Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Direita rose põe as mangas de fora

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Havia realmente certo silêncio em torno da sucessão municipal de Aracaju. Até mesmo os nomes de prováveis candidatos foram colocados na “geladeira” durante o período em que o prefeito de Aracaju esteve na China. Sentiu-se a diferença e até se imaginou que haviam “cancelado” o pleito. Edvaldo Nogueira (PDT) retornou ontem e, já à noite, concedeu entrevista. Embora não tenha revelado nada que identificasse alguém, todos estavam preocupados em ouvi-los. Houve um momento de trégua inclusive na oposição, que manteve sua posição de indiferença e silêncio. Outros fatos que ficaram marcados: “nome de candidato só depois do carnaval, e olha que antes se falava que seria em setembro recém findo”.

Percebe-se uma diferença no estilo de confronto: a “direita rose”, que prega a seu modo a confraternidade social, começa a preocupar, em termos de candidatura, ao apresentar nomes que sejam no mínimo tão competitivo quanto os adversários mais dóceis e comuns, mas que apresentem um perfil eleitoral mais receptivo a um sociedade descrente do tom mais severo da oposição “vermelha”. Isso mostra o nome da vereadora Emília Correa em situação de privilégio junto ao povo, não pelo que ela prega, mas pela forma que diz. Emília pode ter um verbo mais inflexível que seus adversários, mas é pelo formato com que exibe, além dos gestos, que leva a população a desejá-la, disputando fortemente a Prefeitura.

Só para repetir um ilustre pensador petista: o partido perdeu a admiração popular, porque é conflitante até mesmo na teoria que defende. Acha que o PT tem que deixar – todos – de olharem para o retrovisor e tirar da ideia a convicção que “o povo é quem deve ir atrás dele”. Não há mais um sentimento de que o PT é a mudança, a igualdade, a luta por uma sociedade voltada para ela mesmo. Isso foi perdido, porque até agora não se constatou esse resultado. Defende, em Sergipe, que os petistas retornem ao seu estilo de luta em benefício da igualdade e atraia todo o povo que perdeu, mesmo aquele que não se recusava inundar movimentos em troca de pão com mortadela. O PT tem que aproveitar 2024 para revelar seu sentimento sério pela população, eleger vereadores e prefeitos, pensando em deputados, senadores e governadores em futuras eleições. Da forma que mantém o seu estilo de levar a política em grupo seleto, só vai continuar atuando até enquanto Lula conseguir viver…

Estado está equilibrado

Perguntado se “Com a queda dos recursos primários que pode provocar problemas, na Saúde e Educação, além do rombo em déficits primários nos estados, Sergipe está em condições de enfrentar o problema grave?”

*** O governador Mitidieri (PSD) respondeu: “Sergipe está com suas contas equilibradas. A queda de arrecadação do FPE é muito preocupante”.

*** – Mas estamos buscando soluções junto ao Governo Federal, entretanto, por hora, podemos tranquilizar a população, servidores e fornecedores: O Estado está equilibrado.

Alessandro e Danilo

Na semana passada, o senador Alessandro Vieira (MDB), que deixou o PSDB há poucos meses, conversou com o atual presidente tucano, Danilo de Joaldo, e com seu irmão deputado Thiago de Joaldo (PP).

*** Segundo Alessandro, “não houve nenhum problema e relação é tranquila e parceria política confirmada para os próximos anos”.

Retorno de Edvaldo

A pré-campanha ganha outro ritmo com a chegada de Edvaldo a Aracaju, com discursos do prefeito e tentar captar alguma dica sobre a candidatura de Luiz Roberto à Prefeitura.

*** O nome de Roberto surge de especulações que estão se aprofundando e até desanimando outros pretendentes.

*** Sabe-se que isso poderá criar fissuras no grupo e até experimentar uma crise que será passada para solução via Fábio Mitidieri.

Falta de liderança

Um membro do PT, que atua mais nos bastidores, admite que o partido hoje, em Sergipe, está sem falta de liderança forte que defina as posições da sigla.

*** Lembra que as eleições de 2024 é uma preparação para 2026 e se não eleger prefeitos no interior e vereadores em todo o Estado, ficará sem estrutura e terá grandes dificuldades para 2030.

*** Admite: tem que retornar às ruas e se movimentar: “o problema hoje é que muita gente pensa que o povo tem obrigação de seguir o PT”.

Conceição vereadora

A ex-deputada Conceição Vieira (PT) está trabalhando intensamente para disputar mandato de vereadora nas próximas eleições.

*** Ela esteve presidente da Fundação Aperipê por alguns anos e vai tentar voltar à política.

Thiago fica no PP

O presidente do PP em Sergipe, senador Laércio Oliveira, disse que o deputado Thiago de Joaldo (PP) vai permanecer no partido até o final do mandato sem quaisquer problemas.

*** A conversa entre os dois foi muito boa e o PSDB inclusive vai colocar pessoas do bloco para disputar mandato.

*** Já para o pleito de 2026 pode acontecer novidades…

Yandra a prefeita?

Neste final de semana circulou com maior insistência o nome da deputada estadual Yandra Moura (NB), para a Prefeitura de Aracaju.

*** Integrantes do seu bloco político consideram que ela é o melhor nome para disputar a Prefeitura da Capital, inclusive pelo trabalho que executa como deputada federal.

*** Circula alguns nomes para vice, mas nada que esteja definido…

Usuários vão bem

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) melhorou sua posição junto à população em razão dos corredores nas avenidas, que favorecem os usuários de transportes coletivos.

*** Os estrangulamentos de antes, principalmente na Avenida Hermes Fontes, não impedem que esses passageiros cheguem mais rápido ao seu destino.

*** Os que hoje reclamam são os proprietários de veículos…

Disputar Prefeitura

A vereadora Emília Corrêa (Patriotas) admitiu ontem que há uma “forte possibilidade de disputar a Prefeitura de Aracaju, mas primeiro estamos tentando uma sigla e mantendo conversas com políticas e com o próprio povo”.

*** Emília disse que tem sentido “um incentivo maior no meio do povo. Que é o movimento mais importante para mim”.

*** Ela ainda está sem definição partidária, mas sua prioridade é permanecer no partido que está e que ainda não foi homologado. outros partidos têm nos procurado e logicamente a gente vai analisar,

Gilmar candidato

O radialista e ex-deputado estadual Gilmar Carvalho ainda não revelou a cidade que pretende disputar a Prefeitura, mas já disse que “onde eu entrarei foram eleitas conselheiras titulares”.

*** Acrescentou que só vai decidir sobre candidatura, depois do carnaval dm 2024.

Nome de Adélia

O nome de Adélia Franco, citada como provável candidata à deputada estadual, pegou. Ela vem sendo procurada por políticos que sempre acompanharam a família.

*** Filha do ex-governador Albano Franco, inicialmente Adélia se mostra tímida para entrar na política, mas tem o incentivo do marido.

*** Pessoas ligadas diretamente a Adélia se mostram favoráveis e há possibilidade da candidatura acontecer.

Giro pelas redes sociais

Ricardi Cappelli – Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, principalmente as críticas. Mas xingamentos e agressões, não. Derrotamos o ódio nas eleições, a prática da agressão é deles, não do campo democrático.

Roberto Freire – Quem é democrata e lutou e foi contra a ditadura militar brasileira, não pode apoiar e sustentar a ditadura de Maduro na Venezuela.

Vinícius Betiol – Eu não acredito que ninguém que escolhe ser policial seja agressivo por natureza. O meio transforma as pessoas.

Siba Machado – “Limpinho e cheiroso? O ‘jornalista’ Josias de Souza está atolado até o nariz nos escândalos da lava-jato”.

Paulo Teixeira – Meu total repúdio ao vocalista da banda Camisa de Vênus, que ontem, em Ilhabela, praticou apologia à violência contra mulheres. Não se brinca com um assunto tão sério.

Globo Política – Organizador de motociatas de Bolsonaro rompe com ex-presidente e convida Lula e Alckmin para passeio de moto.

Revista IstoÉ – A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que não quis ser uma “viajante, turista” durante os 04 anos de governo do marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Divina Sá – Einstein: «Meu ideal político é o democrático. Todos devem ser respeitados e tratados igual como pessoa e ninguém deve ser divinizado»

 

Leia também