Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

ELEIÇÕES HONESTAS EM 2018

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Políticos que integram o Partido dos Trabalhadores têm boa estratégia de bastidores: trabalham discretamente para que o presidente Michel Temer (PMDB) se mantenha no comando do País. Apesar de exibirem na mídia ânsia de vê-lo fora, a análise de marketing é que a continuidade do Governo favorece ao PT e põe Lula na disputa real. Dentro de mais alguns dias a bancada petista vai exibir esse desejo de forma indireta. A esperança é que, em caso do Temer permanecer, o confronto seria absolutamente igual, porque em argumentos de discursos, a balança zera e a sociedade terá que ficar com o “menos pior”. O PT tem certeza que será Lula, até porque a crise que envolve Temer é bem mais pesada e recente.

Entretanto, em caso de renúncia e a posse de novo presidente, as eleições de 2018 vão exibir um novo cenário. Caso não se aprove de imediato uma reforma política bem mais abrangente, certamente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decretar o fim das coligações e, simultaneamente, o desaparecimento das siglas de aluguel. É o desejo dos grandes partidos, porque se elege quem contabilizar mais votos no limite de vagas.

Um dos fatos mais preocupantes para o pleito de 2018 é a ausência dos financiadores permanentes da formação dos que concorrem a mandatos proporcionais ou majoritários, com a inibição das doações, o fim das propinas (aparentemente) e um basta no caixa 2, em razão de tudo que foi à tona através da Operação Lava Jato.

Analisando bem, não existe mais a presença da Odebrecht, nem da OAS, nem da JBS, nem Camargo Correa, enfim toda essa estrutura sólida que financiava a política brasileira e produzia projetos e leis a seu favor, certamente não voltarão ao crime. Os que quiserem entrar nesse “comércio escuso” vão pensar duas vezes para práticas ilícitas e montagem de uma estrutura que os beneficiem.

Além disso, a sociedade está em estado de choque e os que comercializam seus votos vão pensar primeiro nas conseqüências dos seus gestos. Certamente o pleito de 2018 será menos sujo.

EMPRESÁRIOS VÊEM RECUPERAÇÃO

O empresário Albano Franco participou de reunião na Fiesp e o clima é de preocupação com a crise política que se alastrou no atual Governo.

Os empresários vêem instabilidade e carência de entendimento político.

DESEJAM QUE TEMER FIQUE

Durante a reunião, segundo Albano Franco, os empresários desejam que Temer fique no Governo em razão dos primeiros sinais de recuperação da economia.

Admitem que a equipe econômica do Governo é “muito boa”.

CHUVAS IMPEDEM VIAGEM DE JB

O governador Jackson Barreto não conseguiu viajar ontem a Gramado (RS). O aeroporto estava fechado para aterrissagem e decolagem.

Já o deputado Zezinho Guimarães conseguiu viajar mais cedo.

ZEZINHO APRESENTA PROJETO

Zezinho Guimarães vai apresentar em Gramado o projeto de oportunidade e estrutura a empresário do setor calçadista se instalar na cidade de Ribeirópolis.

O Governo oferece estrutura de localização, além de incentivos fiscais.

MALUF É AMADOR EM CORRUPÇÃO

A 1ª Turma do STF decidiu condenar Paulo Maluf (85 anos) a mais de sete anos de prisão. Os ministros fixaram regime fechado pela gravidade do crime.

Mas só Maluf, que se tornou amador em atos de corrupção?

CHUVAS COM INUNDAÇÕES

É histórico esse quadro de inundação em qualquer chuva mais forte em Aracaju. Está na hora de quem assumir a Prefeitura elaborar um projeto para reduzir esse vexame.

É melhor tratar desse lado subterrâneo da cidade, do que florear a superfície.

FERNANDO FICA NO MINISTÉRIO

O deputado Valadares Filho avisou que o PSB se distanciou do Governo, mas ontem o ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra, resolveu não deixar o cargo.

Ficará como convidado de Temer, não indicado pelo PSB.

GOVERNADO DA BAHIA LIGA

Através de telefonema, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), pediu a Jackson Barreto para ajudar a aprovar projeto de lei que tratar da unificação do ICMS.

JB entrou em contato com Laércio Oliveira e pediu que ele acionasse a bancada.

BELIVALDO SAI DO GABINETE

O vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) vai realmente sair do Gabinete e viajar ao interior ao lado do governador Jackson Barreto para participar de atos do Governo.

Começa a dar os primeiros passos para fixar-se como um nome à sucessão.

INSTABILIDADE MUITO GRANDE

O deputado federal Adelson Barreto (PR) diz que o clima é muito ruim na Câmara Federal com uma instabilidade muito grande.

– Os partidos querem obstruir tudo, disse.

PELO MENOS UMA NOTÍCIA BOA

Apesar da gravidade da crise política que dilui o Governo Temer, os prefeitos estão mais tranquilos. O Fundo de Participação Municipal (FPM) se estabilizou.

Havia perspectiva de queda, mas não aconteceu.

APOIAR REFORMAS E PROJETOS

O deputado Fábio Mitidieri informa que o PSD vai apoiar as reformas e os projetos de interesse do País e vai acompanhar as investigações e seu desenrolar.

Disse que o partido continuará na base, mas não fará a defesa do presidente.

SERGIPE NÃO MUDA NADA

Quanto a Sergipe, Fábio Mitidieri diz que o PSD não vai mudar em nada e continuará com Jackson Barreto para o “que der e vier”.

Fábio tem plano para mandato majoritário.

TITULO PARA DOIS DELEGADOS

A Câmara Municipal de Aracaju concedeu ontem títulos de Cidadão Aracajuano a dois delegados da Polícia Civil, reconhecendo seus serviços prestados.

Foram o ex-secretário João Baptista e o delegado Alexandro Vieira.

UMA SURPRESA NO DISCURSO

O delegado Alexandro Vieira revelou, em seu discurso, que tem pretensões políticas para 2018, sem anunciar a que será candidato. Alexandro já se filiou a Rede.

Em plenário um vereador declarou: “bem que eu desconfiava”.

ASSEMBLEIA ESTÁ COMPLETA

Com o retorno dos deputados Paulinho da Varzinhas e Augusto Bezerra a Assembleia volta a contar com 24 parlamentares e está completa.

A resposta que falta: por que só os dois foram afastados?

APENAS AUGUSTO COMPARECE

Ontem, na Assembleia Legislativa, apenas Augusto Bezerra compareceu. Paulinho não pode ir porque se encontra em São Paulo.

Estava internado, fazendo mais um Check up.

Notas

Pacatuba instala aldeia – Prefeitura de Pacatuba apoiou a instalação da aldeia da tribo indígena Ulkaxós, uma etnia originária de três grupos – Fulniô, Kariri e Xocó – que vem tentando o seu reconhecimento e a aquisição das terras da fazenda Cadoz. Os indígenas agora acreditam que a Funai e a União se mobilizem para fazer a aquisição.

0x0

Alexandre visita a Aldeia – O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins esteve na aldeia e foi recepcionado com a tradicional dança do Toré. O prefeito conversou com os indígenas e também participou do ritual: “Vamos dar todo apoio necessário para que vocês possam tem esse território de fato”, disse Alexandre.

0x0

Renan sugere nomes – Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, defende abertamente a substituição de Temer na Presidência da República. A favor de eleições indiretas, realizadas pelo Congresso, o senador defendeu os nomes dos ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Nelson Jobim e Joaquim Barbosa para presidente.

0x0

Eduardo assina CPIs – Senador Eduardo Amorim (PSDB) assinou requerimento para instalação da CPMI encabeçada pelo senador Athaídes, para investigar a atuação do grupo JBS no mercado de capitais. Assinou, também, o pedido de instalação da CPI de autoria do senador Roberto Rocha para investigar irregularidades no BNDES.

0x0

PT torce por Temer – Segundo divulga Eliane Catanhede, o maior desejo da cúpula do PT é que o presidente Michel Temer (PMDB) permaneça no Planalto. Acha que isso beneficiaria candidatura do PT, deixaria o ex-presidente Lula livre da imprensa e enfraqueceria a legenda que está à frente do Poder.

0x0

BC audita folha da J&F – O Antagonisa revela que o Banco Central, registra a Folha, designou um auditor para acompanhar as atividades do Banco Original, do Grupo J&F. Em nota, o Original afirmou que “o caixa da instituição é robusto, a administração de ativos e passivos é confortável e segue uma gestão conservadora”.

Conversando

Chuva não dá – Está bem à vista que Aracaju não suporta chuvas torrenciais. Há anos que ao sinal de qualquer chuvisco as ruas ficam inundadas e os canais transbordam.

Por ambulâncias – Eduardo Amorim participa da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Ambulância. O lançamento ocorreu ontem.

Crise política – A crise política deu uma silenciada sobre questões políticas locais e não se fala nas eleições de 2018. O cenário pode mudar de repente.

Área econômica – Continua instabilidade no Governo Temer e causa preocupação aos Estados. A crise pode até aumentar a gravidade na área econômica.

Lados diferentes – Bancada federal de Sergipe está precisando de freio de arrumação. Cada um dos parlamentares defende lados diferentes e não focam em Sergipe.

Aracaju inundada – A vice-prefeita Eliane Aquino está trabalhando muito neste momento em que Aracaju está praticamente inundada e com graves problemas.

Até por omissão – Janaina Paschoal pede abaixo FHC, abaixo Nelson Jobim, abaixo Lula! Não queremos acordão! FHC é culpado por tudo isso, no mínimo, por omissão.

Beneficiados sempre – Alguns nomes de parlamentares não surgem em escândalos de propinas. Mesmo esses foram beneficiados por caixas-2 em seus Estados.

Distribuição farta – Nas próximas eleições, com essa pressão sobre empresas que bancam campanha, será difícil a distribuição farta de dinheiro aos candidatos.

Leia também