Aracaju, 15 de maio de 2024
Search

Francisquinho e decisão do TSE

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), aguarda a decisão do TSE, que decidirá sobre a sua elegibilidade, na sessão de quinta-feira. Os seus advogados estão bem otimistas e acham que ele ficará livre para disputar o Governo do Estado. Valmir, também naturalmente, demonstra preocupação, como qualquer outro político que dependa de decisão do tipo para disputar mandato. Valmir de Francisquinho está inelegível, por causa de sentença em processo eleitoral da época em que era prefeito de Itabaiana, quando foi condenado por abuso de poder e uso da máquina pública nas eleições de 2018.

Entretanto, seus advogados garantem que a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é favorável à tese da defesa de Valmir. Acham que todas as expectativas são extremamente positivas. Tanto que um deles acredita que no dia 02 de junho (quinta-feira) “comemoraremos a vitória”. Naturalmente, advogados da oposição mexem os pauzinhos para eliminar mais uma candidatura, que tem se apresentado diariamente à população, em um trabalho de corpo a corpo, mas que não demonstra estrutura suficiente para atingir os seus objetivos, em razão da ausência de composições politicamente robustas, que lhe dêem sustentação.

Uma observação: Francisquinho é candidato do PL, partido de Bolsonaro, a governador do Estado, mas não se percebe euforia dos bolsonaristas em acompanhá-lo. Talvez haja uma razão que é quase uma exigência para apoios partidários: vaga na chapa majoritária como a do Senado ou vice. Francisquinho ainda busca nome para estar a seu lado como vice e conversa muito sobre isso. Mas em relação à candidatura a senador, já há nome certo, que é do médico e ex-senador Eduardo Amorim (PL), o que forma uma chapa puro sangue. E, dentro da disputa eleitoral, as alianças entre legendas visam uma participação representativa na disputa majoritária. Sem isso, sinceramente, complica.

De qualquer forma o “movimento político parece parado” e a decisão sobre a elegibilidade de Francisquinho de qualquer forma é um fato novo, que deixa todos em expectativa. Os demais candidatos fazem visitas a municípios para manter contatos com as bases para segurar apoios e conquistar novos, mas que ainda não agita um período eleitoral de apenas 120 dias para o pleito.

Bombeiros a Pernambuco

Como sempre solidário com outros Estados, o governador Belivaldo Chagas (PSD) disse ontem que diante da tragédia causada pelas fortes chuvas, “não poderíamos deixar de estender a mão aos nossos irmãos pernambucanos neste momento”.

*** – Por isso, a equipe de buscas, resgates e salvamentos do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe já está a caminho dos locais mais atingidos.

Atuação reconhecida

Segundo Belivaldo, “os bombeiros sergipanos têm atuação reconhecida neste tipo de ação, com participação decisiva de salvamento nos desastres ocorridos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia”.

*** – E tenho certeza de que eles continuarão orgulhando a todos nós, ajudando ao povo irmão de Pernambuco!

Laércio aguarda decisão

O deputado Laércio Oliveira (PP) está conversando com lideranças do partido sobre a sua candidatura ao Senado e espera a decisão da base aliada sobre a indicação de quem formará a chapa com Fábio Mitidieri (PSD) a governador.

*** Diz que o PP vai se manter apoiando Mitidieri, embora tenha que “segurar” alguns dos filiados que pretendem trocar de bloco.

*** Disse que iria conversar com o pré-candidato a deputado estadual Jairo de Glória, que anunciou seu apoio a Valmir de Francisquinho.

Depende de Edvaldo

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) retorna dia 07 de junho, (terça-feira da segunda semana) e só a partir daí é que se marcará a reunião para definição da chapa majoritária encabeçada por Mitidieri.

*** Tudo indica que também será indicado o nome da vice-governadora, que é de responsabilidade do prefeito Edvaldo Nogueira e, provavelmente, nesse período de férias pensou, repensou e concluiu pela vice.

Todos correndo

Valmir de Francisquinho (PL) disse ontem que “todas as informações dão conta de que quase todos os adversários estão atrás da possível inelegibilidade nossa, no julgamento de quinta-feira, pelo TSE”.

*** Os adversários estão indo para cima, inclusive a nível nacional dos partidos, tanto do PSD quanto do PT. “Todos estão correndo”, disse Valmir.

Alta periculosidade

Um ex-deputado que pensa em retornar à Assembleia, disse que está assustado como as eleições viraram um negócio sem limite: “a coisa assusta, porque o voto está posto à venda por alto custo”.

*** Disse que até o momento tudo está em dúvida, porque a busca por eleitores se tornou um “negócio de alta periculosidade”.

*** Experiente, o pré-candidato avisou que se continuar assim, ele pode desistir da candidatura.

Comissão provisória

O ex-governador Jackson Barreto assumiu a Comissão Provisória do MDB dia 23 de maio com vigência até 23 de agosto, prazo que pode ser renovado.

*** Sexta-feira passada, Jackson marcou reunião com os integrantes da comissão, mas não foi possível e até o momento não há data para novo encontro. Jackson Barreto declara que é candidato ao Senado, mas que precisa esperar por uma avaliação da base aliada.

*** Chega à informação que as conversas em Brasília continuam com a Executiva Nacional, para uma troca de comando e apoio ao PT.

Deve se recolher

O ex-deputado Marcos Franco (MDB), provável vice-presidente do partido, acha que a essa altura do processo eleitoral, a legenda deve “se recolher e se fortalecer para o futuro”.

*** – O MDB deve se reestruturar, buscar refazer toda a sua composição, se organizar e pensar firme nas eleições municipais de 2024, além de recomeçar com a coragem que sempre expôs para novas conquistas.

Bosco fecha na Barra

O deputado federal Bosco Costa (PL) avança em apoios recebido por prefeitos para disputar a reeleição. O mais recente é Alberto Macedo (MDB) da Barra dos Coqueiros.

*** Bosco disse ontem que vem trabalhando muito e conquistando lideranças fortes como Alberto Macedo.

*** O deputado disse que não tem ciúmes e não briga com ninguém: “corro atrás e acredito no que faço”, disse.

Eliane repudia

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) disse que “é inaceitável termos um presidente que, ao invés de se indignar profundamente pelo assassinato cometido por agentes federais contra um homem de 38 anos, negro, trabalhador, pai, filho e esposo, o acusa covardemente de marginal”.

*** – É por pensamentos como esse, de que todo preto e pobre é marginal, que vemos a escalada da barbárie em nosso país. Que nossa indignação nos mova e que esse caso não fique impune!

Presidente inconsequente

O ex-governador Jackson Barreto (PT) diz que “é inadmissível que um presidente seja tão inconsequente com suas palavras ao chamar o Genivaldo, que veio a óbito após uma abordagem agressiva da PRF em Umbaúba, semana passada, de marginal”.

*** A falta de respeito e noção passa longe desse desgoverno! Não vamos tolerar desrespeito, disse.

Lado da bandidagem

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, segundo o portal Metrópoles, que a “mídia sempre tem um lado, o da bandidagem”, referindo-se sobre morte de Genivaldo em viatura da PRF.

*** O presidente disse lamentar o ocorrido, mas esperar que justiça seja feita ‘sem exageros’ e seguindo o devido processo legal.

Giro pelas redes sociais

Diego Sangermano – A Polícia Rodoviária Federal CONFISCOU um material feito pelo cinegrafista Francisco Vidal, do tiroteio na Vila Cruzeiro, feitas para o SBT-Rio.

Pedro Ronchi – Com apenas uma tatuagem a cantora Anitta economizou milhões em recursos públicos.

Ricardo Lodi – Agora entendi a bronca de artistas como Gusttavo Lima contra a Lei Rouanet. Ela é aberta a todos. Eles gostam de dinheiro público dirigido só pra eles.

Diogo Mainard – Às vésperas de recesso branco, Lira quer “pacotão” para reduzir preço de combustível e contas de luz.

Renato Souza – Brasil investiga dois casos suspeitos de variola dos macacos, sendo um em Santa Catarina e outro no Ceará.

Poder 360 – No Brasil, o aborto é considerado crime, exceto se a gravidez for resultado de um estupro ou se a mãe corre risco de vida.

SBT News – Familiares relatam que Milton Gonçalves veio a óbito em casa, devido a problemas de saúde após um AVC.

Folha de São Paulo – Eleições 2022: Marqueteiro de Lula tem estilo pragmático e quer ligar miséria a Bolsonaro.

 

 

 

 

 

 

Leia também