Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Edvaldo e a verdade nua e crua

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Ainda nesse período de absoluto silêncio sobre sucessão municipal, com conversas sendo realizadas de forma discreta em encontros para almoço e janta, alguns comentários fluem sobre a indicação de nomes para disputar a Prefeitura de Aracaju, como é o caso do vereador Fabiano Oliveira (PP), que será indicado pela sigla e até já vai à Brasília para consolidação junto ao presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, e endosso do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. Absolutamente em silencio, a delegada Daniele Garcia tem o nome lembrado por lideranças influentes na formação da chapa municipal de Aracaju, como boa para vice. ‘Dani’ não está quieta e deixa passar a impressão de que está disposta a atender a estratégia política do grupo, liderado pelo governador Fábio Mitidieri.

A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) também é bem avaliada. Entretanto. a ideia é que ela seja a vice de algum nome indicado e decidido. Mas, com o mandato em Brasília, não lhe interessa integrar uma chapa que não seja a titular. Mesmo com essa discussão sobre escolha de nomes à sucessão, um assessor na Câmara Municipal revelou que os vereadores reclamam do distanciamento do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) dos vereadores e admite que isso não vai ser bom para as eleições municiais, porque Nogueira é que indica o nome para aprovação ou não da base aliada. O assessor acrescentou que “isso está ficando cada vez mais delicado”. Isso não é uma grande novidade e já foi revelado a setores importantes do grupo, “que faz tudo para uma reaproximação, mas o prefeito não ajuda”.

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) vem sendo citados por alguns dos membros da base aliada como um político que não dialoga, não forma grupo e nem expande sua popularidade junto ao bloco que integra. Seria um estilo ensimesmado, que deixa em dúvida a pecha de não unir o grupo. Nas eleições que disputou saiu-se vitorioso, desde que se iniciou como vereador. Daí foi vice prefeito por duas vezes e chegou onde está. No Diretório Acadêmico era adversário do PT (integrava o PCdoB), mas Marcelo Déda o escolheu para vice, quando disputou a Prefeitura de Aracaju. Nada disso é à toa! Realiza um trabalho na cidade que conta com os aplausos de toda a comunidade e vai bem junto à opinião pública. Tem uma carreira política exitosa e pode até falhar na indicação do sucessor, mas ninguém desconhece a sua administração como “muito boa e incomparável”. Daí pode obter êxito ao indicar um nome à Prefeitura de Aracaju. Disso ninguém duvida e quem vai enfrentá-lo teme. Essa é a verdade nua e crua!

Mitidieri vai a Brasília

O presidente Lula (PT) fará uma reunião em 08 de janeiro de 2024, um ano após a invasão por golpistas das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

*** O governador Fábio Mitidieri (PSD) diz: “estarei em Brasília no dia 08/01 sim! Vamos participar da solenidade”.

Nitinho na Câmara Federal

O governador Fábio Mitidieri disse, ainda, que o deputado federal Fábio Reis (PSD) vai assumir a Secretaria de Representação de Sergipe em Brasília.

*** E a bomba: o vereador Nitinho Vitale vai assumir o mandato de deputado federal a partir de fevereiro em lugar de Fábio.

Sérgio na Alese

O deputado Jorginho Araújo (PSD) vai retornar à chefia da Casa Civil na próxima semana e o primeiro suplente Sérgio Reis (PSD) ocupará a vaga na Alese.

*** O retorno dos deputados do recesso acontece no primeiro dia útil de fevereiro, já com a presença de Sérgio.

*** Este ano de eleições municipais pode ser quente na Alese.

Partido de Emília

O Partido Renovação Democrática (PRD) é o terceiro maior partido do Brasil em número de filiados. São 1,3 milhão de pessoas que fazem parte da mais nova sigla brasileira.

*** O PRD é o partido da vereadora Emília Corrêa em Sergipe e ela vai disputar a Prefeitura de Aracaju pela legenda. Poderá ser a presidente estadual.

*** Emília já está conversando para tentar novas filiações e tem na mira pelo menos três vereadores que a acompanham na Câmara.

Dança prejudica

Partidos da base aliada, em conversas de bastidores, admitem que não foi boa para Luiz Roberto (PDT) sua aparição em festa exibindo a dança que exige flexões.

*** Roberto é o nome de preferência do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) para ser candidato do grupo à sua sucessão.

*** Um deles disse que percebeu que Luiz Roberto saiu um pouco de cena depois de exibir a dancinha.

Rodrigo postou

O deputado federal Rodrigo Valadares (UB) Assinou pela abertura da CPI da Mynd, “uma agência digital suspeita de atuar como milícia digital para a esquerda”.

*** – Buscamos respostas sobre o uso de fake news e discurso de ódio na internet, bem como possíveis crimes eleitorais da chapa de Lula, postou.

Gustinho e Hilda

Segundo Wendal Carmo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), e ao menos um ministro do governo Lula, devem desembarcar hoje em Lagarto, a quase 80 km de Aracaju.

*** – Ambos serão padrinhos de casamento do deputado federal Gustinho Ribeiro, do Republicanos, com a prefeita Hilda Ribeiro. A festa promete. Diz Wendal.

*** O ministro que virá é o da Comunicação, Juscelino Rezende Filho.

Tentam manchar

Ministro Márcio Macedo (PT) acha que “estão tentando manchar o belo trabalho feito pelo padre Júlio Lancelloti, que faz um trabalho social exemplar no Rio.

*** – Em tempos de guerra, fome e desigualdades, ele desenvolve um trabalho humano, que abraça e leva esperança às pessoas em situação de rua, disse.

Dominguinhos e Lancellotti

O professor Dominguinhos, provável candidato a prefeito de Estância pelo PT, posta “todo apoio ao padre Júlio Lancellotti, vítima de vereadores fascistas de São Paulo”.

*** Acrescenta que “Padre Júlio é maior do que toda a penca de fascistas incomodados com o trabalho dele junto aos moradores em situação de rua”.

Sobre trans no banheiro

Tenente Edgar diz que, em Aracaju, um trans postou vídeo dizendo não entender porque foi barrado na entrada de um banheiro feminino.

*** – Na postagem respondi o seguinte: ‘fique nu em frente a um espelho que você vai entender direitinho. Cara de pau do cabrunco’!

Conteúdo divulgado

Segundo o ex-deputado Capitão Samuel, “veículos de comunicação responderão pelo conteúdo que for divulgado, mesmo que seja feito por uma pessoa de forma aleatória, (tipo ouvinte de rádio que manda um áudio ou fala ao vivo)”.

*** Samuel, que disputa as eleições em 2026 pelo PSDB, diz que “está decisão do STF está fazendo com que os veículos de comunicação tomem mais cuidados”.

*** E pergunta: “o quê fazer com o ambiente virtual?”.

Jerônimo e cirurgia

Sergio Reis avisou que a equipe médica que está cuidando do seu pai, Jerônimo Reis, analisou os exames de terça-feira e achou melhor realizar um procedimento cirúrgico de drenagem de líquido ainda alojado no pâncreas.

*** – Assim que o procedimento for realizado nesta sexta-feira darei informações, disse Sergio.

Giro pelas redes sociais

Globo News – Após críticas, quatro vereadores retiraram o apoio à CPI das ONGs, que tinha o padre Júlio Lancelotti como alvo.

Band Jornalismo – Plano previa prender e enforcar Alexandre de Moraes na Praça dos Três Poderes, diz o próprio ministro.

Maria – Foi só oferecerem alguns milhares de dólares por informação do paradeiro dos terroristas no exterior que eles começaram a ser eliminados.

Noblat – “Afirmo sem medo de errar: não precisaria de cem homens do Batalhão de Choque para dispersar aquilo”, Alexandre de Moraes, sobre ação da polícia no 8/1.

Folha – Vaticano diz que bênção a casais do mesmo sexo não representa ‘absolvição de atos homossexuais’.

Noblat – A única vantagem da CPI das ONGs na Câmara de Vereadores de SP é que chegará ao fim o tráfico de drogas na cracolândia.

Carlos Minc – O Otávio Guedes explica que no Rio de Janeiro há uma lei de minha autoria que determina que as câmeras sejam acopladas a todos os batalhões.

Miriam Leitão – O risco do aumento do petróleo voltou ao radar da economia com o atentado no Irã

Leia também