Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Certeza do pão de cada dia

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Esse período de Semana Santa servirá para descanso, porque já na próxima quinta-feira terá um novo feriado, o de Tiradentes, dia 21. Um ex-deputado federal, candidato no pleito deste ano, admite que a maioria dos políticos vá viajar para descansar e todo o movimento recomeça – “para valer” – a partir do dia 26. Também presidente de partido, o ex-deputado disse que no mês no mês de março todos foram à exaustão, em razão do trabalho dobrado para filiação partidária, conversas para atrair novos integrantes à sigla e acomodações para a disputa eleitoral. “E esse é o momento que muitos políticos darão uma pausa para recuperar forças e entrar em campanha com todo gás”, disse.

Isso pode acontecer, até porque é praxe essas viagens em período de feriado prolongado, mesmo quando se tem à frente um pleito nacional, em que a população que vai às urnas ainda está absolutamente indiferente a essa obrigação. Ainda um tanto fria, os candidatos precisam de um tempo para repensar e vir a público mostrar suas ideias e revelar projetos que definitivamente incluam o povo e alimentem esperanças para uma integração social com o poder. Atravessa-se tempos muito difíceis e há necessidade de se revelar atitudes que possam aliviar o sofrimento, as decepções, o abandono, a pobreza absoluta e a fome. A manutenção das velhas promessas já não atraem mais o eleitor, pela perca de confiança nos discursos que “enchem sacos vazios”.

A população quer ver mudanças na estrutura política, econômica e social, mas quer sentir que elas influenciam no seu modo de vida, principalmente quando estão bem abaixo do nível de pobreza, sem perspectiva de solução para subir apenas um andar a mais e conseguir alimento para sobreviver. Tem quem defenda mudanças radicais nos discursos, porque, os que vêm sendo feitos excedem em falsas promessas, que desaparecem no dia seguinte da realização do pleito. Tanto, que quem se deixa ouvir as palavras dos mais necessitados, percebe que uma das soluções está em acentuar o sentimento de que a miséria não compensa para as eleições futuras.

Todos esperam mudanças dentro das suas necessidades reais, nunca em projetos que se tornam sucesso para quem já está no alto e esquecimento dos que precisam ter a certeza do pão de cada dia.

  Santo de casa faz milagre

Ontem, em Boquim, o governador Belivaldo Chagas (PSD) assinou ordem de serviço da estrada que liga Boquim até a Colônia 13, em Lagarto.

*** O deputado federal Fábio Mitidiere participou do evento e conseguiu unir todas as lideranças políticas de Boquim (onde nasceu), em nome de sua pré-candidatura a governador pelo PSD.

*** Pôs na mesma foto o prefeito Eraldo, o ex-deputado Venâncio Fonseca, o ex-prefeito Luiz Fonseca e vereadores. Também estão juntos na foto os ex-prefeitos Gean Carlos e Pedro, adversários históricos que decidiram apoiar Fábio Mitidiere a governador.

*** – Nesse caso, santo de casa faz milagre, brincou um deles.

Formação da chapa

A chapa majoritária da base aliada só será concluída no final deste mês ou na primeira semana de maio, com a indicação dos candidatos a vice e ao Senado.

*** Pode ocorrer um maior tempo para a escolha da vice, que será indicação exclusiva do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

*** O candidato a governador, Fábio Mitidieri (PSD), não fará qualquer objeção aos nomes indicados.

O quanto antes

Nos bastidores da base não há uma pressão intensa em relação a nomes, mas opiniões de que a chapa majoritária seja definida o quanto antes para se por o bloco nas ruas.

*** Algumas lideranças políticas acham que está na hora de buscar a participação do povo e mostrar unidade absoluta na composição da chapa.

Vice só no final

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), vai sugerir o candidato à vice de Fábio Mitidieri, que disputa o Governo pela base, mas admite que essa indicação deva ocorrer no limite máximo de registro de chapa.

*** Acha que agora a discussão deve ser para o Senado, dentro do tempo determinado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD), que é o líder do grupo.

*** Também defende que o critério de escolha seja idêntico ao que fora para governador do Estado.

Crescimento real

Segundo informação de um pré-candidato a deputado federal (com chances) o candidato a governador pelo PSD, Fábio Mitidieri, “já colocou os pés nas estradas e trabalha com intensidade”.

*** – Não cabe a ele escolher os companheiros de chapa, embora dê sua opinião, disse o candidato, acrescentando: “Mitidieri está com um crescimento real”, disse.

Valadares na chapa

As direções nacionais do PT e do PSB vão começar a conversar sobre candidaturas nos Estados e já está em pauta o nome do ex-deputado federal Valadares Filho para integrar a chapa majoritária de Rogério Carvalho em Sergipe.

*** Essas conversas devem ocorrer em maio, mas a tendência é que Valadares Filho seja um dos nomes que integrarão a chapa petista.

Valmir e candidatura

O ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) teria retornado a Itabaiana ontem. Fora a Brasília para obter aval de Valdemar da Costa Neto para ser candidato a governador.

*** Não falou se “bateu o martelo” ou não e deixa preocupação nos aliados que querem disputar vaga na Câmara Federal pelo Partido Liberal.

*** A informação que circula – com risco de ser fake – é que a Direção Nacional quer que Francisquinho dispute vaga para a Câmara Federal.

MDB sem decisão

O MDB ainda mantém a intervenção em Sergipe e não fez a nomeação da Comissão Provisória no Estado. A informação é que o partido terá comando de Clóvis Silveira, indicado por Rogério Carvalho (PT).

*** O ex-governador Jackson Barreto, entretanto, movimenta o MDB em Sergipe como se fosse o presidente e anuncia sua pré-candidatura ao Senado, pela base aliada ao Governo, com o voto em Lula a presidente.

Indica para Federal

Até o momento não há uma definição sobre os rumos do MDB. Ontem, de Brasília, uma fonte bem avisada disse que a direção nacional do partido deseja que JB seja candidato a deputado federal.

*** Pela potencialidade eleitoral que detém e também porque vota em Lula, como faz a maioria do bloco que ele se acomoda, a direção nacional do MDB o vê como importante para disputar a Câmara.

CPI do Bolsolão

O senador Rogério Carvalho (PT) diz que o “Planalto blinda Bolsonaro e decreta sigilo sobre encontros do presidente com lobistas que atuaram no MEC”.

*** – O quê Jair Bolsonaro conversou em segredo com esses operadores? O quê estão escondendo? CPI do Bolsolão do MEC já!

Luzes da Democracia

O advogado Cézar Britto postou ontem que “as luzes da Democracia sempre revelaram os bastidores, os porões e a alcova mais abjeta do autoritarismo”.

*** E diz mais: “a ditadura não convive com a transparência, ama o sigilo imposto e esconde da sociedade os crimes cometidos”.

Equilíbrio das contas públicas

Satisfeito com matéria publicada no jornal “Valor Econômico”, o governador Belivaldo Chagas destacou que entre janeiro e fevereiro de 2022 e no mesmo período do ano passado, “conseguimos crescer de R$ 38 para R$ 64 milhões os recursos investidos nos mais diversos setores econômicos, para gerar emprego e renda para a população.

*** – Nosso governo se planejou e equilibrou as contas públicas, preparando o estado para seguir no rumo do desenvolvimento!

Um giro pelas redes sociais

Reinaldo Azevedo – Dona Rosângela Moro se esforça pra provar que o casal mora em SP, novo domicílio eleitoral de quem tinha tanto orgulho da República de Curitiba.

Igor Gadelha – Em jantar com senadores, Lula admite problema na voz e diz que já está buscando fonoaudiólogo para tratamento. Está ficando rouco muito rápido.

Fórum – Disfunção erétil: OMS diz que 30% dos homens têm; nenhum deles se trata com recurso público.

Zélia Ducan – Como vocês todos se sentem, sabendo que bancamos até viagra pras Forças Armadas?

Diego Amorim – Para apoiar o ex-presidente Lula, PSOL vai acabar engolindo a aliança com Geraldo Alckmin (PSB).

Vem Pra Rua Brasil – O povo brasileiro gostaria de ter orgulho do STF, mas ele não cumpre com sei papel devidamente. Parece ser o lugar onde a impunidade vence a lei e a justiça.

Diogo Amorim – Não é a primeira nem a segunda vez que Simone Tebet vai levando rasteira de uma ala do MDB.

Diz o Estadão – Governo autoriza 52 ‘escolas fake’ no Piauí, reduto eleitoral de Ciro Nogueira; 99 estão paradas.

Leia também