Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Escolhas devem ir à discussão áspera

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Percebe-se mal estar entre lideranças importantes da base aliada. Ninguém revela isso em conversas fora de um núcleo fechado das siglas que integram o bloco. Mas discutem e demonstram certo constrangimento, principalmente pelo silêncio absoluto do grupo responsável pela indicação do nome. Não é que diálogo não exista. Claro que o assunto é tratado entre membros da alta cúpula, mas ainda de forma ainda muito discreta que a maioria deles fica sem saber o que está acontecendo, para que se tome conhecimento do provável indicado. O provável escolhidos pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) será mesmo o secretário Luiz Alberto, que mantém a discrição e não avança o sinal em termos de propagar essa preferência.

Mas esse círculo já detectado ao redor de Alberto pode criar arestas pela forma como vem sendo traçado e dará trabalho tanto ao prefeito Edvaldo Nogueira, quanto ao governador Fábio Mitidieri, que terão de atuar firmemente para segurar aliados na base e evitar que aconteçam desacordos e prejudiquem a unidade do bloco. Evidente que a estratégia ainda não está definida, mas as reações começam a ser captadas de forma clara com atitudes que não sinalizam bem. Lógico que vão ouvir a orientação – e até decisão – do governador, mas ninguém segura atitudes inesperadas, como um bloco deixar o grupo e lançar candidato por fora, o que cria um problema grave e difícil de ser solucionado. Também não se pode abandonar a hipótese de Edvaldo, em tendo seu candidato rejeitado, recusar e se aliar com outros partidos.

Isso é muito difícil, mas não se pode deixar de imaginar atos de quem ficará sem mandato por dois anos e se propõe a disputar o Senado em 2026.

Claro que na oposição há dificuldade, mas bem menor que da situação. Ainda não se vê entendimento entre o PSDB e o Cidadania, que possa lançar um nome como o do vereador Ricardo Marques, que pretende disputar a Prefeitura, mas não anuncia e diz de que vai à reeleição. Uma informação de Brasília dá como certa a candidatura de Candisse Carvalho (PT) à prefeita de Aracaju. Garantiu que a informação de que “o partido desconhece”, é tática do grupo liderado pelo senador Rogério Carvalho, que inclusive está em Londres e não participou das primeiras ações de Candisse para movimentar sua possível candidatura. O certo mesmo é que há um clima de segredo máximo sobre nomes da situação e oposição.

Sergipe assume “Me Deixe”

Governador Fábio Mitidieri avisa que no dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, ontem, Sergipe dá mais um passo nas políticas públicas para elas ao assumir a ferramenta tecnológica ‘Me Deixe’.

*** Ela foi desenvolvida pela UFS para atender, de forma emergencial, mulheres em situação de violência doméstica.

Deso participa

O governador Fábio Mitidieri (PSD) informou ontem que os estudos para PPP da Deso estão sendo concluídos pelo BNDES.

*** Acrescentou que a Deso está participando ativamente de todas as etapas do processo.

Fabiano na TV

A presença do vereador Fabiano Oliveira (PP), de Aracaju, como protagonista da propaganda do partido no rádio e na TV, que estreou segunda-feira, sobretudo por citar Aracaju, pareceu ser um aviso.

*** O Progressistas deve mesmo ter candidato próprio à sucessão de Edvaldo Nogueira. *** Nos bastidores do partido, ninguém confirma ou nega a intenção de “partir pra cima”, mas onde há fumaça…

Chapa vista como forte

A possibilidade da deputada federal Yandra Moura (União Brasil) candidatar-se à prefeita de Aracaju, provocou uma reação de legendas que também têm nomes à disputa.

*** Também causou reação à possibilidade do delegado Daniel Davi (Republicanos) ser o vice dela. A chapa Yandra-Davi é tida como forte.

Zum-zum-zum da imprensa

A possível candidatura de Candisse Carvalho (PT) à Prefeitura de Aracaju ainda não chegou à cúpula do PT na capital.

*** Um membro do diretório, em resposta à coluna, declarou que “era zum-zum-zum da imprensa”. Candisse também ainda não disse que seria candidata.

*** Acrescentou que “até o momento ninguém está sabendo e acreditamos que são comentários que estão restritos a um grupo nos bastidores”.

Belivaldo se desliga

O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) disse ontem que já se “desligou de Aracaju. Ou será candidato a prefeito de Simão Dias ou se manterá como está”.

*** Quanto a Aracaju, Belivaldo diz que está de camarote, “esperando a banda passar para dançar ao som do zabumbeiro”.

Depende de Marival

Belivaldo pode ser candidato a prefeito de Simão Dias, depende do ex-prefeito Marival, que lançou sua candidatura primeiro.

*** Diz que esse entendimento será cumprido e ele só vai à disputa se Marival resolver disputar a Assembleia Legislativa em 2026.

***A definição desse entendimento se dará a partir de janeiro…

Direito de amar

A deputada Linda Brasil (Psol) classifica de “retrocesso!” e diz que “infelizmente foi aprovado na Comissão da Família da Câmara Federal o PL inconstitucional que proíbe o casamento homoafetivo”.

*** Para a deputada é uma conquista histórica e alcançada após muita luta para a comunidade LGBTQIA+. “Não permitiremos que impeçam o nosso direito de amar”.

Valmir ainda é dúvida

Valmir de Francisquinho (PL) está livre para ser candidato, mas ainda não revela se de Itabaiana ou Aracaju. Passa a impressão que pensa mais na sua cidade, da qual já foi prefeito.

*** Francisquinho percorre Itabaiana todos os dias, visita o eleitorado como se tivesse em plena campanha, mas também ensaia disputa por Aracaju.

*** Perguntado se seria prefeito por Aracaju ou Itabaiana, Valmir respondeu: “vamos ver!”

Emília decidida

A vereadora Emília Corrêa (Patriota) é candidata à prefeita de Aracaju e está praticamente decidida. Tem conversado com aliados e com o eleitorado.

*** Uma coisa já está “batido o martelo”: ela não será vice e vem dialogando para a formação de uma chapa definitiva.

*** O seu grupo já disse que “vai para cima de quem for disputar à Prefeitura, porque sente que esse é o desejo do eleitor de Aracaju”.

Rogério em Londres

Senador Rogério Carvalho (PT) está em Londres. Participa da Future Resilience Fórum (FRF), uma conferência de segurança global que promove a resiliência mundial.

*** Também busca cooperação para enfrentar desafios como segurança energética, mudanças climáticas e migração.

Discute estabilidade

Segundo Rogério, juntamente com representantes de diversos países, discute temas ligados à estabilidade em um mundo polarizado.

*** – Pois entendemos que esses desafios exigem cooperação internacional para soluções eficazes e um mundo mais seguro e sustentável.

Giro pelas redes sociais

Alexis Pedrão – Acordei ontem sendo chamado de terrorista e assassino pela extrema direita sergipana. Haja paciência e estômago. Seguimos a despeito desse show de horrores de desinformação, mentira e ódio gratuito à esquerda.

Guga Noblat – Que horror. A resposta do governo fascista de Israel ao ataque terrorista do Hamas já matou uma centena de bebês palestinos.

Gleisi Hoffmann – A resposta do governo de Israel aos ataques do último sábado anuncia-se como uma brutalidade ainda mais abrangente contra a população civil da Faixa de Gaza.

Daniel Rezende – Eu passei a minha vida inteira ignorando o poder confortante e transformador que a palavra de Deus tem nas nossas vidas.

Metrópoles – Presidente da Venezuela, Maduro, diz que Jesus era palestino e foi crucificado pelo Império Espanhol.

Roberto Freire (em resposta a Maduro) – Santa ignorância. Como ditador não será perdoado, mas sim, com certeza, pela grandiosa estupidez.

Estadão – Soldados israelenses denunciam decapitação de bebês e Ministério fala em 40 mortes. Um absurdo estúpido que não se tem como avaliar.

Leia também