Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Francisquinho viaja a Brasília

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A cúpula do Partido Liberal de Sergipe chega hoje cedo a Brasília, para encontro com a nacional e, naturalmente, articulações e montagens de estratégias. Deixa Aracaju no vôo que sai às 05:10 horas e desembarca por volta das 7:30 horas. Viajam o candidato sub júdice a governador de Sergipe, Valmir de Francisquinho, o nome para o Senado, médico Eduardo Amorim e o deputado estadual Zezinho Guimarães, que disputa mandato de federal. Terão um encontro com a direção nacional, em razão de não ser fácil a situação do partido neste pleito em Sergipe, que mantém candidatura a governador, mesmo que o candidato esteja impugnado.

Nas conversas que tem mantido com seus aliados, Valmir de Francisquinho diz, com convicção, que acredita na vitória junto ao TSE, onde foi impugnado por 4×3, mantido pelo TRE-SE por 7×0, o mesmo placar da decisão inicial. Mesmo assim ele tem certeza de que “nas urnas já ganhou”. Valmir demonstra muito otimismo em ser eleito mesmo estando impugnado, embora pessoas ligadas a ele achem que ele está sofrendo pressão para se submeter a essa exposição, com um nome que se tornou forte. Um advogado avalia que mesmo em estado sub-júdice, onde os seus votos não serão computados no pleito, mas ficarão arquivados, caso a votação nula superar os 51%, ele será eleito independentemente de sua posição jurídica. Caso não consiga esse percentual ocorrera outra eleição e Francisquinho não poderá participar.

Um outro advogado admite que ele se eleja bastando ganhar no primeiro turno, o que será a mesma coisa. Lembrou o seu colega Evânio Moura, que durante a entrevista explicou aos jornalistas, citou precedentes judiciais tanto no TSE quanto no STF. Evânio disse que caso não consiga sucesso no TER-SE, onde já entrou com recurso, vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, explicando: “o nosso cliente (Francisquinho) acredita que conseguiremos reverter à decisão do TSE que o tornou inelegível”. Evânio disse que “nosso cliente acredita na reversão”, mas não expôs se terá a mesma convicção.

A reunião tem pauta demorada e o resultado não se tem certeza. Há apenas uma definição: Francisquinho disputa o Governo com ou sem a liberação jurídica.

Eliane fica fora

Impugnada pelo TRE-SE, em sessão realizada ontem, a vice-governadora Eliane Aquino (PT) resolveu não recorrer da decisão e desistirá da candidatura a deputada federal.

*** Durante demorada reunião realizada na sede do PT, em que foi discutida a posição de Eliane Aquino, houve consenso para lançamento de um substituto da vice-governadora.

*** O Partido já decidiu que será indicado um de três nomes que se propõem a disputar o mandato e começará a fazer isso já a partir de hoje.

Fenômeno Eleitoral

Vovozinho é um homem simples, que sustentou 12 filhos vendendo pão em Tobias Barreto. Candidatou-se a deputado estadual pelo Republicanos e arrastou, sábado, pelas ruas da cidade, mais de 100 carros de eleitores voluntários.

*** A candidatura dele foi aprovada ontem pelo TER, que o considerou analfabeto, mas aceitou um “bilhete” que ele fez de próprio punho.

*** Só se fala na candidatura de Vovozinho em Tobias e dizem que ele vai ganha dos dois candidatos apoiados pelo prefeito.

Sem nenhuma surpresa

A expectativa foi maior do que o fato. Afinal se esperava novidades bombásticas da entrevista de Valmir de Francisquinho (PL) e aconteceu o que todos já sabiam: “vou manter a minha candidatura a governador”, anunciou.

*** De qualquer forma foi o assunto do momento, mas o próprio anúncio foi uma ação de marketing que não surpreendeu. Francisquinho vai até o final do pleito.

*** Membros do PL admitiram o êxito da audiência pelo acesso ao Instagran, pouco superior a 3 mil, o que era esperado em razão do tom explosivo que se tinha da entrevista.

Impetrou recurso

O advogado Evânio Moura informou que a defesa já impetrou recurso no próprio TRE/SE contra a recusa do registro da candidatura de Valmir.

*** – Caso não consigamos sucesso no TRE, vamos recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, disse Evânio e explicou: “o nosso cliente acredita que conseguiremos reverter à decisão do TSE que o tornou inelegível”.

Troca de votos

Um outro advogado também admite que Francisquinho reverta à decisão de 4×3 que o impugnou, através de alteração da votação anterior dos ministros.

*** Se isso acontecer o quadro muda e a candidatura se oficializa. Mas se for mantida sub-júdice, mesmo sem contagem dos votos anulados, mas caso eles cheguem acima de 51%, haverá uma nova eleição sem participação de Francisquinho.

Candidato comentou

– Então, candidatura indeferida! A insistência, mais do que um ato de má fé por tentar enganar a população, é uma afronta à justiça brasileira, já que ele perdeu todas as ações que impetrou, disse um candidato pedindo off.

*** E continuou: “Perdeu no TRE, perdeu o recurso no TSE, perdeu no STF e teve o registro indeferido”.
*** – Votar em Valmir será a mesma coisa que votar em branco ou nulo, concluiu.

Praticar kamikaze

Um deputado federal, que tenta a reeleição e tem simpatia por Valmir de Francisquinho, admitiu ontem que ele está disposto a praticar o “Kamikaze”.

*** Acrescentou que “não sei o que leva Valmir a enfrentar uma candidatura sub judici ao Governo. Acho que tem alguma coisa forte por trás disso”.

*** Informou que “na quinta-feira o desejo expressado por ele era de aceitar a decisão do TRE/SE e não disputar o próximo pleito”.

Só pede para ele

Rogério Carvalho voltou a lembrar, ontem, que “só existe um candidato de Lula em Sergipe. Os eleitores sabem que sou filiado ao PT, sempre fui”.

*** Acrescentou: “É o único partido que estou desde 1990. O presidente Lula não pede voto para nenhum outro candidato à governador em Sergipe a não ser para mim”.

Declarar voto incomoda

Um membro da base aliada diz que a declaração de Rogério demonstra que ele está muito incomodado com o adversário Fábio Mitidieri e seu grupo, que anuncia voto em Lula e expõe cartazes do ex-presidente em seu programa e carreatas.

*** – Mas Mitidieri e o grupo não dizem que Lula os apoia, anunciam que votam nele e lembram que sempre estiveram com ele. A ser que Rogério não aceite, concluiu rindo.

Alessandro no Ranking

Alessandro Vieira (PSDB) diz que foi premiado pelo Ranking dos Políticos por sua atuação parlamentar nesta legislatura e estou avaliado como o 1º no Senado entre os que representam Sergipe.

*** – Fico honrado pelo reconhecimento do nosso trabalho e motivado a fazer muito mais como Governador.

Campanha esquenta

A campanha começa a esquentar nas redes sociais, através de mensagens que denigrem a imagem de candidatos, principalmente os majoritários, com publicação de contradições em suas posições.

*** Muitas publicações que atingem os candidatos já estão sendo vistas e a partir de agora a tendência e aumentar.

Giro pelas redes sociais

Blog do Noblat – Tribunal Permanente dos Povos condena Jair Bolsonaro (PL) por crime contra a humanidade durante a pandemia.

Revista Fórum – Lula reúne milhares em Manaus: “Não vim fazer motociata. Fui conhecer fábrica de moto”.

Ive Brussel – Ser processada por secretário do miliciano do Planalto, defensor da liberdade de expressão, por si só, já é uma vitória.

Rogério Carvalho – “Não adianta ter PIB alto se tem gente passando fome e com renda per capita tão baixa. Isso significa concentração de riqueza.”

Flávio Costa – O ministro André Medonça, do STF, foi sorteado relator do pedido feito pelo senador Randolfe Rodrigues para investigar a compra de imóveis com dinheiro vivo por integrantes da família do presidente Jair Bolsonaro.

Gleisi Hoffmann – Petrobras reduziu preço da gasolina. Motivo? Dólar no mercado externo caiu, quando a voltar a subir, o combustível sobe de novo, a dolarização continua.

Zoe Martinez – Cada dia mais difícil aguentar tantas asneiras, mentiras e desrespeito. Deus me dê forças!

Lula da Silva – A minha causa é recuperar esse país. Não me conformo com os 33 milhões de brasileiros passando fome.

Leia também