Aracaju, 16 de junho de 2025
Search

Começa os festejos e a pré-campanha

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A partir do final de semana, quando se encerra  mês de maio, Sergipe abre todas as estruturas para os festejo juninos, que envolvem um grande número de habitantes que não deixa de mexer o corpo com o toque da sanfona. Será um período longo com muitas atrações, que põe principalmente Aracaju, como a “Capital do Forró”, como cantou Rogério. Mas é também no chamego dos festejos que se tem início a ‘paquera Geral dos pré-candidatos a deputado (principalmente a estadual) e se passa a ter a impressão daqueles que podem continuar ou iniciar a sua vida política.

Entretanto tem os bastidores e as conversas que acontecem nos camarotes, onde muitas definições são tomadas, mais diretamente para a Câmara Federal e ao Senado. Em seguida ai foguetório pode sair um nome para o Senado, que é s grande tesão de quem precisa de apoio sólido e decisivo do candidato a governador

Até agora há apenas um candidato a governador, com expressiva possibilidade de continuar é Fábio Mitidieri, que evitar fala sobre o assunto em público, mas terá a força de fazer seu indicado. Além disso, se mexem em muita coisa que o final geral pode trazer surpresas que terminam por desanimar os festejos. Claro que com tanta gente dançando, tanta música tocam, tanta bebida solta a ar, os líderes políticos do Estado iniciam seu contato com o povo em festa gigante e a partir daí devem utilizar sua capacidade e liderança para consolidar a vitória. O que não será fácil, porque os seus pares podem trabalhar contra.

Jéferson se movimenta

O vice-governador Jéferson Andrade (PSD) começou a aparecer mais como candidato à reeleição em 2026, com atitudes e ações políticas.

*** Ele evita, e está correto, em falar sobre essa possibilidade, mas começa a visitar setores político e administrativo do Estado.

*** Além de estar com mais freqüência próximo a Mitidieri e a ações políticas.

Cara a cara

“Sessões Itinerantes da Alese são oportunidades únicas para que parlamentares estaduais fiquem ‘cara a cara’ com a população”.

*** – Isso é bom e tem que ser colocado na conta de vice-governador Jéferson Andrade,

Lixo nas ruas

Quem frequenta as ruas de Aracaju nos dias de hoje percebe que lixo desapareceu e a cidade começa a ficar mais limpa, depois de ação da prefeita Emília Corrêa.

*** Setores da Segurança da Prefeitura estão levantando que o lixo em excesso e desproporcional apareceu em público jogados propositadamente, por adversários de Emília.

Amorim ao Senado

O médico Eduardo Amorim é candidato declarada senador, mas ainda não tem um partido definido,  que fará n próximo ano.

*** A tendência natural é que seja pelo PL, mas com a chegada firme do PSDB o senador fica balançado. Uma coisa é certa: ele não abre mão de disputar o Senado.

Ricardo disputa

O vice-prefeito Ricardo Marques (Cidadania) já se prepara para disputar vaga na Câmara Federal, e tem a simpatia da população para chegar à Câmara Federal.

*** Ricardo foi incentivado por aliados para disputar um novo mandato, inclusive na certeza de que se for derrotado não perde a vice-Prefeitura.

Homenagem a Márcio

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, será condecorado com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, a mais alta honraria do Estado brasileiro. A honraria será entregue nesta terça-feira, 27, em Brasília, pelo presidente Lula, em solenidade no Itamaraty.

*** A comenda é dirigida a pessoas, instituições, corporações militares ou empresas que tenham prestado serviços ou sejam dignas de méritos considerados excepcionais.

Direita e esquerda

Walter Pomar, presidente da Articulação de Esquerda e candidato a presidente nacional do PT, disse que um parlamentar da esquerda dizer que não há problema em fazer aliança com partidos de direita ou esquerda.

*** A recomendação foi para o senador Rogério Carvalho, que disse exatamente que aliança entre partidos de esquerda e direita não tem problema.

Rogério reage

O Líder do PT no Senado, Rogério Carvaçho, expôs sua indignação pela falta de respeito dos senadores na participação da ministra Marina Silva.

*** Aconteceu durante a audiência para debater a importância do Licenciamento Ambiental no Brasil.

Conversas no Palácio

Foi recebido ontem, no Palácio dos Despachos, pelo governador Fábio Mitidieri, os aliados Edvaldo Nogueira, Armando Batalha e Neto Batalha.

Do neto e avô não foi divulgada a razão da audiência, mas com Edvaldo o assunto foi à candidatura ao Senado.

Liberal e senadores

O Partido Liberal só vai escolher seus candidatos ao Senado em 2026. E terá confusão. Já existe um nome certo e de gosto de do prefeito Valmir de Francisquinho: Adailton Souza.

*** Também circula nomes do ex-senador Eduardo Amorim e Rodrigo Valadares. Os dois ainda não têm registro no partido.

Dia dos Namorados

A sexóloga Manuel Tavares adverte que “O Dia dos Namorados está chegando e começou a corrida para garantir o presente daqueles que amamos. Mas, tem gente que prefere uma coisa mais apimentada e diferente dos tradicionais chocolates e flores”.

*** O “Sexlog” fez uma pesquisa com seus usuários e descobriu que ménage, suruba e swing estão entre os presente mais desejados.

Leia também