Aracaju, 5 de maio de 2024
Search

Encontro em que faltou Emília

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Foi uma espécie de primeiro encontro entre o governador Fábio Mitidieri (PSD) e os vereadores de Aracaju. Em período de alta especulação eleitoral, alguns deles prepararam ouvidos – e a garganta – para ouvir e falar sobre sucessão municipal. Mas não aconteceu. O objetivo foi tratar sobre projetos para Aracaju, principalmente no que diz respeito ao turismo e melhorias em segmentos que cabem ao Estado. Durante o encontro, que virou almoço, Mitidieri revelou o seu bom relacionamento com o prefeito Edvaldo Nogueira, incluindo os campos administrativos e políticos, mas em nenhum momento tratou sob sucessão municipal, que realmente é da responsabilidade do prefeito Edvaldo Nogueira, conforme acordado desde o pleito de 2022, em que Mitidieri fora o candidato.

A conversa girou mesmo sobre temas diversos, onde se incluiu turismo e a atividade dos parlamentares na fiscalização do trabalho da administração do município e em defesa da comunidade. Não dá para esconder que pelo menos dois vereadores sinalizaram para que o papo entrasse nas questões políticas, principalmente em relação aos nomes para a Prefeitura de Aracaju. De qualquer forma, os ímpetos foram contidos e se deixou claro que Edvaldo Nogueira apresentará um nome – sem dúvida o secretário Luiz Roberto e isso não têm mais o que discutir – que poderá ser aceito ou não pelo governador Fábio Mitidieri, que poderá ter ou não algum outro nome à disposição, como o de Belivaldo Chagas, que pode bater ou não sua candidatura por Simão Dias (está mais para sim).

Fez falta a vereadora Emília Correa (Patriota), que se recusou a participar do encontro porque trás o carimbo de oposição. Foi triste, porque não se tratava de reunião política, onde o posicionamento talvez fizesse algum sentido. Emília foi insistentemente convidada, inclusive por deputados da oposição, que lhe tentaram convencer que o encontro seria oportuno para todos. Emília chegou a dizer que “a reunião era de aliados”, e preconceituou de tal forma que não afina bem com os dias de hoje, onde os partidos buscam melhorias para o povo e não exibições ideológicas, que possam interceder no insucesso de uma conversa ampla em que ela saísse favorecida. Emília é candidata a prefeita e provavelmente quis revela um radicalismo fora de prática.

Não atinge servidor

O governador Fábio Mitidieri explicou ontem que o problema grave do FPT não atinge o servidor, graças às ações de desenvolvimento econômico do Governo do Estado.

*** Informou que a arrecadação dos impostos estaduais aumentou, assim como o número de emprego e renda.

*** Segundo Mitidieri, “do contrário poderíamos estar passando por dificuldades para honrar nossos compromissos”.

Almoço com vereadores

O governador Luiz Mitidieri (PSD) lembrou que o início de “minha vida política foi na Câmara de Vereadores e tenho orgulho disso e dos colegas que defendem os interesses da sociedade”.

*** Ontem, Mitidieri reuniu os vereadores em um almoço no Palácio Olimpio Campos e aproveitou para apresentar ações e debatemos sobre o desenvolvimento do estado.

Aliado a Edvaldo

Mitidieri não falou diretamente em sucessão, mas deixou claro que é aliado do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que tudo é discutido e que não há razão para atritos. Concluiu dizendo que Edvaldo é o coordenador do processo.

*** A vereadora Emília Correa (Patriota), provável candidata à Prefeitura, foi a única que não compareceu ao almoço, mesmo estando na Câmara.

*** Emília exagerou: foi a única a faltar porque imaginava que o almoço fosse para a base aliada. Enquanto outros vereadores da composição participaram sem problemas.

Local da nova ponte

Durante o almoço, Mitidieri explicou parte dos projetos para melhorar Aracaju, alguns deles que mudam a estrutura da cidade como é o caso da ponte Tancredo Neves a Coroa do Meio.

*** Um detalhe que surpreendeu dos vereadores. Ainda não está definido o local da ponte que liga Aracaju à Barra dos Coqueiros, porque depende de análise dos engenheiros.

Sobre Katarina

Segundo um dos vereadores que integram o chamado grupo dos 15, o objetivo era pedir que o governador Mitidieri tentasse convencer Mitidieri a indicar Katarina Feitosa à prefeita.

*** O objetivo pifou porque estavam presentes 23 senadores e o assunto não descambou para política.

Sobre Pesquisas

Nada contra o uso científico de pesquisas, mas num período tão distante do pleito é muito risco publicar nomes de quem está na preferência do eleitorado.

*** O resultado só seria válido se o resultado fosse oferecido por Instituto de Pesquisa oferecido por um grupo adversário. Pesquisa entre aliados ninguém perde…

Luiz já se espalhou

Segundo um atuante político, o prefeito Edvaldo Nogueira já teria dito a pessoas de sua maior intimidade, que o seu candidato a prefeito será mesmo o secretário Luiz Roberto.

*** Acrescenta que ele sugeriu ao Fábio Mitidieri que indicasse a deputada Katarina Feitoza como vice.

Entretanto Nada ai9nda foi definido em relação a isso e Fábio vem conversando com aliados com o objetivo de unir o grupo.

Vinícius e Luiz

O vereador Vinícius Porto (PDT) parabenizou o secretário Luiz Roberto Dantas, por seu trabalho à frente de importantes obras que vão impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Sergipe.

*** Entre as obras, Vinícius destaca a construção da segunda ponte sobre o Rio Sergipe, a edificação das pontes Tancredo/Coroa do Meio e a conexão entre Alagoas e Sergipe, além da criação da Casa da Mulher Brasileira no bairro Capucho.

*** Para Vinícius Porto, o compromisso e eficiente gestão do secretário têm sido fundamentais para o crescimento do estado.

O que tem PT e PP?

Em Capela um dilema: como aprovar uma candidatura de Sukita a prefeito pelo PT e um vice-prefeito na mesma chapa pelo PP? E isso vai acontecer…

*** Segundo um político daquela cidade, ninguém está mais preocupado com ideologias partidárias, mas em “ser Lula da Silva ou Jair Bolsonaro”. O resto é bobagem.

Uma ótima notícia

O ex-deputado André Moura (UB) informa que a revisão do crescimento do PIB brasileiro em 2023 para 3,2% é uma ótima notícia que deve ser celebrada.

*** – O agronegócio foi o principal destaque, com recorde de safra.

*** – Além disso, o Banco Central informou ontem que a prévia do PIB em julho cresceu 0,44% em relação a junho.

Valadares comenta

O ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) admitiu que mais um passo fosse dado com o Banco Central tomando a decisão de reduzir em 0,5 pontos percentuais a Selic.

*** Valadares disse diz que “Sabemos do compromisso do governo do presidente Lula com o equilíbrio fiscal, retomada dos investimentos e geração de emprego”.

Eliane em dúvida

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) disse ontem que ainda não sabe se será candidata a prefeita de Aracaju: “estou esperando para ter algumas conversas importantes sobre isso”,

*** Acrescentou que não tem noção real de como o seu nome está aparecendo em Aracaju.

Assédio em jogo

O ex-deputado Sérgio Reis denunciou que mais um aluno da Unisa foi expulso ontem. É inacreditável que um grupo de estudantes de Medicina entenda como “normal” um comportamento machista, assediador e inescrupuloso.

*** – Isso foi visto durante um jogo feminino de vôlei. Expulsão é o mínimo. É preciso apurar criminalmente o episódio, apela.

Giro pelas redes sociais

Hamilton Mourão – A decisão do STF de levar os julgamentos do 08/01 para plenário virtual afasta a sociedade da Justiça e desrespeita o senso comum.

Rodrigo Valadares – Presidente perdulário gastou R$ 8 milhões, somente de janeiro a julho, com cartão corporativo. Esse é o “pai dos pobres” que faz do governo uma Disneylândia.

Krika Pimentinha – Mas é claro que eu vou fazer marketing encima da escrotidão do Chico Esquerdomacho. É por essas e outras que preferimos vibradores. Não traem, não mentem, não faz a gente passar vergonha e não se chama Chico Esquerdomacho.

Leandro Ruschel – Por que a fala de Lula na ONU é absurda, refletindo a torta visão de mundo da esquerda Lula fez um discurso ideológico na ONU, defendendo as premissas básicas da extrema-esquerda, e buscando jogar para “a torcida”.

Tenente Edgard – O problema é que quem quer igualdade social, não faz nada para melhorar a vida, quer que os outros piorem para ficar todo mundo na miséria.

Globo – [Agora Dino deve estar muito preocupado] Flávio Bolsonaro diz que oposição vai tumultuar vida de Dino se ele for indicado ao STF (O Globo).

Flavia Ferronato – Como assim o Flávio Dino bateu no deputado General Girão no aeroporto e o aeroporto alega que não tem imagens e a PF que fez a escolta não quer depor?

Revista Fórum – Recém libertado, bolsonarista chama ministros do STF de “vagabundos”: “me prendam novamente” “Hoje não tenho prazer de comer, de tomar banho e passar perfume. Não tenho libido sexual”.

Leia também