Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
A sucessão municipal em Aracaju, que acontece nas eleições de 2024, foi ontem tema de avaliação de alguns políticos que evitam envolvimento direto e de analistas que projetam o quadro político sem participação direta. Um encontro que se deu casualmente, durante almoço que ocorreu casualmente na tarde de ontem. A opinião unânime é que uma mulher vai administrar a Capital, a partir de janeiro de 2025, apenas um deles ousou citar nomes de pré-candidatas que disputarão segundo turno: Emília Corrêa e Yandra Moura. Todos acham que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) lançará candidato a prefeito extraído do seu bloco (Luiz Roberto), mas teve quem lembrasse uma preferência pelo vice-governador Zezinho Sobral, que também é do PDT, partido de Edvaldo Nogueira.
Na opinião da maioria, Luiz Roberto seria bom nome, mas não exibe estatura eleitoral na Capital, suficiente para superar os demais prováveis pretendentes. Pode chegar lá através do apoio unânime do bloco governista, mas parte de quem estava no almoço considera que “isso será muito difícil”. Acredita que o governador Fábio Mitidieri terá influência na formação e sucesso da chapa, mas que ele precisa fortalecer a unidade do partido em torno de um único objetivo, que também já inclui as eleições de 2026. Admitem que a oposição tem a força de Emília Corrêa e acharam que, quem não ficar com o candidato da base, vai preferir a vereadora no segundo turno, mas isso dependendo das composições que amarrem o bloco governista e assegurem a adesão de partidos oposicionistas ao nome posto por decisão da base.
Também foi avaliada a administração de Edvaldo Nogueira como ótima e que a partir de agora ele vai ampliar obras e cuidar da área social com maior intensidade, para que também beneficie o seu provável candidato, o que é absolutamente natural. Mas, o que está pegando para valer, junto à parte de lideranças partidárias, é o modelo de escolha feita em um encontro onde já se sabe quem formará a chapa, sem direito a apresentar opção. Muita coisa, claro, ainda vai rolar, principalmente a partir de janeiro, para uma definição que satisfaça a todas as siglas da base aliada, com chances de atrair a formação de outros grupos para ampliação dessa aliança e certeza da unidade.
Extra: direto da Irlanda
A presença de comitiva de Sergipe na Irlanda também rendeu fatos que podem influenciar na formação da chapa da base aliada na disputa pela Prefeitura de Aracaju.
*** Quarta-feira à noite, na Irlanda, a deputada Catharina Feitosa (PSD) e a delegada Daniele Garcia fizeram as pazes política e comemoram tomando Malzbier.
*** Catharina a prefeita e Daniele a vice é a chapa dos sonhos para a Prefeitura, das duas e de alguns políticos fortes da base aliada em Sergipe.
Zezinho nas conversas
Candidatura do candidato a prefeito da base aliada também pode evoluir para o vice-governador Zezinho Sobral (PDT), que sempre pôs seu nome à disposição.
*** Também na Irlanda, onde se encontra, ocorreram conversas sobre o lançamento do seu nome a prefeito, por ser do mesmo partido de Edvaldo e ter mais condições e apoio político que Luiz Alberto.
Conversa com Jorge
Valmir de Francisquinho (PL) é um nome que ainda cria certo temor em caso de disputar o Governo do Estado.
*** Há uma torcida para que ele dispute a Prefeitura de Itabaiana e cumpra todo o mandato e não “venha disputar o Governo em 2026.”
*** Na quarta-feira, em Brasília, Valmir de Francisquinho tomou café com Jorge Mitidieri e conversaram muito…
Valmir e força política
Nos bastidores políticos o comentário é que o ex-prefeito Valmir de Francisquinho tem força política para ganhar as eleições de Itabaiana com certa tranquilidade.
*** Mas que teria perdido força política para disputar o Governo do Estado em 2026, apesar de ser uma liderança e manter o seu estilo de fazer política.
Insiste no candidato
Membros do Partido Liberal desconhecem e não acreditam que a sigla vai lançar nome de um candidato a prefeito de Aracaju, que fora anunciado por um dos seus filiados.
*** Ontem, entretanto, o mesmo membro do PL, com poderes dentro da sigla, garantiu que o Liberal terá candidato a prefeito de Aracaju e que será um homem.
Candisse aparece
Candisse Carvalho, que tenta disputar a Prefeitura de Aracaju pelo PT, já conta com a atuação de uma equipe de marketing, que orienta os seus passos nesse momento.
*** Ainda não há contrato fechado, porque depende da decisão do partido quanto a sua candidatura.
*** Candisse está conversando com lideranças políticas e tem dado entrevistas, onde domina bem sua desenvoltura. Enfim: ela está trabalhando…
Eliane ainda discreta
A provável adversária de Candisse nesse período de escolha é a ex-vice-governadora Eliane Aquino (PT), que tem seu nome citado dentro do partido e adjacências.
*** Eliane, entretanto, tem atuado com extrema discrição, tanto que chega a por em dúvida sua disposição para disputar o mandato.
É uma vergonha
O senador Alessandro Vieira (MDB) disse, ontem, que, “diante da fala do notório Gilmar Mendes sobre a PEC, só me resta citar o hoje presidente da corte, em sessão de 2018: V. Exa. nos envergonha, V. Exa. é uma desonra para o tribunal.”
*** E mais: “Não tem ideia, não tem patriotismo, está sempre atrás de algum interesse que não o da Justiça,” acusou.
Laércio defende PEC
O Em entrevista à TV Senado, o senador Laércio Oliveira (PP) defendeu a aprovação da PEC, que limita as decisões individuais do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais superiores.
*** Laércio acha que outro Poder não pode suspender, por decisão monocrática, as decisões de outros poderes.
Ama o patrão
Mariana Araújo fala sobre a “rinha de jornalistas: esta é a única classe que se orgulha de defender chefe e patrão publicamente”.
*** E mais: “você não vai encontrar alguém que ama patrão como jornalista. É uma coisa impressionante.” Será?
Sede do Republicanos
O secretário geral dos Republicanos em Sergipe, advogado Fausto Leite, esclareceu nota publicada ontem nesta coluna, de que o seu partido “não tem mais nenhuma sede em Sergipe e os filiados não sabem a quem se dirigir e buscar documentação”.
*** Fausto diz que a “nova sede dos Republicanos existe, funciona no escritório de advocacia e possui ampla área interna para atender a todos os filiados”.
*** – Na verdade, na gestão passada funcionava em um casarão – antigo – onde apenas uma funcionária respondia pelo expediente e ficava sozinha sem qualquer segurança, disse.
Giro pelas redes sociais
Ultrajano – Não vou passar pano para o Jaques Wagner. Que líder do governo é esse? Faz pouco tempo, é bom lembrar, defendia que o Aras continuasse na PGR.
O Antagonista – “Esta Casa não é composta por covardes. Esta Casa não é composta por medrosos”, diz o decano do STF, ministro Gilmar Mendes, acrescentando que “este Supremo Tribunal Federal não admite intimidações”.
Dora Kramer – Governo foi equilibrista no caso da PEC do Supremo: liberou bancada, o líder votou a favor e o PT ficou contra. Levou a coisa politicamente. Como se deve.
Nikolas Ferreira – A OAB é vítima do próprio monstro que criou. Há dois caminhos: submeter e serem covardes – que é a decisão que estão tomando há anos.
Humberto Costa – Ex-homem de confiança de Bolsonaro, Mauro Cid, escancara a rede de mentiras e de ódio bolsonarista.
Metrópoles – Após Camila Oliveira expor relação do pai com o marido dela, Edielson Oliveira se descontrolou e queimou carro do ex-genro, em Araraquara (SP).
Boscadim – Lula só se elegeu e assumiu por dois motivos: o STF travou os golpistas e boa parte de nós apoiamos as medidas do tribunal.
Roberto Freire – E quem disse que ministro do STF deve dialogar com qualquer das partes sobre assunto de seu interesse, mesmo que seja o Presidente da República ?