Aracaju, 29 de abril de 2024
Search

JACKSON E A FILIAÇÃO NO PODEMOS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) tem encontro amanhã com a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu e com o senador Álvaro Dias (PV-PR). Jantam juntos na abertura do movimentado São Pedro da cidade de Capela. O banquete, com comidas regionais, será servido em casa da prefeita Silvany Sukita, integrante do Podemos, e do seu marido, ex-prefeito do município e atual secretário, Manuel Messias Sukita.

Vários convidados em um ambiente festivo puxado a forró de pé-de-serra. A fogueira vai esquentar o ambiente e tudo será uma animada noite em que se festeja o São Pedro, com toda a tradição do período no Nordeste. Mas nem tudo será dança e folia. Em ambiente mais reservado, o governador Jackson Barreto terá uma conversa com Renata Abreu e Álvaro Dias sobre o Podemos.

Em pauta, a tentativa de fechar o entendimento para filiação de Jackson ao Podemos, junto com outros políticos influentes no Senado, na Câmara e nos Governos estaduais. JB já declarou que poderá trocar de sigla até setembro, porque se sente desprestigiado no PMDB, legenda da qual é fundador. Principalmente junto ao Planalto, onde não consegue liberação de recursos para obras no Estado.

Realmente o PMDB comete uma ingratidão com Jackson, que esteve no partido nos momentos mais difíceis da ditadura. O tratamento é ruim e termina por prejudicar a administração de Sergipe como um todo. A expectativa é que depois dessa reunião a transição para o Podemos comece a ganhar força e se concretize mais adiante.

A sigla fará a filiação, dia primeiro de julho, dos senadores Romário e Álvaro Dias [que deixa o PV], além de Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aerio.

NANICOS SE MOVIMENTAM

Alguns dos partidos pequenos – os chamados nanicos – começam a procurar Jackson Barreto para composição política visando às eleições de 2018.

Algumas dessas legendas estavam na oposição.

BASE ESTÁ PREPARADA

Segundo a repórter André Sadi, da ‘Globo News’, o líder do governo no Congresso, André Moura, disse que “para a primeira denúncia, a base aliada está preparada”.

André está atuando para unir toda a base.

ADVERSÁRIO APROVEITAM

Adversários e aliados ciumentos do deputado federal André Moura (PSC) comemoram a inclusão de seu nome na denúncia apresentada por Janot contra Temer.

Mesmo que André tenha sido citado por suposição.

ANDRÉ À DIREITA DE TEMER

O líder do Governo no Congresso, deputado André Moura (PSC), apareceu ontem ao lado direito do presidente Temer, quando ele fazia pronunciamento sobre denúncia.

Um aliado dele brincou: “André tem couro de jacaré”.

MAIS DE 200 PARLAMENTARES

Temer convidou ontem parlamentares para ouvir sua fala. Mais de 200 foram prestigiá-lo. Logo após subiram ao 4º andar do Planalto para um café com pão de queijo.

De Sergipe estavam André Moura e Laércio Oliveira (SD).

FICA EM SOLIDARIEDADE

Laércio Oliveira (SD) disse ontem que o seu partido permanecerá na base aliada do Governo e continuará apoiando os projetos iriundos do Planalto.

Laércio acha que a CCJ do Senado aprova a reforma trabalhista.

PSDC PASSA A SER SÓ DC

Em reunião ocorrida em Brasília ontem o PSDC reduziu o nome da sigla. Passou a ser apenas DC – Democracia Cristã e passa a ter o número 27.
Cincinato Jr, – presidente estadual da DC em Sergipe – participou da reunião.

DISPUTA MAIS BARATA

Um bem antenado ex-prefeito do interior tem certeza que o “o cavalo vai passar selado para Valadares disputar o Governo do Estado”. Ninguém quer política de confronto.

– Saem muito mais baratas as disputas, calculou.

GOVERNO TEMER NA UTI

Para o ex-prefeito, que é um dos filiados ao PSB, o Governo de Michel Temer “está na UTI, com falência múltipla dos orgãos”.

– As coisas estão ficando cada mais mais complicadas para ele.

ACABOU MESMO QUE SOBREVIVA

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) acha que o Governo Temer acabou. Mesmo que sobreviva às denúncias, o seu Governo irá sangrar e arrastar quem estiver próximo.

– André Moura está no seu papel. Tem que defender Temer e a sí próprio.

SEMPRE ESTEVE NA OPOSIÇÃO

Fábio Mitidieri diz que sempre foi oposição a “esse Governo. Tenho convicção de que estava certo quando votei contra o impeachment”.

– Além disso, recusei-me a apoiar Michel Temer, lembrou.

PDT ACOMPANHA SILENCIOSO

O presidente regional do PDT, Fabio Henrique, diz que seu partido o quer candidato a deputado federal, mesmo assim quer a legenda na chapa majoritária.

– Mas sem qualquer açodamento, disse.

NÃO VOTA NAS REFORMAS

O deputado federal Adelson Barreto (PR) disse ontem que não vota favorável à reforma da Previdência e que o seu partido sabe disse já há alguns meses.

– Não voto em reforma que seja nociva e prejudicial aos pobres, disse.

TODOS SE MANTÊM NO CARGO

Indicados do PSB de Sergipe para cargos em órgãos federais ainda não desocuparam as mesas, mesmo que o senador Valadares tenha resolvidos devolvê-los a Temer.

É que o Planalto vai precisar do voto dos deputados federais.

EM BRASÍLIA, TUDO TRAVADO

A informação que chega de Brasilia é que está tudo travado em razão da denuncia oferecida contra o presidente Temer, que não foi convincente em seu discurso.

O Congresso praticamente não funciona.

HELENO CONVERSA MUITO

O ex-prefeito Heleno Silva (PRB) circula muito. Conversa com André Moura e fica de ‘tro-lo-ló’ com os senadores Valadares e Eduardo Amorim.

Também se entende com o governador Jackson Barreto.

PELO SÃO JOÃO NA ORLA

Deputado Capitão Samuel acha que o São João da Orla de Aracaju precisa continuar e que vai fazer indicação ao Governo e pedidos aos empresários de hotéis e bares.

Isso deveria ter sido feito há anos…

TURISTAS E MAIS EMPREGO

Para o Capitão Samuel a festa junina na orla trás turistas e junto com eles emprego e atende ao que deseja o povo durante o período.

– Apelo a Jackson Barreto que faça uma reforma para mantê-lo.

Notas

Kênia sai da Codevasf – Ainda de Brasília há informações, ainda extraoficiais, de que a presidente nacional da Codevasf, Kênia Marcelino, deixará o cargo hoje. Ela é indicada pelo PSB, que está na oposição ao Governo Federal. Consta que Kênia é uma indicação do senador Valadares, mas ele próprio revela que fora do partido.

0x0

Discurso já mudou – Após Rodrigo Janot apresentar primeira denúncia contra Temer, o discurso dos governistas já mudou. Também, pudera: se antes a estratégia era desqualificar a denúncia, saber o teor da peça, agora o olhar é mais adiante. Com o cerco se fechando cada vez mais, a expectativa agora é pelo relatório da CCJ. (Radar).

0x0

Condenado na Câmara – A Justiça do Distrito Federal autorizou o deputado Celso Jacob a exercer o mandato na Câmara dos Deputados durante o dia e retornar ao presídio no período noturno. Jacob foi preso após ser condenado definitivamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 2 meses em regime semiaberto.

0x0

Ainda a confirmar – Segundo informação que chega de Brasília, a paralisação marcada para sexta-feira não contará com a presença das Centrais Sindicais e pode não acontecer. Houve reunião das centrais e se chegou ao consenso de que elas não participariam. A greve geral pode ocorrer através de movimentos isolados.

0x0

Janot rebate discurso – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, divulgou nota à imprensa na qual afirma que cumpre “à risca o comando constitucional” e que ninguém está acima da lei.  A manifestação foi motivada pelas declarações dadas pelo presidente Michel Temer em pronunciamento na tarde de ontem.

0x0

Recurso contra Aécio – O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), protocolou ontem no Conselho de Ética da Casa recurso contra a decisão do presidente do colegiado, senador João Alberto (PMDB-MA), de arquivar a representação que pede a cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

Conversando

Hospital do Câncer – Eduardo Amorim acha que se tivéssemos o Hospital do Câncer construído teríamos mais 200 leitos disponíveis em Sergipe.

Não priorizam – Para Eduardo Amorim não é por falta de dinheiro que o Hospital está com suas obras lentas. Mas eles não priorizam.

União e luta – Ana Lúcia diz que é muito importante a participação de todos. “Só conseguiremos impedir a retirada dos nossos direitos com união e luta”.

Sargento Edgar – Estava aguardando o resultado da perícia nos áudios, então, fora Temer e cadeia nele. É assim que age o cidadão que não tem bandido de estimação.

Festa de São Pedro – As festas em comemoração a São Pedro se iniciam hoje em todo Estado e devem se arrastar até domingo. Será mais um final de semana prolongado.

Festejos em Capela – “ A Prefeitura de Capela realiza um dos São Pedro mais animados dos últimos anos, com a presenças de artistas nacionais.

Muita violência – A violência no interior contina preocupando habitantes de todas as cidades. Cristinápolis é uma que conta com muitos assassinatos.

Contra acordo – Protesto contra o acordo entre partidos políticos no valor de R$ 3,5 bi para campanhas tem 10 mil adesões em um dia na Internet.

Dilma faz cobrança – Dilma Rousseff  cobra da grande imprensa, do PSDB e do povo do pato amarelo a responsabilidade sobre Michel Temer.

Leia também