Aracaju, 28 de abril de 2024
Search

Fotografia de uma festa eterna

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A partir de hoje o forró está nas ruas de todo Sergipe. É o início dos festejos juninos e 30 dias de festas que parte da sociedade “perde a cabeça”. Muito tudo! Festas, comidas típicas, cachaça e pessoas perdidas nas multidões num “arrocha” que não dá para segurar. Muitos dançam dento do ritmo tradicional, abraçados, com dois passos para cada lado, além de rodeios das mulheres com a mão segurada pelo homem. Outros inovam e “deslocam a bundinha” de um lado para o outro, improvisando um ‘funk’ que nada tem a ver com o xaxado, xote e baião que caracterizam a dança neste período. A festa não tem dia e nem hora para parar e, sem exageros, a população passa a ‘ariar’ a fivela mesmo que não tenha cintos.

Todo o Nordeste entra nesse clima e algumas cidades exibem maior expressão, pela tradição de fazer uma festa mais atrativa, com um bom tempero na canjica, na pamonha, no bolo de milho, no sarapatel, na rabada (?), tudo puxado a uma boa cachaça. Enfim, é festa para todos os gostos, bem ao estilo ‘matuto’, em que vale tudo. “Sergipe é o País do Forro” e este ano tem mais incentivo para fazer valer a presença de turistas, que já começam a fazer reservas nos hotéis. Mas, tanta presença popular, atrai interesses políticos e, com absoluta certeza, muita gente que pensa em disputar eleições no próximo ano – 2014 – vai aparecer e se “balançar” entre a multidão, como se não quisesse nada, sabendo que para o pleito vai valer mesmo os festejos de 2024, muito próximos da campanha.

Na realidade, já neste ano, o que não vai faltar é “casamento matuto”, “barco de fogo”, rojões, “paus de sebo” e paqueras eleitorais, que integram a tradição ao lado das quadrilhas e de tantos outros folguedos que se expõem neste período. Ontem se comentou muito sobre tudo isso, inclusive a presença dos políticos que fazem parte dos festejos. Um dos líderes considerou que, desde o início da semana, o senador Rogério Carvalho (PT), sempre sisudo, está mais sorridente e aconchegante. Assim como o ministro Márcio Macedo mas aberto ao diálogo, e a presença de Eliane Aquino. Tudo normal, porque acontece isso também no interior, que realmente realiza dois eventos em razão das divergências de lideranças que não perdem posição. Lógico que muita coisa vai acontecer e pode até provocar mudanças, apenas uma coisa fica: o amor pela terra, à vibração pela festa e o pular fogueira para que o São João seja cada vez mais “quente” e atraia maior número de turistas. Sergipe precisa disso…
PL de Fábio aprovada

O governador Fábio Mitidieri (PSD) diz que recebeu, “com muita alegria, a notícia de que o Projeto de Lei 5.640/2019, de minha autoria como deputado Federal, foi aprovado no Senado!”

*** O PL propõe a criação do selo Empresa Amiga Ecosol (Empreendimentos Econômicos Solidários) que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo social por parte das empresas e o consumo consciente por parte dos consumidores.

*** O texto seguirá para votação pelo Plenário e, caso aprovado, ampliará as fontes de financiamentos dos empreendimentos econômicos solidários!
Oposição ao Governo

Ministro Marcio Macedo (PT) admite que dentro do aspecto político, “o partido em Sergipe seja de oposição ao Governo do Estado, isso é natural”, disse ele à coluna Aparte, de Jozailto Oliveira.

*** Disse que é natural “que eu possa fazer alguma coisa pelo meu Estado (Sergipe) e vou fazer. Seja quem estiver no Governo do Estado, seja quem estiver na Prefeitura”.
Retornar aliança

Márcio Macedo pretende disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024, embora tenha quem sugira que ele vá ao Senado em 2026. Entretanto, há sinalização rasa de que ele pretende fazer retornar a unidade de todo o bloco anterior.

*** À coluna Plenário, já chegou a falar que Marcio mantém o melhor relacionamento com o governador Fábio Mitidieri (PSD) e com o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT).

*** A dificuldade é convencer ao grupo liderado por Rogério Carvalho (PT) de uma composição ampla, igual à que existia de 2010 a 2016.
Eleição antecipada

O presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade (PSD), fará eleição antecipada da mesa para o período de 2025/2026 neste mês de junho.

*** Os deputados apoiaram e alguns deles lembraram que a eleição antecipada sempre aconteceu na Alese sem provocar problemas.

*** Seguindo entendimento, Paulo Júnior, quarto- secretário não será reeleito. Em seu lugar entra o deputado Georgeo Passos (Cidadania).
Psol indiferente a Linda

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) terá muita trabalho para conseguir disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024, como deseja.

*** Os membros do partido consideram que ela não tem grupo, não trabalha pelo crescimento do Psol, além de ser muito personalista.

*** Linda não tem maioria nenhuma na sigla, que é formada por cinco agrupamentos e a deputada não se integra a nenhum.
Emília no aguardo

A vereadora Emília Correa (Patriota) ainda não decidiu que será candidata à prefeita de Aracaju, mas vem conversando com partidos e lideranças políticas.

*** Na realidade, ela está esperando a fusão do seu partido com o PTB, que terá número 25, para poder definir se será candidata majoritária ou disputa a reeleição.

*** Até o momento não há uma definição, embora Emília seja a mais citada nas pesquisas internas feitas em Aracaju.
Tendência com Fábio

O ex-deputado estadual Capitão Samuel disse que primeiro passo é firmar e formar o chamado Grupo dos 30 para tomar posições políticas.

*** Só depois de toda a estruturação é que vai definir um partido. Já em relação à chapa majoritária a tendência é seguir orientação do Governador Fábio Mitidieri.

*** O Capitão Samuel trabalha para participar de uma chapa majoritária em 2024 e para disputar vaga de deputado federal em 2026.
Reunião Progressistas

O senador Laércio Oliveira (PP) disse ontem que o Progressistas está se reunindo, todos os sábados, em cidades de interior, para que se encontre um consenso entre pré-candidatos a prefeito.

***O objetivo, segundo o senador, é evitar dissidências e o PP sair unido à busca de manter-se forte.

*** Em Aracaju, Laércio disse que o PP estará com o governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira e fecha com o candidato indicado por eles.

Questão de Ícaro

Circulou informação, ontem, que deputados federais estavam tentando um pedido de anistia para os colegas que estão prestes a ser cassados, em razão de não cumprirem o percentual de mulheres nas chapas que disputaram a Câmara Federal.

*** Um deles seria o sergipano Ícaro de Valmir (PL), que corre o risco de perder o mandato.

*** De Brasília chega à correção: a anistia seria para parlamentares que tenham problemas financeiros, o que mantém Ícaro na mesma situação de risco.
Rogério está certo

Rogério Carvalho (PT) diz que a igualdade salarial entre mulheres e homens que ocupam a mesma função é fundamental para equilibrarmos as relações sociais em nosso país.

*** E explica: “Porque gênero não pode ser um parâmetro para diferenciação entre as pessoas no mercado de trabalho!”.
Endossar ditaduras

O senador Alessandro Vieira (PSDB) diz que faz o registro de que é positivo manter boas relações diplomáticas com nossos vizinhos, mas endossar ditaduras é incompatível com a nossa constituição.

*** – E presto também solidariedade à jornalista agredida por seguranças no exercício do seu trabalho. Democracia exige imprensa livre, disse.
Ricardo e projeto

Ontem, o vereador Ricardo Marques esteve no Colégio Atheneu conversando com os alunos sobre um Projeto de Lei que visa criar uma campanha de conscientização sobre a importância do voto livre e consciente.

*** – Digo sempre que a juventude precisa entrar e participar da construção de uma nova política, sugere Marques.
Excesso de gastos

A acusação é de um importante político de Sergipe, que se mostra preocupado com a estrutura dos festejos juninos que estão sendo montados em cidades do interior.

*** – Têm festas que vão dar despesas máximas a esses municípios, sem condições de gastos e indiferentes à população.

*** E concluiu: “já são campanhas municipais para o próximo ano”.

Giro pelas redes sociais

GloboNews – Lula e a primeira-dama, Janja, ainda não se posicionaram sobre o episódio de agressão a jornalistas em Brasília.

Diz Noblat – “Se não está ficando gagá, Lula sofre um apagão de inteligência. Os abusos do regime Maduro caem à vista de todos como frutas podres”.

Elisa Brom – É inadmissível e desumano o silêncio de Lula, Janja, Ministro da Justiça, Ministra das Mulheres, Ministro dos Direitos Humanos… Independente de posição política, uma Mulher foi agredida durante o exercício da sua profissão.

Anselmo Oliveira – Ando com a impressão de que o planeta capotou. Tudo está de ponta cabeça. Não tem psiquiatra que resolva.

Folha – Diz editorial da Folha: “Mesuras ao ditador. No afã de apoiar autoritarismo da Venezuela, Lula apequena diplomacia brasileira”.

Marcio Macedo – O desemprego no Brasil segue caindo e atingiu a menor taxa para um trimestre desde 2015, fechando abril em 8,5% segundo o IBGE.

Sem Microfone – deputado Sâmia Bomfim tem microfone cortado de novo em CPI: “Você está abrindo provas contra o senhor”.

Estadão – Na recepção a Nicolas Maduro, o presidente Lula da Silva envergonhou o Brasil de uma maneira como poucas vezes se viu nos últimos tempos.

Leia também