Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Calma que o andor é de barro

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Repercutiu muito declarações do ex-governador Belivaldo Chagas – publicadas nesta coluna e no programa de Carlos Focca – sobre seu descontentamento com o prefeito Edvaldo Nogueira (PTB). Não é de hoje que Chagas tirou Edvaldo do seu radar e isso, de alguma forma, é uma pequena cisão no bloco, exatamente através de um ex-governador e um dos prováveis nomes para disputar a Prefeitura da Aracaju. Não é bom sinal e merece a ampliação do diálogo para que não aconteçam novas ações do tipo, já que há sinalização de que outras lideranças podem tomar o mesmo caminho, o que enfraquece o bloco e leva problemas sérios para as eleições estaduais de 2026, que precisará de muita habilidade para reconstituí-lo.

Belivaldo já bateu o martelo e vai permanecer em Simão Dias. Pode disputar ou não a Prefeitura do município, mas é de lá que ele continuará eleitor. Já o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) evita falar sobre sucessão com os aliados. Deseja fazê-lo mais adiante e isso também serve de observações políticas desastrosas, apesar de todos reconhecerem o seu trabalho à frente da Prefeitura durante toda sua gestão. De qualquer forma é um estilo diferente, porque dentro de mais dois anos, já fora do mandato mas atuando em algum órgão importante, Edvaldo vai disputar o Senado em 2026 e precisa da unidade desse bloco que hoje sinaliza que se afasta dele, mesmo que ele tenha alternativas no futuro.

As especulações vão fundo. Por exemplo: ontem, nos bastidores, circulou a informação de que, caso não tenha o seu provável candidato aprovado pelo bloco, Edvaldo pode se aliar à tendência petista liderada pelo senador Rogério Carvalho, que indicaria o vice do nome sugerido pelo prefeito. Seria apoiado para o Senado, porque Rogério tem dito que disputará o Governo em 2026. Teoricamente isso seria impossível, mas na política o inesperado pode acontecer… Aliás, essa questão tem sido revelada levemente nos segmentos políticos, embora não há sinais de consolidação, porque tudo vai depender do encontro da base aliada para decisão, que provavelmente aconteça depois do carnaval.

Visitas às Secretarias

O governador Fábio Mitidieri iniciou, ontem, rodada de visitas às secretarias de Estado. A primeira foi a Saúde, onde Mitidieri discutiu novas etapas do ‘Opera Sergipe’ e ‘Enxerga Sergipe’.

*** Ao dois programas são de cirurgias eletivas e oftalmológicas. Mitidieri acompanhou planejamento de ações da secretaria, o qual envolve prontuário eletrônico, telemedicina e ampliação de leitos.

Termo de Cooperação

Durante a visita à Saúde, foi assinado Termo de Cooperação técnica entre as secretarias da Saúde e da Educação para oferta de estágio na rede de saúde a alunos dos cursos técnicos na área.

*** Segundo Mitidieri, “comecei a visitar as secretarias pela Saúde, em razão da importância da pasta”, disse e acrescentou: Walter vem fazendo um trabalho sério, cumprindo muitas das ações do Plano de Governo”.

Diálogo e consenso

Recentemente o PSD completou 12 anos de existência. Demonstrando união e parceria entre seus correligionários, o governador Fábio Mitidieri recebeu a visita institucional do senador Ângelo Coronel e do deputado federal Diego Coronel, ambos do PSD/BA.

*** Durante visita, os políticos elogiaram o trabalho que Mitidieri vem fazendo a frente do Estado e reforçaram o diálogo e a construção de consenso entre filiados do partido.

Sérgio é candidato

Em Lagarto o grupo dos Reis já definiu que o candidato a prefeito será Sérgio Reis (PSD) e a sua tia, ex-deputada Goretti Reis tentará seu retorno à Assembleia.

*** Uma fonte bem avisada do grupo disse que isso já foi definido e admitiu que está “resolvido e bem resolvido”.

*** Sérgio inclusive visitou o ex-prefeito Valmir Monteiro – que está em recuperação – e lhe levou de presente uma santa.

Garibaldi à disposição

O deputado estadual Luiz Garibaldi (PDT) disse ontem que sempre teve pretensão de disputar a Prefeitura de Aracaju e o seu nome está à disposição.

*** Garibaldi tem circulado pelos bairros de Aracaju, conversando com o eleitorado e revela a sua pretensão de disputar o mandato.

*** Sabe, entretanto, que depende da indicação do seu bloco, que será feita pelo prefeito Edvaldo Nogueira, do seu partido.

Situação perde eleição?

Um deputado estadual, falou em off, disse que se não abrirem o diálogo sobre a sucessão municipal de Aracaju para fortalecer o consenso, “a situação perde a eleição”.

*** Há necessidade de que se faça já uma avaliação ampla dos nomes que estão em discussão, se chegue a um consenso, para não se ter uma decepção depois.

*** Acha que o grupo deve trabalhar unido, discutir tudo que for inconveniente agora para uma decisão final que provoque a unidade absoluta.

Grupo dos 15 apoia

A deputada federal Yandra Moura (União Brasil) tem o apoio do chamado Grupo dos 15, formado por vereadores, caso confirme a sua candidatura à prefeita de Aracaju.

*** Segundo um vereador do União Brasil o nome de Yandra deve ser lançado por um líder nacional do partido “no momento certo”.

*** Ainda não há nada confirmado, todos esperam a reunião de lançamento, mas podem se registrar discordâncias e divisão do grupo.

Grupo estranha

Petistas estranharam quando viram uma matéria publicada pelo “Realce”, anunciando que “Candisse Carvalho ganha força no PT para disputar Prefeitura de Aracaju. Partido ainda aguarda Eliane”.

*** Os integrantes do grupo se perguntavam se Candisse realmente era candidata e se mostraram surpresos porque ainda não foram informados.

Fala nos grupos

Em Capela, a vereadora Carla Alves fez um pronunciamento sobre o que publicam integrantes de grupos na internet, mostrando-se indignada.

*** Ela disse que o povo não tem o que fazer e fala do próprio agrupamento esculhambando os vereadores.

Giro pelas redes sociais

Kennedy Alencar – A imprensa brasileira continua com a ideia fixa de que todo mundo tem de chamar o Hamas de terrorista. Seria bom dizer que Israel está aterrorizando civis em Gaza.

Blog de Noblat – “O cheiro da morte está por toda parte agora”, diz médico Mahmoud Matar, chefe de cirurgia em um hospital de Gaza.

Samuel Pancher – “É o melhor lugar do mundo. O Brasil é uma terra abençoada, aqui não tem guerra”, diz brasileiro repatriado ao chegar ao país.

Estadão – Lula pede intervenção internacional em Gaza, libertação de reféns e trégua por crianças israelenses e palestinas.

Direto do Miolo – O humorista pernambucano “Natan Aqui” foi baleado por um homem enquanto realizava uma “pegadinha” em Recife/PE.

Metrópoles – “Se os homens decidiram lutar entre si, deixe-os lutar, mas deixem as mulheres e crianças em paz”, diz Putin sobre conflito no Oriente Médio.

Estadão – Ministério da Saúde gastou quase R$ 1 milhão em evento com dança erótica; cachê do grupo artístico foi de R$ 2 mil.

Noblat – O New York Times conversou com uma mulher que sobreviveu ao ataque com seu bebê. Ela diz que esperou 27 horas pela chegada de ajuda.

Leia também