Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Belivaldo não será candidato a prefeito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O ex-governador Belivaldo Chagas, presidente regional do PSD, foi à casa de Marival Santana (UB), que também pretende disputar a Prefeitura de Simão Dias, e lhe fez uma surpresa, depois de alguns poucos minutos de conversa avisou: “amigo, estou fora”! Marival levantou as sobrancelhas, mostrou uma certa incredibilidade, mas continuou ouvindo a Belivaldo: “não sou mais candidato a prefeito, vou lhe apoiar, mas o PSD lança o vice”, e ponto final. O encontro aconteceu no final de semana e o papo definitivo se deu com a decisão do ex-governador em ficar fora do pleito, mas sem deixar de participar de toda a campanha do PSD no Estado, apoiando filiados que sejam candidatos ou aliados que fizeram acordos. Belivaldo e Marival tinham compromisso fechado de que se um fosse disputar a Prefeitura o outro apoiaria. Agora está decidido.

Depois dos quatro anos que esteve à frente do Governo do Estado, Belivaldo Chagas se animou para candidatar-se a prefeito de Simão Dias, mas depois sentiu que precisava passar alguns meses sem mandato, mas sem abandonar seus compromissos políticos. Alguns amigos o aconselhavam a ficar fora do pleito municipal e depois de repensar decidiu por apoiar Marival à Prefeitura, trabalhar por sua eleição e ajudar a desenvolver Simão Dias, cidade em que nasceu, se criou e trabalhou por ela tanto como deputado estadual, vice-governador e quando esteve à frente do Executivo. Belivaldo pensa em 2026? Vai discutir isso em 2025 para avaliar a possibilidade que pintar como real. Sexta-feira próxima ele e Marival darão entrevista a radio de Simão Dias, para um relato do que o fez desistir da candidatar-se a prefeito.

Belivaldo já comunicou o fato ao governador Fábio Mitidieri e hoje terá encontro com ele para falar sobre a desistência. Aproveita e participa da filiação da delegada Daniele Garcia ao MDB e também explicará a aliados as razões de sua decisão, mas mostrará disposição de se dedicar ao PSD, como presidente regional do partido, e se preparar para participar da campanha em todo o Estado, inclusive opinando sobre o melhor nome para pré-candidato a prefeito de Aracaju da base aliada.

IA e fake news

Candidatos a prefeito e a vereador devem ficar atentos para o pleito deste ano. O TSE já está estudando regras para inteligência artificial e fake news nas eleições municipais deste ano.

*** Ainda não há qualquer decisão, e o TSE está recebendo sugestões para avaliação pela relatora e em seguida, vai adotar normas analisadas em plenário.

Fábio e Educação

O governador Fábio Mitidieri (PSD) admitiu que seu Governo faz muita entrega na área da Educação: “trabalhamos com investimento e sabemos utilizar o orçamento”.

*** Fábio destacou a entrega de 30 novas obras em 2023, além do programa Acolher, a Escola Destaque e Nota 10.

*** – Ainda na área de educação, assinamos o Ameei para construir 75 creche e R$64 milhões já estão depositados em conta. Isso é compromisso com os alunos!

*** Concluiu dizendo: “tenho pressa de fazer o Estado crescer e fazer valer a confiança no meu mandato”.

Trabalhos na Alese

A Assembleia Legislativa deve iniciar os trabalhos dia 02 de fevereiro, mas como se trata de uma sexta-feira, deve acontecer na segunda-feira.

*** O governador Fábio Mitidieri deve comparecer à abertura para ler a mensagem do Governo, em que pode fazer retrospectiva do ano anterior e anunciar novos projetos.

Filiação de Daniele

O presidente regional do MDB em Sergipe, senador Alessandro Vieira, disse que o ato de filiação ao partido acontece hoje pela manhã.

*** Segundo Alessandro, Daniele coloca o nome à disposição como pré-candidata à prefeitura de Aracaju

*** – Vejo Daniele como o melhor nome, mas ainda teremos muito debate sobre o tema e a definição se dará adiante, disse.

Depois de conversa

A fonte petista também disse que Lula só virá a Aracaju depois de conversar com o senador Rogério Carvalho, o ministro Marcio Macedo, o deputado João Daniel e a própria Eliane Aquino em Brasília.

*** Só depois dessa conversa é que o presidente Lula virá a Aracaju, com o objetivo de promover a unidade petista, que está desgastada em Sergipe.

Candisse disposta

Candisse Carvalho (PT), entretanto, mantém o diálogo com as bases do partido e faz visita a bairros, deixando claro que seu nome estará à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Aracaju.

*** Como há uma desunião no PT em Sergipe é natural que qualquer um petista que colocar seu nome como pré-candidato, encontra barreiras internas.

Maravilha a vereador

A Família Maravilha tentará ampliar sua base eleitoral em Aracaju, através de Maurício Maravilha, atual secretário de obras de Umbaúba.

*** Irmão do deputado estadual Pato Maravilha, o nome de Maurício vem crescendo nos quatro cantos da capital, segundo informação de fonte bem avaliada.

PSB forma chapa

Um ex-deputado, sempre bem votado em Aracaju, trabalha na formação de uma chapa forte do PSB para a Câmara Municipal e já conta com nomes que têm bom acesso ao eleitorado da Capital.

*** Esse trabalho tem o apoio do presidente municipal do PSB em Aracaju, Cláudio Mitidieri, que vai apoiar o candidato a prefeito da Capital que for endossado pelo governador Fábio Mitidieri.

PL lança candidato

O presidente regional do PL, Edvan Amorim, disse ontem que ainda não tratou sobre candidatura a prefeito de Aracaju, com seus aliados: “essa conversa se dará em março”.

*** Disse que está analisando todas as possibilidades para lançamento de pré-candidato, “mas isso sem pressa”.

*** Amorim afirmou que a nacional quer candidatura própria e o partido não poderá ficar fora da disputa.

Carminha já definida

A deputada Carminha Paiva (Republicanos) tem sua pré-candidatura à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro definida. Segundo uma liderança do município, “isso muda o cenário da eleição”.

*** O atual prefeito, Padre Inaldo, vai anunciar oficialmente a candidatura de Carminha ao grupo, já no início de fevereiro.

Temperatura alta

Sergipe está com temperatura acima da média e com sensação de um calor beirando aos 40º. A previsão de chuvas, como ocorre em Salvador, mas ainda não há sinais.

*** Ontem, na cidade de Poço Verde, os termômetros marcaram 42º, segundo informou o senador Laércio Oliveira. A previsão para hoje é de pancadas esparsas.

Giro pelas redes sociais

Metrópoles – Domingos Brazão, conselheiro do TCRJ: “Não mandei matar a Marielle. A PF está me fazendo sangrar” Político diz, em entrevista que citações ao seu nome são tentativas de ocultar autores reais do assassinato de Marielle.

CNN Brasil – O vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve trocar o Republicanos pelo PL e assumir o comando do diretório carioca da sigla.

Globo News – A nova política industrial lançada pelo governo federal vai funcionar através de três linhas de crédito, totalizando R$ 300 bilhões em financiamentos.

Carlos Britto – O silêncio nu em pelo. Tanto quanto a solidão nua da cabeça aos pés, ambos só reclamam de frio quando o tempo é de geada nos corações.

Osmar Terra – O tempo começa a tirar o véu dos erros na Condução da COVID nos EUA, que não foi diferente em muitos lugares…!

Wellington Arruda – Caso difícil de lidar: Homem casado engravida empregada doméstica que trabalha na casa da amante.

CNN Brasil – Um homem que estava pendurado em fios de alta tensão foi socorrido pelos bombeiros depois de ter sido jogado de uma ponte por sequestradores.

TV-Cultura – Covid-19: nova variante JN1 é encontrada no Brasil; médicos pedem vacinação de crianças. A nova mutação já tinha sido identificada nos Estados Unidos, no Canadá e em países da Europa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também