Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

Eleições frias e confusas

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

As eleições estão frias, mesmo que alguns admitam que elas começassem a esquentar. Têm alguns que vêem fervura. Exagero? Juram que não e citam o fundo dos bastidores como “um caldeirão borbulhando”. Não é verdade. Não há chapas formadas, mesmo que se tenham os nomes de pelo menos três políticos que decidiram disputar o Governo e trabalham discretamente para isso. Um desses políticos faz um “vai e vem ‘masturbatório’ sem que se tenha certeza de que alguma coisa possa sair”. Lógico que têm nomes postos que conversam ainda timidamente, mas sem nenhuma empolgação do eleitor, ainda absolutamente desligado e sem ter posição definida sobre o 02 de outubro.

Não há candidato definido para o Senado. Nem na oposição e muito menos na situação, onde três nomes aparecem ainda como prováveis. Na base aliada, candidatos se lançam para apenas uma vaga. Certamente é a maioria que deve escolher. Há uma disputa discreta, mas incômoda, porque de qualquer forma provoca receio de cisão, em um momento que requer absoluta unidade, mas cada vez mais se teme sempre por um trisco, que quebre a harmonia, a musica suave desafine e mexa com a cabeça daqueles que estão trabalhando para que tudo se encaixe com perfeição.

A formação de chapas para deputados estadual e federal ainda se comenta, porque ela é muito complicada, em razão de poucos nomes com capacidade de atingir o índice exigido pela atual legislação, para eleger o primeiro e puxar o segundo, principalmente na disputa pela Câmara Federal. Andam-se de máquinas nas mãos para calcular quais partidos têm chances de levar pelo menos dois nomes à Câmara Federal e o resultado final aparece negativado e sem chances. Já para a Assembleia Legislativas as condições são maiores, entretanto, por incrível que pareça, há um receio de renovação alta, a começar pelo número de atuais parlamentares que não tentará à reeleição e vai jogar a sorte grande para uma conquista em Brasília.

Essa próxima eleição será de grandes surpresas tanto na disputa majoritária quanto proporcional, o que coloca a todos numa situação de dúvida, exatamente porque estão precisando de um gesto, um olhar, um aceno e um sorriso convincente dos eleitores.

Belivaldo exausto

O governador Belivaldo Chagas (PSD) confidenciou ontem a auxiliares mais próximos que está excessivamente cansado. Um estresse, principalmente no que se refere às conversas políticas.

*** Deixou claro que não vai concluir chapa majoritária agora e que o seu maior desejo é descansar, aliviar a cabeça e só depois pensar na conclusão da chapa.

Só depois do dia 25

Segundo a mesma fonte, o “maior desejo de Belivaldo Chagas é viajar para Simão Dias amanhã – vai declarar ponto facultativo para os rituais da Semana Santa – e aproveitar o feriado, inclusive até desligando o celular”.

***- O governador quer estar em paz e deixa claro que só volta a falar em política a partir do dia 25 ou até na primeira semana de maio, disse.

Coincide com aniversário

O feriadão da Semana Santa termina no domingo, dia 17. Tudo bem. Mas no dia 19, terça-feira, é aniversário de Belivaldo Chagas. Já na quinta-feira é o feriado de Tiradentes, dia 21.

*** O governador pode emendar o feriado da Semana Santa com o seu aniversário e o Dia de Tiradentes, só retornando a Aracaju na segunda-feira, 02 de maio, quando poderá iniciar as conversas para a formação definitiva da chapa majoritária (ufa!).

Ônibus para estudantes

Com recursos próprios do Tesouro Estadual, o governador Belivaldo Chagas (PSD) diz que Sergipe já recebeu a primeira remessa de 75 veículos para reforçar o transporte de estudantes em todo o estado.

*** – Os veículos estão sendo emplacados e habilitados para possibilitar a doação do Governo aos municípios, disse.

Luciano vai à reeleição

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (PSD), diz que vai disputar a reeleição no pleito deste ano. Luciano está recuperado de cirurgia a que se submeteu.

*** – Esqueci esse negócio de disputar a vice-governadoria e já conversei com a base aliada. Depois que me filiei ao PSD sei que não cai bem esse negócio de chapa puro sangue, disse.

Tudo para crescer

Luciano Bispo admite que o pré-candidato a governador, Fábio Mitidieri (PSD), tem tudo para crescer muito mais, fazendo comitivas junto aos seus aliados e ouvindo os políticos e eleitores que o acompanham.

*** Lembrou que o ex-governador João Alves Filho tinha o hábito de fazer isso em suas caminhadas: “não se pode subestimar os adversários”, aconselha.

Sobre renovação na Alese

Com visão nas mudanças no estilo do pleito, Luciano Bispo admite que a renovação seja grande na Alese, já a partir de parlamentares que disputarão vagas na Câmara Federal e os que não tentarão a reeleição.

*** Luciano está em dúvida em relação à renovação, mas acha que será muito alta, com dificuldade de formação de bancadas coesas.

Alessandro em conjunto

O senador Alessandro Vieira (PSDB) compareceu a entrega de casas populares no município de Socorro, que fora construída pelo Governo Federal.

*** Perguntado se sua presença caracteriza apoio ao presidente, o senador respondeu: “as casas não são de Bolsonaro, Alessandro ou Inaldo. São do povo de Socorro”.

*** – Acompanhei de perto a luta para concluir o trabalho, com enormes dificuldades.  Nada mais natural que acompanhar as entregas, justificou e acrescentou: “na esfera federal, minha escolha é pela construção de uma terceira via”.

Eliane e empregos

O presidente regional do PT, deputado federal João Daniel, diz que a vice-governadora Eliane Aquino (PT) mantém várias pessoas ligadas a ela trabalhando no Governo.

*** Admite que Eliane faça isso como vice-governadora, porque tem direito de manter a equipe.

*** Eliane é candidata à deputada federal, tem trabalhado sua candidatura, inclusive em feiras livres.

Busca da unidade

O ex-deputado Marcio Macedo e o senador Rogério Carvalho (PT) tiraram foto com o ex-presidente Lula, segunda-feira à noite, durante jantar de senadores em Brasília.

*** A legenda da foto diz que “Lula dá sinais de satisfação do PT unido em Sergipe”.

*** Está em parte: Rogério e Marcio iniciam uma reaproximação dentro da necessidade de buscar a unidade.

Machado em reunião

José Carlos Machado participou de reunião com os membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA-SE).

*** Também com membros do sindicato das empreiteiras de obras públicas e privadas, bem como empresas do mercado imobiliário e clube de engenharia.

Rodrigo denuncia

O deputado bolsonarista Rodrigo Valadares denunciou ontem que em evento do Governo Federal, Jornalista recebeu ordens para não entrevista-lo, “além de não terem permitido a fala dele no púlpito”.

*** – Rodrigo foi escanteado por setores da imprensa durante entrega de casas na cidade de Socorro.

Jackson vai à TV

O ex-governador Jackson Barreto, nesse confuso sai-não-sai do MDB, foi quem conduziu o programa eleitoral do partido, exibido na televisão segunda-feira.

*** Segundo informação de Brasília, o MDB quer Jackson Barreto, mas candidato a deputado federal. Acha que ele fortalece o partido nas urnas.

*** Da mesma fonte: a direção do partido tem informações que JB teria facilidade em captar 70 mil votos e eleger até dois deputados federais. É tudo que a direção nacional do MDB deseja.

Valadares ao Senado

O nome do ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) aparece bem no radar do PT em Sergipe, para ser o candidato a vice-governador ou ao Senado.

*** Uma parte dos petistas o enxerga mais importante pelo Senado e lembra eleições majoritárias de Valadares Filho ao Governo e à Prefeitura, em que ele chegou ao segundo turno.

Nada definido

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), esteve ontem em São Paulo e à noite retornou a Brasília. Disse que conversou com Valdemar Costa Neto (PL).

*** Acrescentou, entretanto, que hoje pode ser decidida ou não sua candidatura ao Governo e acrescentou que não há nada definido.

*** Setores do PL acham que Francisquinho não é bolsonarista tão convicto quanto o presidente espera de um candidato a governador.

Giro pelas redes sociais

Reinaldo Azevedo – Dona Rosângela Moro se esforça pra provar que o casal mora em SP, novo domicílio eleitoral de quem tinha tanto orgulho da República de Curitiba.

Igor Gadelha – Em jantar com senadores, Lula admite problema na voz e diz que já está buscando fonoaudiólogo para tratamento. Está ficando rouco muito rápido.

Fórum – Disfunção erétil: OMS diz que 30% dos homens têm; nenhum deles se trata com recurso público.

Zélia Ducan – Como vocês todos se sentem, sabendo que bancamos até viagra pras Forças Armadas?

Diego Amorim – Para apoiar o ex-presidente Lula, PSOL vai acabar engolindo a aliança com Geraldo Alckmin (PSB).

Vem Pra Rua Brasil – O povo brasileiro gostaria de ter orgulho do STF, mas ele não cumpre com sei papel devidamente. Parece ser o lugar onde a impunidade vence a lei e a justiça.

Diogo Amorim – Não é a primeira nem a segunda vez que Simone Tebet vai levando rasteira de uma ala do MDB.

Diz o Estadão – Governo autoriza 52 ‘escolas fake’ no Piauí, reduto eleitoral de Ciro Nogueira; 99 estão paradas.

Leia também