclusive petistas do interior do Estado.

*** Resultado da reunião que petistas chateados promoveram na cidade de Estância, onde reclamaram da falta de atenção.

Candidatura petista

Durante as conversas, Rogério Carvalho confirmou a pré-candidatura de sua mulher, Candisse, à Prefeitura de Aracaju, admitindo que ela terá chance de ser indicada pelo partido.

*** O zum-zum-zum em Aracaju é que a ex-vice-governadora Eliane Aquino não será mais candidata, entretanto a informação de Brasília é de que Eliane quer disputar o mandato.

Partido é que decide

A decisão da candidatura do PT em Sergipe sairá da conversa que o presidente Lula terá em março com o senador Rogério Carvalho, o deputado federal João Daniel e o ministro Márcio Macedo.

*** Mesmo assim, em caso de Eliane decidir pela candidatura, terá que se submeter, ao lado de Candisse, a um decisão do PT em Aracaju.

Vitória por WxO

As eleições em Glória estão frias, porque não tem oposição. A prefeita Luana Oliveira (PSD) pode se reeleita disputando sozinha o mandato, o que ganharia por WxO.

*** O ex-deputado estadual Jairo de Glória (PP) vê possibilidade de disputar as eleições de agora e aguardar outro momento que seria em 2026, ou até mesmo 2028.

*** Mas o vereador Alex Pintado demonstra interesse em candidatar-se a prefeito, ainda chateado porque foi dispensado do grupo de Luana.

Alerta de Narciso

O radialista Narciso Machado posta: “em Sergipe, um verdadeiro ‘gabinete do ódio’ está em ação e não é de direita. Culpam a imprensa por tudo, nos impõe a veste de vendidos”.

*** – Comigo não cola! Marina Silva, Eduardo Campos e outros já sentiram a força dos maniqueístas. Não me intimidam! Isso é um alerta…

Nomes que permanecem

Segundo uma liderança importantes da base aliada, dos cinco prováveis nomes que estão à disposição da base aliada para disputar a Prefeitura, apenas dois ficam até o final.

*** Seriam o secretário Luiz Roberto (PDT) e a deputada federal Yandra Moura (UB). Um dos demais deve aceitar o convite para formar integrar a chapa como vice.

Fabiano em conversas

O vereador Fabiano Oliveira é o nome do PP para disputar a Prefeitura de Aracaju. Disse ontem que está caminhando muito “tanto politicamente, quanto escutando a população”.

*** De 05 a 08 de fevereiro Fabiano estará em Brasília para encontros com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar da candidatura.

Giro pelas redes sociais

Lauro Jardim – Depois de um fim de semana sem tragédias por causa das chuvas, governador do Rio voltará a Orlando (EUA).

Roberto Requião – Positiva a retomada da refinaria Abreu e Lima. Agora se espera preço correto, fiscalização dura e fim da corrupção!

GloboNews – Governo federal lança plano para impulsionar indústria com linhas de crédito e subsídios públicos. Programa prevê R$ 300 bilhões em investimentos até 2026.

Radar (Veja) – Partido Novo quer barrar “linha direta” entre TSE e Anatel para bloquear sites em tempo real durante as eleições.

Pedro Ronche – Marco Feliciano, que pagou R$ 157 mil num tratamento dentário e pediu reembolso à Câmara, é contra imposto no salário de pastores.

Folha – Reforma dobra tributação do saneamento, e conta de água vai subir. Setor agora trabalha para mitigar mudança e impedir que atraso no aumento da tarifa leve à retração de investimentos (Folha).

Relatório Reservado – O troca-troca partidário já está na mira da ministra Cármen Lucia, que assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral em junho.

Helder Maldonado – Se Celso Daniel, Adelio Bispo e Lei Rouanet entram nos trending topics é sinal de que vem denúncia pesada contra o bolsonarismo até o fim do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também