Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Cenário da cada sigla

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@faxaju.com

Hoje se fecham as janelas eleitorais. Agora é a vigilância da direção dos partidos para ver como fica o cenário de cada sigla, com a chegada e saída de novos e velhos aliados, além da avaliação da força ou fragilidade que cada partidor vai experimentar. O próximo passo será a escolha dos pré-candidatos majoritários e o velho lenga-lenga para indicação dos vices. Lógico que escolhidos os nomes que tenham condições de ajudar a eleger o cabeça de chapa e a sigla seguir novos caminhos, já com o início imediato do surgimento de nomes que pretendem o Governo em 2026, para enfrentar Fábio Mitidieri (PSD), que tentará à reeleição. Não há dúvida que Fábio é uma liderança que vem conquistando a população e melhorando a estrutura desenvolvimentista do Estado, sem desviar dos compromissos feitos em campanha no período em que disputou o Governo em 2022.

Apesar de muito cedo para avaliação, ainda não se tem um nome que integre a oposição e que se possa imaginar disputando o Governo, a não ser o próprio Rogério Carvalho (PT), que já tratou do assunto, mas recentemente mudou e falou em permanecer no Senado. Mas isso é para mais adiante, porque agora as lideranças pensam em montar chapas para disputar as Câmaras Municipais, paralelamente às discussões sobre Prefeituras. Em Aracaju – segundo um membro da própria base aliada – dois nomes vão realmente disputar a sucessão municipal, que é Yandra Moura, pelo União Brasil, e Luiz Roberto pelo PDT. Os pré-candidatos do PP e MDB provavelmente optarão por aceitar à vice, para fechar a unidade do bloco.

Dos demais candidato para confronto, o nome que se apresenta como mais forte é o da vereadora Emília Correa (PL), que pode ir ao Segundo Turno. Não se sente força eleitoral nos demais para alterar o esquema de disputas posto à vontade do povo. Na base aliada, a candidatura do União Brasil e PDT podem ou não manter a unidade, em caso de um confronto final. Se acontecer de chegarem ao segundo turno Yandra e Zé Roberto, como ficará o quadro depois da derrota certa de um dos dois? Na realidade há muito que conversar e, dentro de raciocínio natural, os dois vão tentar conquistar lideranças políticas que estavam na oposição. Assim, nada ficará como antes …

Agressões a mulheres

Aparentemente está havendo dificuldade em identificar e punir algum advogado que praticam agressões em suas mulheres, na cidade de Aracaju.

*** Há um novo episódio em circulação, mas não se atua com a mesma força política, que se emprega quando o cidadão não é chamado de “doutor”.

Kassab e posse de Fábio

O presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, chega hoje a Aracaju e participa da posse do governador Fábio Mitidieri na Presidência Regional do PSD em Sergipe.

*** A solenidade será por volta das 17 horas, agora no Ginásio Constâncio Vieira. Mitidieri reassume o cargo que estava com o ex-governador Belivaldo Chagas (Podemos).

André na reeleição de Fábio

Em entrevista a George Magalhães, ontem, na Capital FM, de Itabaiana, o ex-deputado André Moura (União Brasil) disse que “em Aracaju, desde os primeiros momentos, diferente do que muitos especulam, de que eu e Fábio – na capital e interior – não briga e nem posições opostas”.

*** – Quero dizer que quem faz esse tipo de análise está redondamente enganado. Tenho tido o cuidado e o governador da mesma forma, de ter podido sentar, dialogar, planejar e discutir todos os caminhos que o União Brasil dá no interior e Capital. disse André.

*** Segundo André Moura, o governador Fábio Mitidieri sabe que o “meu compromisso é com o projeto de reeleição dele em 2026 e eu sou homem de palavra”.

Fabio confirma André

George Magalhães também entrevistou o governador Fábio Mitidieri que confirmou que sua relação política com André é muito boa e conversamos sobre as cidades e o Estado.

*** Acrescentou que “agora foi posto na cabeça de algumas pessoas da oposição que existe uma ruptura entre mim e André” E rebate: “que nada. Vamos manter essa aliança para 2026”.

*** Fábio Mitidieri chegou a brincar: “em 2026 vamos estar nas paradas de sucesso da AM e FM – André Moura e Fábio Mitidieri”.

Chuvas e inundações

As chuvas inundaram alguns bairros de Aracaju ontem. O vereador Ricardo Marques disse que “a chuva não é o problema, ela revela os problemas antigos e repetidos da gestão de Aracaju”.

*** E mais: “E pode piorar, já que obras são anunciadas sem nenhuma preocupação com o meio ambiente nem com as mudanças climáticas”.

*** Em todas as cidades que choveu esse ano tiveram problemas com inundações severas.

MDB e candidatura

O senador Alessandro Vieira (MDB) disse ontem que a secretária Daniele Garcia é pré-candidata à prefeitura de Aracaju.

*** Acrescentou que “o MDB mantém o entendimento de que é o melhor nome, mas segue em diálogo com outros partidos”.

*** Ontem, surgiu à informação de que o prefeito Edvaldo Nogueira gostaria de ter Daniele como vice de Luiz Roberto.

Tomar de Geru

Nem começou a campanha eleitoral e já tem pré-candidato contabilizando derrota em Sergipe. Em Tomar do Geru, o pré-candidato a prefeito Jal Construções (PSD) propagava que o União Brasil, acomodaria o nome do vice na chapa.

*** Entretanto, o partido do ex-deputado André Moura vai compor a aliança da situação, liderada pelo pré-candidato Totinha (PP).

*** Ou seja, Jal perdeu a queda de braço antes mesmo do jogo começar.

Coordenar eleições

O empresário Edvan Amorim (PL) queria que Valmir de Francisquinho coordenasse algumas eleições em vários municípios e não ficasse só em Itabaiana, pelo potencial expressivo de votos que teve em 2022.
*** Segundo Adailton Souza, “Valmir de Francisquinho não exagera no autoritarismo e acredito que Valmir sente a falta de ter um mandato”.

Cresce a passos largos

O prefeito de Itabaiana, Adailton Souza, disse ontem que a cidade continua crescendo a passos largos em número de habitantes e em números de empresas abertas, gerando emprego e renda para o município.

*** – Para alguns eu farei falta para outros não porque preferem Valmir como pré- candidato e assim é a democracia, disse Adailton.

*** E confirmou: “posso sim ainda disputar à reeleição, se assim Valmir e o grupo decidir”.

Adailton poderia ficar

Em Itabaiana há dúvidas sobre as eleições, um integrante do Partido Liberal disse que Adailton Souza não precisava sair e dar continuidade ao seu trabalho. Confidenciou que “fica triste com a possibilidade dele não continuar”.

*** E acrescentou: Adailton faz uma boa gestão e é um quadro político bom que precisa de paciência e compreensão.

*** Acha que Valmir não atrai mais a vontade do eleitorado, “que cansou dele”.

Gata em Itabaiana

Já está tudo certo e definitivamente fechado. A partir do dia 15 o radialista Gata Amarrada inicia o seu programa na Princesa FM, de Itabaiana.
*** Gata Amarrada tem programa na rádio de Estância, é vereador em Tobias Barreto e vai se desdobrar para estar na Princesa FM de Itabaiana.

Rocha preside o PL

O coronel Rocha é o presidente do PL em São Cristóvão, tendo como Tesoureiro Cicinato Jr. A nova diretoria vai organizar o partido, montar uma chapa competitiva de vereadores.

*** O objetivo maior é filiar os bolsonaristas de São Cristóvão e para a majoritária o PL vai caminhar com a candidatura de Iggo Prado, reivindicando posição na chapa.

Termina troca

Termina hoje a troca de partidos e os prováveis candidatos estão espertos para ver quem “vai para onde”. A candidata do PL, Emília Correa, está bem atenta sobre isso para iniciar contatos.

*** Os partido que apoiam Emília são o PL (claro), Cidadania, PSDB e o Agir (ex-PTC).

*** Dia 05 de agosto é a data final para as convenções e o vice de Emília pode ser Ricardo Marques (Cidadania) ou Eduardo Amorim (PSDB).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também