Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Candidatos, o Natal e presentes

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Quando se imaginava que os festejos de Natal e Ano Novo teriam um recesso dos pré-candidatos às prefeituras de Aracaju e cidades do interior, começa a se surpreender com a mobilização de nomes que se dispõem a disputar mandatos. Um turbilhão de conversas, além de um trabalho intenso de marketing para sensibilizar o eleitor neste período, com a vasta distribuição de presentes, principalmente cestas básicas, algumas dentro do clima natalino. O ‘papai noel’ vai circular à vontade e presentear mesmo quem não lhe enviou ‘cartinhas’, com alguns prefeitos que disputam à reeleição esvaziando os cofres, com o pouco que já têm e o muito que esvaziaram. Esse será o último Natal e Ano Novo pré-eleitoral e a maioria que disputa a continuidade do mandato – com exceções, é claro – não vai se preocupar em esvaziar os cofres públicos para segurar eleitores e ampliá-los. Tudo muito triste…

Em Aracaju, o PDT definiu o seu pré-candidato: Luiz Roberto. Claro que também será o nome que o prefeito Edvaldo Nogueira vai colocar à mesa da base aliada, no próximo ano, para que seja o indicado. Como o governador Fábio Mitidieri (PSD) disse, durante entrevista a Carlos Focca, que “meu projeto político em Aracaju é caminhar ao lado de Edvaldo Nogueira”, conclui-se que Roberto terá apoio do bloco governista, já que a decisão final será do governador. Como conversas vão acontecer entre lideranças na base, para que se bata o martelo sobre o candidato de todos, muita coisa pode mudar e até provocar alguma ruptura em caso da negativa de um consenso, embora a fotografia 8×16 revele unidade em torno de Mitidieri, mesmo que não se registre opção unânime na indicação do candidato Luiz Roberto.

Outras lideranças da base aliada admitem que Roberto não consiga eleger-se prefeito, o que seria uma rejeição do bloco e demonstra necessidade de diálogo, principalmente do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), para que consiga atrair a todos e aprovar que seu indicado é o que tem melhores condições de dar continuidade a atual administração municipal. Outros nomes do grupo estão à disposição, mas não aparecem tanto quanto Roberto, que colocou o bloco nas ruas, através do próprio Edvaldo. Apesar disso, registram-se opiniões de que o segundo turno das eleições de 2024 acontecerá entre a vereadora Emília Correa e a deputada federal Yandra Moura, apesar de outros nomes continuarem na berlinda. Um fato que chama a atenção: A delegada Daniele Garcia vem sendo citada como o melhor nome para vice.

Movimento sucessório

Sobre o movimento atual de sucessão, neste momento, Fábio Mitidieri diz à coluna que 2024 chegando à política começa a esquentar.

*** – Todos os pré-candidatos estão lançados e começando a intensificar suas andanças. Tudo dentro do esperado.

*** – Quem se viabilizar junto à sociedade e ao agrupamento político, deve ser candidato realmente. Até lá, muita conversa e gastar sola de sapato, disse.

Agradecer a Deus

Mitidieri disse ainda que “quanto à economia, Sergipe vive um bom momento. Terminamos o ano com emprego em alta, salários em dia, obras estruturantes”.

*** Além de “programas importantes como Opera Sergipe, Primeiro Emprego, Acolher… Fora o turismo que passamos por uma revolução”.

*** – E 2024 a expectativa ainda é melhor por tudo aquilo que temos para realizar. Só tenho que agradecer a Deus e aos sergipanos pela confiança, disse.

Reúne secretariado

Fábio Mitidieri também diz que “vamos fazer reunião de secretariado ainda este ano, para rever as ações e programar o ano de 2024”.
*** Desfaz comentários sobre a Secretaria da Cultura e diz que lá “não haverá mudanças”.

Emília e as eleições

A vereadora Emília Correa, pré-candidata à prefeitura de Aracaju, disse ontem que o seu “partido hoje é o PRD (Partido da Renovação Democrática), fruto da fusão Patriota e PTB”, mas só no “ano que vem definiremos”.
*** Sobre o vice, Emília disse que “teremos o mesmo tempo”, e considerou que o vereador Ricardo Marques (Cidadania) “é um bom nome no cenário político e uma excelente opção”!
*** – Mas, neste momento, temos que aproveitar o período natalino para celebrar nosso aniversariante: Jesus.

Respeito à justiça

O senador Alessandro Vieira (MDB), sobre a questão do “Branco” e “Pardo” disse ontem que respeita a Justiça, o próprio relator reconheceu a validade do registro inicial, mas crê que os demais membros do TRE cometeram um equívoco.

*** – Vou buscar a correção disso com a mesma firmeza e tranquilidade que é a marca da minha vida, disse o senador.

*** Quanto a algum problema junto ao eleitorado, Alessandro deixa claro: ”não vejo nenhum prejuízo”.

Inaldo e Samuel

O prefeito padre Inaldo, de Socorro, admite entre seus aliados que não deveria ter abordado o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) em solenidade.

*** Inaldo está irritado porque Samuel Carvalho, candidato a prefeito de Socorro, diz que se um dia for eleito à Prefeitura prende o Padre Inaldo.

Sobre a abordagem

Na abordagem, Padre Inaldo pegou no braço de Samuel e lhe disse em tom ríspido: “faça sua campanha, mas não denigra o nome de ninguém”.

*** Concluiu dizendo: “você não sabe com quem está mexendo”. O deputado desceu do palanque e prestou queixa do que considerou ameaça.

Votação do orçamento

A Comissão de Economia e Orçamento Financeiro da Assembleia Legislativa reúne-se hoje para votar algumas emendas apresentadas por deputados ao orçamento para 2024.

*** A decisão é para agilizar o tempo de votação da sessão de quinta-feira quando será aprovado o orçamento e as eventuais emendas.

*** Os deputados pretendem concluir a sessão na quinta-feira, para entrarem em recesso.

Edvaldo decide por Luiz

A sensação da maioria das lideranças políticas, é de que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) já fechou com o nome do secretário Luiz Roberto para ser o candidato a prefeito de Aracaju.

*** O PDT já optou por Luiz, o que, automaticamente, deixa Edvaldo à vontade para sugerir o nome em reunião da base aliada que define o candidato.

Emília e Yandra

Mas, ‘alguma coisa acontece no coração’ de quem fará a escolha: tem gente na base que acha ruim a indicação de Roberto, porque acha que ele perde a eleição.

*** Três deles arriscam palpites semelhantes: acham que a disputa em segundo turno será entre Emília Corrêa e Yandra Moura.

Reparação de danos

O MPF quer reparação de danos à política de cotas para negros, em concursos para professor na Universidade Federal de Aracaju (UFS).

*** O órgão apurou que 41 vagas deixaram de ser destinadas a candidatos negros em certames de 2014 a 2019 na instituição de Sergipe.

Hospital do Amor

Rogério Carvalho (PT) diz que discutiu, ontem, junto ao Ministério da Saúde, estratégias de financiamento e aprimoramento do Hospital do Amor em Lagarto.

*** – Nosso objetivo é fortalecer essa importante instituição para o tratamento oncológico na região, demonstrando cuidado e solidariedade.

Giro pelas redes sociais

Metrópoles – “Como é que a gente trata isso sem fazer censura? É um desafio”, diz Lula sobre regulação de redes sociais.

Carta Capital – Indulto de Natal de Lula pode excluir condenados pelo 8 de Janeiro e por violência contra a mulher.

Fórum – Márcio França “lança” chapa Tabata Amaral e Datena para disputar prefeitura de São Paul pelo PSB.

Kriska Pimentina – Existe raça mais filha da puta que Bolsonarista? As desgraças editaram um vídeo de 2018 sobre a vacinação da febre amarela e estão compartilhando como se fosse de agora.

Te Atualizei – A deslumbrada da República perdeu a noção do ridículo. E a mídia aplaude ignorando que temos aqui um padrão Dilma…

Osmar Terra – O Governador Eduardo Leite, do RS, reconheceu a falta de apoio para o aumento de impostos e retirou o aumento do ICMS da Assembleia Legislativa.

Metrópoles – “Não permitir que nenhuma denúncia seja publicizada antes de saber se é verdade”, diz Lula para Paulo Gonet. Foi uma ordem?

Globo News – Oito de janeiro foi “uma das páginas mais tristes da história desse tribunal e talvez da história do Brasil”, diz ministro Luís Roberto Barroso na última sessão do ano no STF.

 

Leia também