Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Edvaldo também começa a circular

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), está começando a circular por Sergipe, o que é absolutamente natural. Ontem foi a Nossa Senhora da Glória e apareceu ao lado do governador Fábio Mitidieri (PSD). Mas isso provoca cautela em alguns partidos que já estão pensando em 2026. Edvaldo tem um candidato a prefeito de Aracaju para lançar, mas só o fará em março e naturalmente agora pensa em sua imagem política. Esteve também em Socorro para participar da posse de Trindade na Presidência do PDT daquele município e, certamente, a partir de agora, estará presente em eventos que se realizarão em outras regiões, para não se manter colado exclusivamente a Aracaju, porque tem uma candidatura futura, que ele próprio já anunciou, para o Senado Federal em 2026 e precisa de votos fora da Capital.

Edvaldo ficará dois anos sem mandato e tem pela frente a expectativa de disputar essa vaga majoritária, o que acontecerá pela primeira vez a nível federal. Tem chances, claro, mas não é fácil, até em razão de nomes como o do ex-deputado André Moura (UB), de Alessandro Vieira (MDB) e até de Marcio Macedo, que, apesar de integrar a chapa do PT, busca se acomodar ao lado do Governo, porque não tem maioria em seu partido no Estado, que naturalmente terá outro candidato. Outros nomes ainda vão surgir em razão da eleição de dois senadores, mas muito dificilmente uma composição elege dois candidatos ao Senado e a disputa é ferrenha. As duplas em cada partido – seja ele qual for – não trabalham para também eleger o seu companheiro e até sugere aos eleitores que votem nele e em um nome da oposição, exclusivamente para garantir sua vaga, quando percebe que ambos têm chances.

O senador Rogério Carvalho (PT) já anunciou que disputará o Governo e não o Senado em 2026. Caso mude de ideia e tente a reeleição, terá como companheiro de chapa o ministro Marcio Macedo, com o qual tem divergências dentro do partido e divide as tendência que movimentam a sigla. Quem tiver o apoio aberto do presidente Lula, que também estará no pleito para se manter presidente, terá melhor condição de chegar ao Congresso, onde Rogério já está. Aparentemente o pleito estadual está muito distante, mas, depois da eleição para prefeito, toda estrutura política se mobiliza para as eleições que elegem governador, senadores e deputados (estaduais e federais). Lógico que até lá vai acontecer mudanças que ninguém deve acreditar.

Comentar o real

A vereadora Emília Correa (PRD) usou o Instagran para considerar “impressionante como blogs, grupos e programas de rádios não emitem o fato em si”.

*** Sugeriu aos eleitores que “chequem os fatos divulgados para confirmar”. E disse que tudo pode ser comentado, “mas não que saia da cabeça de cada um”. Quer dizer: comentar o real.

*** Emília expôs notícias vinculadas sobre ela e sobre convite de Ande Moura (UB).

Confirma reunião

Emília Correa confirmou que esteve na quarta-feira passada com André Moura na Câmara Municipal e, ao lado de mais oito vereadores, ele a convidou para filiar-se ao seu partido, União Brasil.

*** Deixou claro que o fez informalmente, assim como outros políticos a convidaram para suas siglas. Concluiu dizendo que “continua caminhando com a coerência”.

Adutora do Curralinho

Até março, o governador Fábio Mitidieri assina licitação para construção da adutora do Curralinho, em Poço Redondo.

*** Mitidieri confirmou investimento de R$ 28 milhões no povoado Santa Rosa do Ermírio, ao assinar projeto para adutora do Leite, também no Alto Sertão.

*** – Vamos puxar a água do Curralinho para a sede. Volto aqui ano que vem para assinar. Isso é compromisso com quem mais precisa.

Edvaldo em Glória

Um político do sertão disse que estranhou, ontem, a presença do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), ao lado do governador Fábio Mitidieri, em Glória: “ele nunca veio aqui”, disse.

*** Entretanto, segundo uma fonte que esteve presente, a população “aplaudiu a presença de Edvaldo Nogueira e da delegada Daniele Garcia”.

*** A mesma fonte admitiu que ele pouco visita Nossa Senhora da Glória, e perguntou em dúvida: “será porque vai disputar o Senado em 2026?”

Marcio presidente?

O jornalista Wendal Carmo publica uma “informação de bastidores”, que “ministro Márcio Macedo figura entre os principais cotados para assumir a presidência do PT numa eventual indicação de Gleisi Hoffmann para o Ministério da Justiça”.

*** Não foi possível confirmar em razão de Marcio Macedo ainda estar na Alemanha ao lado de Lula. Não há nada sobre isso no grupo do PT, na internet em Sergipe, e ninguém sabia disso.

Metrópoles informa

Entretanto, o portal Metrópoles, através do colunista Igor Gadelha, divulgou que “a possibilidade de Gleisi Hoffmann assumir um ministério no governo Lula já abriu disputa, nos bastidores, pela sucessão dela na presidência nacional do PT”.

*** Segundo o colunista, “de acordo com lideranças petistas, há pelo menos quatro nomes cotados para suceder Gleisi na presidência do PT, caso Lula decida nomeá-la como ministra”. Entre os quatro está Márcio Macedo.

Lula quer Márcio

Segundo um membro do PT em Brasília, “o grupo petista vinculado a Gleisi implantou essa nota no portal Metrópoles”.

*** Acrescentou que, mesmo na Alemanha, ao ler a notícia, “Marcio teria tratado do assunto com Lula, e o presidente disse que não quer que ele saia do Ministério”

Cidadania não terá mudanças

Perguntado se o PSDB/Cidadania pode mudar de comando, o deputado Georgeo Passos disse que “com relação ao Cidadania creio que não teremos mudanças, até porque tanto os diretórios estadual e o municipal de Aracaju estão definidos”.

*** – Quanto ao partido, a Nacional respeita muito esses prazos de diretório efetivos, disse.

PSDB vai convidar Emília

Georgeo disse que quanto ao PSDB “eu não tenho como falar, porque não faço parte do partido, que tem o comando do prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo”.

*** – Eu sei que parece que tem uma turma do PSDB, inclusive Danilo, que vai convidar a vereadora Emília Correa para ingressar no partido. É nessa linha…

UTB em Sergipe

Sérgio Reis disse ontem que o UTB – extinto PTB – convidou Felipe Barreto, ex-prefeito de Neópolis, para ser presidente estadual do partido em Sergipe.

*** Sérgio acrescentou que não houve convite nem para ele e nem para Fábio Reis, mas ele indicou o Barreto para assumir o Diretório no Estado.

*** E deixou claro: “somos PSD de carteirinha”.

Eliane será candidata?

Candidatura da ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT) à Prefeitura de Aracaju ainda é um desejo dela exposto discretamente aos aliados.

*** Eliane tem chances, como revela as pesquisas, mas encontrará uma tendência em seu partido que pode apoiar Candisse Carvalho, que também se movimenta para candidatura.

Realizador de Sonhos

O ex-senador Antônio Carlos Valadares lança hoje, no Museu da Gente Sergipana, o livro “Realizador de Sonhos”, que é uma autobiografia dele.

*** O livro conta toda a vida do ex-senador, que exerceu praticamente todos os mandatos políticos em Sergipe e realizou um trabalho social importante no Estado.

Aperipê exibe documentário

Aracaju será a primeira capital do Nordeste a receber lançamento do documentário, “JK, o reinventor do Brasil”, em função do excelente relacionamento jornalístico entre a TV Cultura e a TV Aperipê.

*** Segundo o seu diretor, Carlos Batalha, a TV Aperipê tem batido recorde esse ano ano em exibições de matérias regionais a nível nacional”.

Giro pelas redes sociais

Carlos Britto – A natureza sempre divide conosco as funções de esculpir e operar o nosso corpo. Quanto às funções de esculpir e operar a nossa alma, porém, a natureza sempre tira o corpo fora.

Nicolas Maduro – “Estados Unidos, eu aconselho, longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz”.

Dora Kramer – Por que Lula foi tão irônico com Jean Paul Prates e não se limitou apenas a desmentir a criação de uma Petrobras na Arábia? Sinal de que as coisas não andam boas para Prates lá pelo planalto.

Rômulo Dias – O que tem de bolsonarista desesperado com essa megaoperação de hoje desarticulando contrabando de armas não está no gibi.

O Antagonista – Moradores de Gaza atiram pedras em terroristas do Hamas fortemente armados que roubavam caminhões com ajuda humanitária.

Wendal Carmo – O ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) figura entre os principais cotados para assumir a presidência do PT numa eventual indicação de Gleisi Hoffman para o Ministério da Justiça.

Folha – Zambelli desiste de ir à posse de Milei para participar de ato contra Dino. Inicialmente, grupo contava com mais de 50 parlamentares, mas já há defecções.

Gleisi Hoffmann – O salário mínimo vai aumentar em agora em janeiro em R$ 101,00, valorização que tinha sido abandonada no desgoverno passado.

 

 

Leia também