Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
A maioria dos partidos que já exibiram os seus filiados, tanto para disputa dos mandatos estadual e federal, revela ânimo em ter conseguido uma formação de chapa, mesmo que boa parte não tenha atingido o número limite de cada uma delas, o que não é exigido pela legislação, mas reduz a capacidade de eleger o maior número possível de representantes nas casas legislativas. Algumas siglas ainda não divulgaram todos os nomes e aguardam alguns deles como “carta na manga”, para momentos essenciais e mais complicados. Ninguém duvide, haverá surpresas sim.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ainda não exibiu o registro de nenhum dos novos membros. Está em questão aberta pela Direção Nacional do partido, porque ainda está em prazo de contestação. O empresário Clóvis Silveira, ao lado do senador Rogério Carvalho (PT), candidato a governador pelo partido, lutam para que seja cumprida a intervenção e a legenda fique próxima ao PT. Não tanto pelos votos que detém, mas pelo tempo que expõe na mídia, o que favorece de todas as formas à composição ainda em formação.
O ex-governador Jackson Barreto manteve-se no MDB e anuncia sua candidatura ao Senado, não ao lado do empresário Clóvis Silveira, mas com o seu bloco partidário, além de arrogar o comando da sigla, que por várias vezes esteve sob sua Presidência. Há certo tumulto em relação a quem fica ou não com o “velho MDB de lutas”.
Mas, para tentar chegar a uma dedução ser rodeios, a coluna conversou, por telefone, com o líder do MDB na Câmara Federal, deputado Isnaldo Bulhões e ouviu dele que a intervenção do partido em Sergipe era pacífica, com o objetivo de colocar a legenda em ordem, sem atingir a ninguém. Fez elogios aos ex-presidentes da sigla no Estado, deputado federal Fábio Reis. Disse que a decisão sobre o comando do MDB será conhecida nos meses de julho a agosto, quando o partido vai tratar da formação de suas chapas e apoio.
Lembrou que o partido tem construído grandes lideranças, como a do ex-governador Jackson Barreto e acrescentou que vai reconvocar alguns aliados que deixaram o MDB para retornar e manter o partido crescente. Isnaldo insistiu que a intervenção é pacífica e que tem muitas águas a rolar em relação à candidatura ao Senado e outros mandatos importantes. Mantém que o partido deseja que haja um entendimento amplo, para que se mantenha forte no Estado.
Ainda em confusão
O MDB está aguardando a decisão nacional para adotar a decisão de quem fica ou não no partido, depois que houve a intervenção.
*** Só saiu do MDB neste momento aqueles que são candidatos nas eleições deste ano e que tiveram de buscar outra sigla em razão da janela.
*** Um detalhe: A direção nacional interveio em Sergipe e até amanhã nomeia uma Comissão provisória que vai indicar quem comandará o MDB em Sergipe.
Sobre declaração
Segundo Jackson Barreto, segunda-feira pela manhã o líder do MDB na Câmara Federal, deputado Isnaldo Bulhões, perguntou-lhe se precisava de uma declaração dele de que JB se mantivesse no MDB e ter o seu comando em Sergipe.
*** JB lembrou que ainda não há nome designado para cuidar do MDB.
*** Jackson disse que vai organizar o partido e até pediu para não ser perguntado se disputaria vaga na Câmara Federal: “definitivamente sou candidato ao Senado pelo MDB”, disse.
Rogério e Marcos
O ex-deputado federal Marcos Franco (MDB) disse que até o momento não houve mudanças na situação do seu partido, mas acredita que na próxima semana alguma coisa vai surgir.
*** O senador Rogério Carvalho, candidato a governador pelo PT, agendou uma conversa com o ex-deputado Marcos Franco na próxima semana. Está tudo certo.
*** Marcos antecipa que seu grupo será independente em relação à chapa majoritária, e tudo vai depender da recíproca.
Dorinha é federal
Dorinha do Queijo, Sertanejo Original será candidato a deputado federal pelo Patriota e já começa a circular em cidades do interior. Dorinha e compositor e tem atuação cultural forte.
*** Muitos amigos estão cobrando de Dorinha à candidatura já há algum tempo, exatamente pelo trabalho que ele realiza em favor das mulheres e do sertanejo.
*** Alguns nomes do alto escalão de Sergipe incentivam a candidatura de Dorinha e ele está muito animado com a receptividade do seu nome.
Linda na Alese
A vereadora Linda Brasil, candidata a deputada estadual pelo Psol, pode ser eleita com votação surpreendente. Tanto pelo trabalho que realiza como por ser transexual, lutar por direitos e superar preconceitos.
*** Segundo um integrante do partido, ela tem mais chances do que o professor Iran Barbosa, que trocou o PT pelo Psol.
Títulos de jovens
O vereador Breno Garibaldi sugere “Se ligue que massa: em março, segundo o TSE, mais de 01 milhão de jovens entre 16 e 17 anos, tiraram seus títulos de eleitor”.
*** – Fico bem feliz em ver a juventude engajada e querendo fazer parte da mudança. Já tirou o seu? Entra lá no site do tribunal e bora nessa!
Eduardo nos bastidores
O ex-senador Eduardo Amorim filiou-se ao PL, mas tem trabalhado nos bastidores e conversado pouco com os novos aliado. Aliás, muita gente não tem informação do partido que ele se filiou.
*** Eduardo, entretanto, já deixou claro para os aliados de que pretende disputar o Senado e que vai levar adiante esse seu projeto dentro da legenda.
*** Eduardo ficou muito magoado pela forma como o PSDB foi retirado do seu comando, inclusive porque tinha projeto de disputar pela sigla.
Marcio não assume
O ex-deputado federal Marcio Macedo (PT) continua circulando pela Câmara à caça do mandato de Valdevan Noventa (PL), cassado pelo TSE.
*** Agora depende do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que faz birra porque Márcio é do PT.
*** Segundo informações de Brasília, Valdevan continua despachando na Câmara.
Rogério e alimentos
Segundo o senador Rogério Carvalho (PT), com grande parte do público segurança do presidente, crianças gritam para Bolsonaro baixar o valor da carne.
Segundo Rogério, “o povo brasileiro quer voltar a se alimentar bem. O Brasil lembra do tempo de do ex-presidente Lula, quando o país era feliz”.
Um giro pelas redes sociais
Tenente Edgard – Esses cantores que querem processar o presidente, só ficariam felizes se trechos das suas músicas fossem usados por maconheiros e traficantes.
Joyce Hallsselmann – Os mesmos que aplaudem a tortura realizada contra prisioneiros políticos no Brasil são, hoje, aqueles que não repudiam a matança da população civil ucraniana. Não condenar é apoiar.
Siba Machado – A quadrilha e o assalto ao OGU através do satânico Orçamento Secreto do Bolsonaro/Centrão com a participação do tal ‘relator’ do orçamento: Márcio Bittar.
Globo política – Dirigentes dos PSDB, MDB e União se reúnem para discutir candidatura única da ‘terceira via’.
Bia Kicis – O jurista Ives Gandra Martins Filho fala sobre o ativismo judicial e seu impacto negativo em nosso Brasil.
Fórum – Adriano Pires desiste da presidência da Petrobras: “conflito de interesses” Pires trabalhou no Congresso no ano passado pela aprovação da lei do gás, com artigos que eram do interesse das distribuidoras.
Diego Amorim – Acordei pensando em como vivemos num país onde políticos terão de gastar cinco bilhões de reais em 45 dias para fazer campanha.