Aracaju, 19 de julho de 2025
Search

FALTA O MAIS IMPORTANTE: POVO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Um fenômeno: o eleitor sumiu. Talvez sumir seja um exagero. Na realidade a sociedade não está nem aí para as eleições que acontecem daqui a 32 dias. Tem candidatos, pesquisas, setor de marketing, lideranças ditas políticas, tudo para a realização do pleito. Falta o mais importante: povo. Ainda se tem dúvida quanto a eleitos e os próprios concorrentes acham que está tudo “embolado”. O clima é de ‘pré-carnaval’, com grupos esparsos animando o “Zé Pereira”.

Interessantes: o país está assim. Quem ainda promove uma “troça” mais animada são as bandeirolas com a foto de Lula, que não é candidato e está preso. Quem está ao meio de todo esse processo para animá-lo começa a se desencantar com a possibilidade de tornar a disputa em um “Fla-Flu” acirrado. O povo ou cansou, ou se desencantou, ou fará como sempre dizia o ex-governador Marcelo Déda: sairá de algum lugar para ir às urnas e eleger quem seja o melhor.

As pesquisas não levam credibilidade. Uma que foi divulgada terça-feira, por emissora de Tv, está sendo comentada nas ruas de que fora manuseada ao interesse de algum político mais abaixo. As demais sempre levam as digitais de que alguma coligação está por tra$. Enfim, uma eleição absolutamente atípica, em que o adubo mais potente não a faz crescer.

Pior, não há o que fazer e nem os senhores marqueteiros sugerem algo para resolver essa situação. Fazem o trivial: exibem qualidade e competência dos seus clientes, além de esculachar adversários. Mas, será isso que o eleitor quer? Provavelmente não. Talvez estejam esperando acreditar nos candidatos, ouvir suas desculpas por erros eternos e também sugerir sobre o que esperam de um novo Governo.

O marketing quer convencer que o “bom” está ao seu lado e o “mau” se entranhou no adversário. Mas será que o eleitor ainda está aceitando essa lorota se aconteceu algo semelhante nas eleições anteriores e nada mudou, principalmente numa disputa em que se enfrentam nomes que sempre estiveram juntos em pleitos anteriores? É bom rever tudo isso para se aproximar e dizimar todas as mágoas do eleitor.

Já se percebeu que o blá-blá-bla posto em pratica até agora não está convencendo a ninguém. Só os marqueteiros não enxergam isso…

TESTEMUNHAS PARA O TSE

O governador Belivaldo Chagas (PSD), candidato à reeleição, vai ao TSE responder sobre a contratação sem concurso de professores quando secretário da Educação.

As testemunhas que serão arroladas são ex-assessores indicados por Valadares.

ADVOGADO ESTÁ SOB MIRA

Um ilustre advogado, que está atuando na política, tem feito algumas maldades na assessoria. Anotem: haverá uma forte reação contra ele.

O advogado agrediu a mulher em frente à filha… Vem bomba!

VAIAS E FORA TEMER

Nos grupos a postagem de um vídeo falso, em que passageiros gritavam “Fora Temer” para o senador Eduardo Amorim (PSDB), quando ele embarcava em um vôo.

O vídeo foi desmentido de forma imediata.

LUIS MITIDIERI CONFIRMA

O deputado federal Luís Mitidieri (PSD) disse que “eles (Amorim) se desgastaram com o impeachment e esse vídeo é real, só a data que não é de hoje (ontem)”.

Fábio é candidato à reeleição e foi cumprimentado.

COMBATER BOM COMBATE

Fábio Mitidieri disse que a eleição acaba daqui a 33 dias. “Quero ter tranquilidade pra olhar para os meus adversários sabendo que combati o bom combate”.

Lógico que adversários, mas jamais inimigos.

TARANTELLA E IMPUGNAÇÃO

Candidato a governador João Tarantella (PSL) também teve sua candidatura indeferida pelo TRE, através do pedido de impugnação apresentados pelo MPE.

Tarantella já avisou: “só Deus me tira desse projeto”.

NÃO PARECE QUE TEM ELEIÇÃO

Um deputado estadual, candidato à reeleição, disse ontem que circula por várias cidades e até parece que não tem eleição: “chega dá um desânimo”.

– Só tem um candidato na boca do povo: Lula.

DISTRIBUIÇÃO INJUSTA

Problemas com a distribuição do Fundo de Campanha. Um deputado que disputa a reeleição disse que o PSC não mandou nada para os estaduais até agora.

– Todos os partidos mandaram em média R$ 300 mil para estaduais.

CUIDA DA SUA CAMPANHA

Ivan Leite (PRB), candidato a vice-governador de Eduardo Amorim (PSDB), diz que cuida de sua campanha ao lado do candidato a governador.

Também está intenso na campanha de Adriana Leite a deputada estadual.

EMPATES TÉCNICOS

Alessandro Vieira, candidato ao Senado pela Rede, comemora a pesquisa publicada na TV-Atalaia. Diz que há um empate técnico com André Moura e Jackson Barreto.

Acha que o eleitor está entendendo a sua mensagem.

REUNIÃO E ADESÃO

Alessandro, inclusive, teve ontem reunião com lideranças políticas e disse que sente um crescimento orgânico de sua candidatura ao Senado.

O encontro foi com pessoas que desejam apoiá-lo.

GERANA É AFASTADA

Presidente da Câmara de Riachão dos Dantas, João da Lagoa (PT), assume hoje, interinamente, a Prefeitura Municipal em lugar da prefeita Gerana Costa (PTdoB).

O vice-prefeito Luciano Góis também foi afastado pelo TRE.

ESTÁ CONVERSANDO

Apesar de ser do PT, o vereador João da Lagoa disse que ainda está conversando para saber quem apoia nas eleições de outubro. Não é petista da cepa.

Gerana apela da decisão do TRE fora do cargo e pode retornar.

AINDA SEM ADESIVO

Há poucos carros plotados ou com adesivos de candidatos proporcionais e majoritários. Tem gente que sequer baixa o vidro do carro quando solicitado.

Isso demonstra a indiferença do eleitor sobre a eleição.

ESTÃO BEM CHATEADOS

Tucanos da velha guarda estão chateados com o PSDB, hoje presidido pelo senador Eduardo Amorim, candidato a governador, que teria se distanciado desse bloco.

Esses tucanos estão tomando rumos diferentes.

SOBRE MENDONÇA

Aliados e o pessoal de campanha de Mendonça Prado, candidato a governador pelo DEM, acham que ele vem crescendo e ficará entre os quatro mais votados.

– Só agora que o povo tem certeza da candidatura de Mendonça, disse um deles.

PESSOAL RECLAMA

Alguns aliados do Governo, principalmente deputados estaduais, reclamam da atuação discreta do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) na campanha de Belivaldo Chagas.

– Edvaldo esteve na festa do Iate Clube e depois sumiu.

A BUSCA DA REELEIÇÃO

Segundo um desses aliados, Edvaldo Nogueira está mais ligado na reeleição em 2020, mesmo sabendo que só terá apoio em caso de Belivaldo se reeleger.

Mesmo assim o pessoal acha Edvaldo com pouca participação.

Notas

Para votar contra – O candidato ao governo de Sergipe, Eduardo Amorim (PSDB), cancelou toda a agenda de campanha prevista para ontem e viajou a Brasília para votar contra o veto de Temer que retira o possível reajuste salarial dos Agentes de Saúde e Endemias. Eduardo foi o relator, junto com o deputado André Moura, do projeto.

0x0

Choradeira na Câmara – Verdadeira choradeira na Assembleia Legislativa, mesmo com pouca atividades, sobre o pagamento do Fundo de Campanha, que não chegou para todos os deputados. A campanha esse ano está muito cara e parte dos parlamentares não têm recursos suficientes para os gastos na tentativa da reeleição.

0x0

Surgindo boatos – A partir de agora alguns boatos começaram a surgir sobre o caso do radialistas George Magalhães, alguns já desmentidos. O tom da notícia do fato ocorrido no edifício Infinit não pode ser deturpado por problemas pessoas. O tratamento à informação tem que ser dentro da forma como aconteceu.

0x0

Bate-papo com Venâncio – O deputado estadual Venâncio Fonseca, candidato à reeleição, esteve no bairro Santa Maria, em Aracaju, ontem à noite, onde participou de um bate-papo com a comunidade. Em seu discurso, Venâncio apresentou suas propostas para seguir lutando em prol dos sergipanos na Assembleia Legislativa.

0x0

Propaganda do PT na TV – O ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, considerou a propaganda do PT de sua chapa à Presidência como irregular. A pequena mudança no refrão “é Lula, é Haddad, é o povo, é o Brasil feliz de novo”, não foi suficiente. É a 5ª derrota da propaganda do PT desde que o registro de Lula foi indeferido.

0x0

Muita alegria – Jackson Barreto (MDB), candidato ao Senado, disse ontem que “foi com muita alegria que recebi o apoio dos amigos vereadores de Aracaju, Nitinho, Soneca, Juvêncio Oliveira, pastor Alves, Bigode e Evandro Franca, Fábio Meireles e do ex-vereador Ivaldo José, durante reunião na sede do MDB”.

Conversando

Agora está novo – Luciano Bispo diz que o Murilo Braga, um símbolo da minha Terra, responsável pela educação de tantos Itabaianense, agora está novo

Souza e seu livro – O lançamento do livro “Entre linhas da minha vida”, do médico cardiologista Antônio Carlos Sobral Souza foi muito prestigiado por políticos.

Desfile cívico – Sexta-feira, no desfile de ‘7 Setembro’, a maioria dos políticos estará cumprimentando o eleitor e distribuindo apertos de mão.

Faltou o pastor – A pesquisa do Dataform não divulgou pesquisa ao Senado porque não colocou “Pastor Heleno” e sim “Heleno Silva”.

Mais pesquisas – Novas pesquisas estão sendo anunciadas para o final de semana. A partir de agora a indústria de avaliação pública funciona a valer.

Recado curto – A professora Vera Lúcia (PSTU) tem aparecido rapidamente no programa de TV como candidata a presidente. O seu recado é curto.

Renovação política – O candidato ao Governo Dr. Emerson (Rede) faz sua campanha visitando cidades e levando a mensagem de uma renovação política.

Indica nome – Renovação política na Assembleia Legislativa não será tão significante. Quem não está disputando, indicou um nome e trabalha para ele.

Vários carros – Henri Clay tem feito carreatas. No domingo fez uma na orla de Atalaia e foi seguida por dezenas de carros. Advogados o acompanham.

Leia também