Aracaju, 1 de maio de 2024
Search

Inicia-se a mudança de um ciclo

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Desde ontem que Sergipe está sob novo comando. O governador Fábio Mitidieri (PSD) é o mais jovem que já ocupou o comando do Estado. Chega com o objetivo de aplicar mudanças importantes na estrutura do Estado. A expectativa é que ele imponha um ciclo de novo. mas que não perca o fio da meada, no que se refere a uma visão de esperança daqueles que votaram nele para, que haja um novo tom administrativo, com um perfil que revele justiça em sua justificativa de reformulação na prática política. O mais importante não é ter apenas ideias jovens, mas acumular experiências e responsabilidades de um governante que revele uma estrutura que mude o quadro político vicioso.

Pelo que se ouve, a sociedade acredita na juventude que criará novas perspectivas para a administração, dentro de um quadro que distancie o “passado do presente”. Fábio teve a sorte de suceder um governador dinâmico e que esteve à frente do Estado com seriedade e promoveu mudanças. Ele agora tem obrigação de ultrapassar a estrutura montada, expondo à seriedade, levantando construção para um Estado que supere o nível de desenvolvimento e que reduza a espera dessa juventude, que o apoiou, e confia nele para se sentir forte e firme diante de um Governo mais avançado, de idéias modernas, progressistas e que qualifique Sergipe entre os que atuam em favor de sua gente com a ousadia de um cidadão ainda novo, mas com visão e ideias progressistas.

Claro que não pode fazer uma política que tenha apenas o estilo das atitudes que exceda o tipo jovem de ser em todas as praticas. Tem que buscar mais indústrias – a maioria prometeu e não cumpriu – um turismo que realmente atraia visitantes, um comércio amplo, universidades que fortaleçam a Educação e todo um sistema tecnológico que avance no cumprimento das suas potencialidade. Tudo isso, claro, sem esquecer a agricultura, a pecuária, o setor de grão e, acima de tudo, jamais olhar para o retrovisor em termos de fome e trabalho, sem esquecer a saúde, a segurança, a indústria, e todas as demais necessidades de um Estado que precisa estar a postos, com o sorriso jovem, para cobrir e superar todas as áreas que reduzam o índice de pobreza.

Além disso, claro, avançar na modernidade política, para evitar que o pobre só tenha o mínimo de valor no período eleitoral. Mitidieri precisa agora do apoio e confiança de todos, para atingir os objetivos traçados para iniciar um novo ciclo em Sergipe.

Virada “geracional”

Fábio Mitidieri diz que ele e Zezinho “marcamos uma virada ‘geracional’ na política sergipana. É o primeiro passo de um caminho longo que percorreremos juntos”.

*** – Isso tudo com respeito, com justiça, com honestidade, com diálogo e com compromisso. O futuro começa agora”!

*** Quando fala “geracional”, Fábio se refere a uma nova geração que agora vai longe no Governo de Sergipe.

Reencontro do Brasil

O prefeito Edvaldo Nogueira posta que “neste primeiro dia de trabalho de 2023, meu maior desejo é que o Brasil se reencontre com ele mesmo”.

*** – Iniciamos um novo ciclo e é fundamental que a nossa população volte a se unir. *** “Sem divergências, vamos juntos reconstruir o país e voltar a desenvolver esta grande nação”!

JB não foi a Brasília

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) não viajou a Brasília para participar da posse do presidente Lula (PT). Muitos políticos petistas e de outros partidos prestigiaram a solenidade de posse de Lula.

*** Causou estranheza porque Jackson foi até Curitiba para homenagem a Lula preso.

*** Ele está em Aracaju e deve ter passado o ano novo com a família. Alguma coisa política acontece com JB.

Empresa de Captação

No Governo Mitidieri será criada uma empresa de captação de investimentos que envolve vários segmentos da Economia, à qual já existe em outros Estados do País.

*** O objetivo é atrair empresas para Sergipe em vários segmentos. Foi sugerida através do relatório da Fundação Dom Cabral, solicitado pela Assembleia Legislativa.

*** O presidente da Empresa será o empresário Milton Andrade e o jornalista Sales Neto será o diretor.

Composições feitas

Um detalhe: O senador Alessandro Vieira (PSDB) e Milton Andrade (Cidadania) estão no bloco de apoio a Fábio Mitidieri (PSD), porque acreditam no seu Governo.

*** Houve um crescimento rápido do bloco, porque lá também se encontra o Podemos, através da delegada Daniele Garcia, que assumiu a Secretaria da Mulher.

Belivaldo em Simão Dias

O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) teve uma manhã atribulada ontem. Foi ao supermercado dirigindo o seu Fiat, fez compras e retornou a Simão Dias.

*** Por volta das 17 horas estava sentado na varanda, em sua casa, “comendo bolachão”, sem prensar em nada.

*** Amanhã ele virá a Aracaju para pegar alguns embrulhos de documentos seus.

Sobre política

Não passa por Belivaldo Chagas, nesse momento, disputar eleições em 2024 ou 2026, principalmente a deputado federal ou Senado, porque não lhe passa pela cabeça o tráfego para Brasília.

*** Acha que é muito cedo trata sobre o assunto e insiste que não pensa em ter novo mandato agora.

País Misterioso

Mendonça Prado – O Brasil é um país maravilhoso e haverá de progredir independente de qualquer equívoco.

*** “O povo brasileiro merece ser feliz e, por essa razão, devemos rogar a Deus para que tenhamos dias abençoados”.

E conclui: – “É preciso seguir em frente com entusiasmo empunhando a bandeira verde e amarela.

Rodrigo e Faixa

O deputado federal Rodrigo Valadares exibe foto tirada ontem na posse do novo presidente, que dizia “Rumo ao Socialismo”, assinada pelo PCdoB”

*** Rodrigo pergunta: “Cadê o militante esquerdista que dizia durante a campanha que não existia risco de socialismo no Brasil”?

Um pouco de desagrado

Alguns partidos da base aliada conversando e demonstrando certa chateação, por terem ajudado firmemente a Fábio Mitidieri, mas não teve nenhum dos seus representantes como secretário.

*** Um político influente disse que “ao pode confundir mudanças com experiência”. Mas admite que não seja hora de tomar qualquer posição.

André em Brasília/Rio

O ex-deputado federal André Moura (UB) reassumiu ontem a Secretaria do Rio de Janeiro em Brasília.

*** Agora com um propósito ainda maior pelo Estado do Rio de Janeiro e continuará nesse desafio que a única opção é: dar certo!

Rogério e Marcio

O senador Rogério Carvalho (PT) disse ontem: “quanto orgulho participar da posse do meu amigo e companheiro de partido, Márcio Macedo, agora Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República”.

*** – Desejo muito sucesso em sua nova jornada. Sergipe ganha um importante destaque no governo da união e reconstrução. Seguiremos juntos, por Sergipe e pelo Brasil!

Giro pelas redes sociais

De Maria – Pulamos de populismo em populismo. Apelos à emoção. E o atraso vai se perpetuando.

Walter Jornalista – Posse histórica de Lula na capa do principal jornal americano – e do mundo. E ainda tem “patriota” golpista achando que o Bozo viajou (fugiu!) aos EUA para buscar apoio para se manter no poder.

Sérgio Moro – Moro provoca Lula: “Ouviram falar em combater a corrupção?” Apesar de estar no União Brasil, que tem dois ministérios, Sergio Moro disse estar “na linha de frente contra o projeto de poder do PT”.

Monarck – Vou rir e muito quando os lulistas perceberem que esse merda não fez nada para melhorar suas vidas.

De um maitre – Janja – A primeira dama comanda – é quem vai dar ordem no presidente, no Governo e ainda exigir boa performance a cama.

Fernando Haddad – A tomar posse como ministro da Fazenda: “Éramos o posto Ipiranga, agora somos uma rede de postos.”

Lázaro Rosa – Bolsonaristas comemorando uma FakeNews que o Exército estava a caminho para impedir o Lula de subir a rampa.

Lauro Jardim – Chefes de família acima dos 50 anos ‘levaram a pior’ na inflação pelo sexto mês consecutivo.

 

Leia também