DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br
Sergipe jamais viu eleição ao Governo do Estado tão apertada quanto a deste ano. Nunca três candidatos a governador permaneceram tão próximos por tanto tempo, em termos de avaliações percentuais. Haverá segundo turno, sem dúvida, e já se vislumbra os nomes que voltarão ao julgamento da sociedade: Valadares Filho (PSB) e Belivaldo Chagas (PSD).
Nada de subestimar a força eleitoral sempre exposta pelo senador Eduardo Amorim (PSDB), ainda em condições de se recuperar e surpreender. Ele está na zona do empate técnico, só que estacionou de vez. Além disso não se sente mais ânimo de parte das lideranças que o apoiam e até uma tendência de migração para outra candidatura. Não é nome que se despreze, mas não demonstra vontade de chutar o pau da barraca.
Um fato interessante:Valadares Filho jamais imaginou disputar o Governo este ano. Mas as circunstâncias políticas da oposição, quando se firmou um novo grupo, o fez expor coragem. Primeiro foi convidado de Eduardo Amorim para ser o seu vice. Chegou a pensar seriamente nisso. Teve até reuniões para saber quem disputaria o seu lugar na Câmara. O pai, senador Antônio Carlos Valadares, não concordou e o filho atendeu.
A candidatura de Valadares Filho ao Governo surgiu de sua vontade, quando avisou ao senador Valadares que não pretendia mais exercer mandato em Brasília. Dessa conversa inicial surgiu a ideia para ser candidato a governador. E ficou decidido. Poucos acreditaram no êxito “dessa aventura”, por alguma razões. As principais foram a ausência de grupo político para apoiá-lo e também a disputa do pai pela reeleição ao Senado. “Quem vai votar em pai e filho?”, perguntavam-se.
A chapa foi formada e, embora esteja sofrendo uma estagnação, ainda não deixou de aparecer em primeiro lugar nas pesquisas expostas. Não é um nome fácil e nem tão difícil, mas merece cuidado e respeito…
GERANA AGORA ESTÁ FORA
Gerana Costa (PTdoB) foi cassada definitivamente e perdeu o mandato. O julgamento ocorreu no TSE, em Brasília. O PCdoB fez festa em Riachão dos Dantas.
TRE tem 90 dias para marcar data de uma nova eleição.
OTIMISMO E TRABALHO
A composição que tem Belivaldo Chagas (PSD) está eufórica com o crescimento do candidato ao Governo e tem quem sonhe com o primeiro turno.
Mas isso é absolutamente improvável.
FOCO NO TRABALHO
A orientação do comando de campanha é não entrar nessa do “já ganhou”, porque é um risco: “eleição só se ganha com o resultado das urnas”.
– A orientação é focar no trabalho e manter a humildade.
DOIS PONTOS A MAIS
Segundo informação de membro do PSB, o tracking da campanha de Valadares Filho já dá mais dois pontos a ele na disputa eleitoral.
Valadares também mantém a campanha a todo vapor.
COINCIDÊNCIA APENAS
O avanço de Belivaldo Chagas, a paralisação no crescimento de Valadares Filho e queda no desempenho de Eduardo já vinham sendo percebidas por avaliadores políticos.
Nada a ver com a amostragem das pesquisas.
HADDAD GANHA VOTOS
Em um lava a jato de Aracaju cinco funcionários estavam fechados com Fernando Haddad (PT) para presidente, “todos porque era indicação de Lula”.
Para governador disseram que não sabiam nomes.
GERENTE E VOTO JOVEM
Apenas o gerente do posto disse que só votava em gente jovem porque estava cansado dos velhos políticos. Citou Valadares Filho como seu candidato ao Governo.
Até lembrou: “ele disse que iria construir um metrô”.
ROGÉRIO ESTÁ CIENTE
O candidato ao Senado Rogério Carvalho (PT) tem certeza que estará eleito em outubro e trabalha intensamente para conseguir chegar lá, independente das pesquisas.
Os eleitores de Rogério também têm essa certeza absoluta.
COM APOIO DE HADDAD
O crescimento de Rogério tem sido visto nos meios políticos e quem impulsiona é o uso do nome de Fernando Haddad, candidato a presidente indicado por Lula.
Ele usa Haddad com muita força…
DISPUTA ESTÁ ACIRRADA
No momento, segundo dados de pesquisas, são três candidatos disputando duas vagas para o Senado: Valadares (PSB), André Moura (PSC) e Jackson Barreto (MDB).
Agora depende do trabalho de todos para que o eleitor escolha dois.
TUDO MUITO EMBOLADO
Já os candidatos ao Senado Heleno Silva (PRB), Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PT) estão empatados tecnicamente e com alguma chance de superação.
A 15 dias das eleições ainda é possível mudar.
GILMAR ESTÁ IRRITADO
O deputado Gilmar Carvalho (PSC), que disputa a reeleição, está muito irritado com a sua legenda e reclama de desatenção com os candidatos da sigla.
Inclusive na questão de não recebimento do fundo de campanha.
CHEGA ALGUNS APOIOS
Dois deputados estaduais que tentam a reeleição, mais um vereador da oposição devem conversar com o governador Belivaldo Chagas na próxima semana.
Em pauta: adesão à candidatura.
SOBRE GANHAR O PLEITO
O senador Valadares (PSB) enviou mensagem via zap, onde afirma que “ninguém pode se considerar ganhador da disputa, seja para o Governo, seja para o Senado”.
Aproveita e pede empenho “nesta reta final”.
LAÉRCIO INCENTIVA O VOTO
Em suas visitas às cidades do interior, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) orienta o eleitorado a abandonar a ideia da abstenção. Faltar às urnas prejudica o Estado.
– O que vale é a boa escolha dos seus representantes, sugere.
PERSONAGEM PRINCIPAL
Laércio Oliveira diz sempre que o “eleitor é personagem principal de uma eleição e é quem pode mudar a estrutura política do País e dos Estados”.
– Todos devem escolher seus representantes com responsabilidade.
DEFESA DO MARKETING
Um membro da oposição defendeu ontem o setor de marketing do candidato ao Governo Eduardo Amorim (PSDB), pela apresentação dele no programa de TV.
– O marketing trabalha certo, mas Eduardo é que altera tudo.
ALBANO DEFENDE FAFEN
O empresário Albano Franco demonstra interesse pela manutenção da Fafen. Ontem Albano esteve com o presidente da Petrobrás ao lado de técnicos de Sergipe.
Albano tem trabalhado para manter a Fafen funcionando no Estado.
Notas
Direito das crianças – Candidata a deputada estadual pelo PSD, Maisa Mitidieri disse ontem que uma das suas propostas de mandato, caso seja eleita, é lutar pelos direitos das crianças. Dispõe-se também a trabalhar para que todos tenham melhores condições de vida, dentro de um projeto social que contemple a todos..
0x0
Sobre ataque a Bolsonaro – O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou ontem que o Twitter repasse dados de 16 usuários do programa que comemoraram o ataque contra o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, há duas semanas em um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).
0x0
Jobim diz que Cármen errou – O ex-presidente do STF, Nelson Jobim, considerou equivocada a condução da ministra Cármen Lúcia à frente no caso envolvendo a prisão de Lula. Segundo Jobim, a ministra, que deixou o cargo na semana passada, errou ao não ter pautado o julgamento sobre a prisão de condenados em 2ª instância.
0x0
Novos postos de trabalho – Em agosto deste ano o país abriu 110.431 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados pelo Ministério do Trabalho ontem. O saldo vem de 1.353.422 admissões no período contra 1.242.991 desligamentos.
0x0
Indulto presidencial – O Partido dos Trabalhadores estuda a melhor maneira de tirar o ex-presidente Lula da cadeia depois da vitória de Fernando Haddad. A reportagem de capa da Crusoé diz que “o indulto presidencial não é tratado como o caminho preferencial em caso de vitória, mas está longe de ser descartado”.
0x0
Novo show de Ciro – Ciro Gomes voltou a elevar o tom contra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ontem, após fazer uma caminhada pelo centro de Goiânia (GO), ao lado de apoiadores. Ciro criticou o adversário depois que um eleitor tentou subir num caminhão de som do partido com uma camiseta de Bolsonaro.
Conversando
Por Bolsonaro – Hoje na cidade de Neópolis, haverá carreata em favor de Jair Bolsonaro para presidente. A ordem é circular pela região do baixo São Francisco.
Por Tobias – André Moura, candidato ao Senado, realizou ontem passeata em Tobias Barreto, ao lado de Dílson de Agripino.
Posição eleitoral – Adelson Barreto, candidato à reeleição para federal pelo PR, diz que trabalha para permanecer na Câmara Federal sem pensar em posição eleitoral.
Presença tímida – Já se percebe uma tímida movimentação do eleitorado nas ruas sobre o pleito. Na próxima semana haverá maior mobilização.
Carros plotados – Também já circulam carros com adesivos no vidro traseiro. Também sem excessos, mas já demonstrando preferências.
Tem certeza – Heleno Silva (PRB) candidato ao Senado, comemora crescimento em pesquisas e tem certeza que será eleito.
Boa posição – Bosco Costa, candidato a deputado federal, está bem nas avaliações. O seu nome aparece como o segundo mais votado.
Nova eleição – Gerana Costa, que teve mandato cassado em Riachão dos Dantas, disse que seu grupo vai retornar. Avisou que Laércio Menezes será candidato na nova eleição.
Muito eleitor – O nome de Fernando Haddad cresce no Nordeste, mas o de Jair Bolsonaro também tem muito eleitor. O presidente sairá da disputa dos dois.