Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Fecha-se a Janela e se tenta a unidade

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Fecha-se amanhã a janela aberta pelo TSE, para que candidatos troquem de partidos e não tenham problemas durante a disputa dos mandatos. Na capital e interior, desde o dia 05 de março, há um movimento intenso para mudanças e legalização de identidades partidárias, por velhos e novos políticos que desejam trocar o seu perfil ideológico, por um outro que lhe ofereça mais condições de disputar o pleito, com perspectiva de vitória. Muitas conversas – e boas ofertas – rolaram neste mês, assim como obstáculos para manutenção de indesejáveis que não pretendiam deixar a velha sigla. O trabalho nos TER’s foram intensos, enquanto as legendas se desdobravam para manter nomes importantes que asseguravam força e representatividade política, mas que os interesses eleitorais superavam velhos e exitosos períodos.

A partir de segunda-feira as definições partidárias estão concluídas e daí se inicia todas as conversas para prováveis candidaturas e posições de novos filiados nas siglas que passam a atuar. As discussões se iniciam para aberturas de candidaturas que dependem dos limites oferecidos pela lei eleitoral para cada entidade política, dentro do que estipula as cotas determinadas para homens e mulheres. Não será fácil, porque requer compromissos em seguir a legislação, principalmente nas candidaturas femininas, que nas eleições anteriores detectou-se problemas graves, os quais chegaram a provocar cassações de mandatos. Percebe-se que está havendo maior rigidez na fiscalização do TSE, que hoje tem na Presidência o temível Alexandre Moraes.

Em Aracaju está havendo um problema de esvaziamento de setores que tentam manter candidaturas majoritárias. Alguns partidos, que antes de mostravam de grande porte e elegiam prefeito, estão minguando. Acredita-se até que um deles, que praticamente comandava o processo, sequer forme chapa majoritária. A Base Aliada ao Governo tem seis partidos, dos quais cinco têm candidatos. Sem falar no União Brasil, que já definiu por candidatura própria. Todos eles anunciam que vão manter os nomes para formação de chapa majoritária, mas até à reunião decisiva, que deve acontecer entre maio e junho, tudo indica que todos vão cair na real, manter uma única chapa com o apoio geral com o objetivo de se manterem juntos para assegurar a unidade do grupo, que já pensa em 2026.

Ampliar o FPE

Em Brasília, o governador Fábio Mitidieri disse que o consórcio Nordeste segue sendo um braço forte para as principais e mais ampla pautas da região.

*** – Em reunião com todos os governadores, dialogamos sobre a PEC 51, que trata da harmonia do FPE com o FPM – ou seja, a recuperação do FPE, que ao longo de muitos anos foi se deteriorando, disse.

*** E acrescentou: – nosso objetivo é ampliar o FPE de 21,5% para até 26%, gradativamente.

Posse como presidente

Fábio Mitidieri será empossado como presidente estadual do PSD na sexta-feira, com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

*** Segundo um membro do partido, a chegada de Fábio à presidência estadual da sigla consolida o partido no Estado como um dos mais importantes e fortes politicamente.

*** O PSD de Sergipe tem, atualmente, o maior número de deputados estaduais da Assembleia, deputados federais e o governador.

Yandra comemora

Yandra Moura, candidata à prefeita de Aracaju pelo União Brasil, comemorou afiliação do ex-governador Belivaldo Chagas ao Podemos. É u grande reforço.

*** – Ele vem somar a força da experiência, daquele que sabe o caminho das coisas boas, entende o que não deu certo e sabe o que precisa ser feito para melhorar, é alguém que fez acontecer, disse Yandra.

*** E mais: “acredito que, juntos, temos condições de fazer esse projeto avançar e tirar do papel os planos que as aracajuanas e os aracajuanos ainda não realizaram”.

Deseja Daniele

A informação é de um aliado próximo ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT): o vice que Edvaldo deseja para o seu candidato, Luiz Roberto, é a secretária Daniele Garcia (MDB).

*** Acrescentou que estão bem e conversam muito sobre isso, mas não há nada certo, “mesmo que a relação política seja aberta e muito boa.

Sugere a unidade

A mesma fonte acrescentou que Edvaldo Nogueira está animadíssimo e esperando que o bloco saia unido, embora já esteja certo que o União Brasil terá a candidatura de Yandra Moura à prefeita de Aracaju.

*** Caso vença a teoria da unidade, a base aliada contará com o PDT, PSD, MDB, Republicanos, PSB e, ainda a definir, o Solidariedade.

Diego no PSD

O vereador Diego Prado, pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, se filiará ao PSD nesta sexta-feira, atendendo a convite do governador Fábio Mitidieri.
*** Atualmente, Diego Prado está no MDB.

*** O pré-candidato do prefeito Marcos Santana é o ex-genro, Júlio Bahia, que terá como vice a bolsonarista Gedalva Umbaúba, agora Petista “de carteirinha”.

Manter decisão conjunta

O senador Laércio Oliveira (PP) admitiu ontem que Aracaju, em termos políticos, exibe um cenário aberto, com todos os partidos atualmente defendendo seus interesses.

*** Admitiu que isso seja o momento, “mas a prioridade do grupo é manter a decisão conjunta, inclusive com a participação de Edvaldo Nogueira, que coordena o bloco”.

Paulo apoia Ivan

O deputado estadual Paulo Júnior (PV) acompanhou a filiação de Ivan Sobral no União Brasil, em Itaporanga.

*** Ivan é presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e vai disputar a prefeitura de Itaporanga.

*** – Ivan é um jovem, com bons projetos para Itaporanga. O município só tem a ganhar com ele, disse Paulo.

Ruy citado em fraude

– O ministro Ruy Costa (PT) foi citado em uma delação referente ao processo da fraude na compra de respiradores, durante a pandemia da COVID.

*** Para o senador Alessandro Vieira (MDB), “isso precisa ser tratada pelo governo com absoluta transparência”.

*** Disse mais Alessandro: “pois Ruy Costa se trata hoje de figura responsável pela gestão de bilhões”.

Valmir e o PL

O Partido Liberal preferia que Valmir de Francisquinho não fosse o candidato a prefeito de Itabaiana, Queria que ele ficasse coordenando o PL politicamente e fortalecesse a sigla nos municípios.

*** O PL acha que atuando na organização política do partido no Estado, Valmir monta estrutura eleitoral para tentar o Governo em 2026, que ainda é seu pensamento.

Causas do BO

O empresário Teixeira Caminhões disse ontem a Plenário que registrou um BO contra Valmir de Francisquinho, terça-feira, apenas para proteger e tranquilizar sua filha: “nada mais”.

*** A filha de Teixeira trabalha em um posto de suas empresas e ficou amedrontada com as ameaças de Valmir, que teria dito: “destruo você e a sua filha”.

*** Valmir tem certeza que a filha de Teixeira foi candidata à deputada federal e teve mais de 500 votos. O empresário desmente, dizendo que a candidatura foi retirada e ela teve pouco mais de 70 votos dados por amigos.

Revide de Valmir

O ex-prefeito Valmir de Francisquinho também registrou BO alegando que Teixeira tentou extorqui-lo, para que saísse publicidade da Prefeitura de Itabaiana em sua rádio (Rio FM).

*** O BO foi considerado como ridículo, porque Teixeira administra várias empresas de médio e grande portes e não interfere financeiramente nas emissoras que possui.

*** No final, Teixeira ironizou: “Tudo isso provocou um problema, que foi a contratação de seguranças”.

Unidade da IFS

Rogério Carvalho (PT) comprometeu-se, ao lado do deputado João Daniel (PT), levar à pauta ao Ministro da Educação, e lutar para que a unidade do IFS seja implantada na zona norte de Aracaju.

*** – Estamos falando de uma unidade educacional que irá levar capacitação profissional e formação superior, disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia também