Aracaju, 25 de fevereiro de 2024

Mais uma reunião da base aliada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Não demorou muito para acontecer à segunda reunião entre lideranças políticas que integram a base aliada. Um novo encontro aconteceu ontem na produtora “WG”, liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), no final da tarde. Muito silencio e absoluta discrição em torno do que fora tratado, mas, segundo um dos participantes, foi uma reunião tranquila: “falamos sobre o pleito de vários municípios, mas sem definição sobre Aracaju”. Os pré-candidatos a prefeito da Capital não participaram, porque esse encontro se dará mais adiante. O objetivo de ontem foi articular como ficaria os municípios e tratar de uma participação conjunta do bloco em todo Estado, para manter a hegemonia e evitar algum tropeço que possa prejudicar o projeto para 2026.

De qualquer forma, ao serem informados da realização de uma segunda reunião do grupo, a especulação girou em torno de certo mal estar entre o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que coordena a base neste momento, com o ex-deputado federal André Moura (União Brasil) em razão de declarações prestadas por Edvaldo em relação ao que André avisara anteriormente, de que o seu partido não votaria em nome indicado pelo prefeito, no caso o secretário Luiz Roberto e da resposta que lhe fora dada pela deputada Yandra Moura no decorrer da semana passada. Na realidade o clima esquentou, mas há um trabalho para que as reações não sejam extremas e que um evite criticar o outro, nesse momento de trabalho para a escolha definitiva do candidato, com o objetivo de manter o bloco unido.

Apesar de um abafa nos ânimos, o PDT tem como certo o lançamento de Luiz Roberto a pré-candidato da sigla à Prefeitura, com o apoio total do prefeito Edvaldo Nogueira. É certeza de que isso não terá recuo. Da mesma forma, e não é de agora que se diz, o União Brasil, que tem à frente o ex-deputado federal André Moura, também vai indicar a deputada federal Yandra Moura, que, assim como Luiz, também trabalha intensamente a sua candidatura. Apesar da preocupação do governador Fábio Mitidieri em manter o bloco coeso em torno de um dos nomes que se propõem a disputar a sucessão municipal de Aracaju, será praticamente impossível que PDT e União Brasil estejam no mesmo palanque no pleito de outubro. Há muitas conversas e ações pela frente, porque só no final de março é que se terá uma definição.

Moacyr em Canindé

Extra: O ex-procurador Geral de Justiça, Moacyr Soares da Motta, está analisando a possibilidade de ser candidato a prefeito de Canindé do São Francisco.

*** Moacyr tem vínculos há anos com a cidade e está em fase de conclusão de um hotel no município.

*** Ainda não se filiou a um partido político, mas diz que a política em Canindé está um pouco tumultuada e ele vai tentar promover mudança, “se o povo apoiar”.

Posse de Fátima

O governador Fábio Mitidieri participa amanhã da posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, na presidência do Consórcio Nordeste.

*** Fátima é a primeira mulher a assumir a liderança da entidade, criada em 2019, para ser instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste.

Promover avanço

Eleita por unanimidade, a Fátima tem o desafio de promover o avanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que conta principalmente com projetos voltados à infraestrutura viária.

*** – É muito representativo que uma mulher à frente do Consórcio neste momento de retomada de crescimento da economia do País e do Nordeste, disse Mitidieri.

Valdomiro e o PT

A informação é de uma fonte bem avisada; o jornalista Valdomiro Júnior, que já atuou em Sergipe e hoje está em Salvador, esteve em Aracaju seguindo orientação do PT da Bahia.

*** O objetivo: obter informações sobre a situação do partido no Estado “e outras coisas mais”.
*** Segundo a fonte, Valdomiro teria dito que se o PT de Sergipe não tiver candidato na Capital, corre o risco de enfraquecer aqui no Estado.

Zezinho em Brasília

O ex-deputado estadual Zezinho Guimarães esteve em Brasília na sexta-feira da semana anterior, já na articulação do Partido Liberal.

*** Zezinho está fazendo política de bastidores, mas não será candidato este ano. Quer retornar à Alese em 2026.

*** Ele pretende apoiar candidatos a vereador em várias cidades em todo Estado, inclusive em Aracaju, com objetivo de fortalecer seu retorno à Assembleia.

Porto seguro de Emília

Nos bastidores circula a informação de que se a vereadora Emília Corrêa (PRD) não sair pré-candidata à prefeita de Aracaju pelo seu partido, o porto seguro dela será o Partido Liberal.

*** As conversas estariam acontecendo, mas que nada ainda foi definido, apesar da chance de acontecer essa mudança radical.

Integrar a base

Segundo informações que surgiram na tarde de ontem, o PRD (25) – junção do PTB com o Patriota – está propenso a integrar o bloco do Governo em Sergipe.

*** Nada ainda foi fechado, mas Emília quer disputar a prefeitura pela oposição, dentro do estilo que atua na Câmara Municipal.

O Prato do Povo

Pelas redes sociais, Fábio Mitidieri anunciou o início do programa de segurança alimentar “Prato do Povo” para 05 de fevereiro.

*** Inicialmente, os municípios de Cumbe, Feira Nova, Gararu e Itabi irão receber o “Prato”, que vai distribuir refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

*** Esta é mais uma promessa cumprida de campanha de Mitidieri.

Rogério atende aliados

O senador Rogério Carvalho (PT) continua atendendo diariamente na sede do PT, em Aracaju, e recebe petistas de todos os Estado, talvez porque esta seja a última semana de recesso.

*** Surgiu à informação de que Rogério pode ser candidato a prefeito de Aracaju, mas já foi desmentido e não há hipótese para isso. Ele trabalha pela indicação de sua mulher, Candisse Carvalho.

Jantar nordestino

As deputadas federais Yandra Moura (UB) e Catarina Feitoza (PSD) tomaram um suculento café nordestino, em casa do ex-governador Belivaldo Chagas, ao lado da presidente do Sebrae, Priscila Felizola.

*** As duas deputadas participaram de um evento do Sebrae em Simão Dias e depois se deliciaram com o café regional. Comeram do “pão com ovo ao cuscuz”.

Daniele só a prefeita

O presidente do MDB, senador Alessandro Vieira, disse ontem que não há nenhuma sinalização de que a secretária Daniele Garcia (MDB) seja a vice de Luiz Roberto (PDT), na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

*** – Daniele é pré-candidata à prefeita da Capital e tenho convicção que é o melhor nome. Mas essa definição ocorrerá mais adiante, disse Alessandro.

Giro pela redes sociais

Fórum – Perito faz linha do tempo e detalha como se deu a farsa contra o Padre Júlio Lancellotti – Mário Gazziro identifica fraude em laudo encomendado por Arthur do Val, o “Mamãe Falei”.

Roberto Freire – Não seja bobo. “Descondenado” é um neologismo para definir a esculhambação que o STF fez com os corruptos e ladrões do mensalão e petrolão e outros crimes.

Gleise Hoffmann – “Gostem ou não gostem os donos da mídia e seus sócios, Lula representa a vontade popular expressada nas urnas”.

Carlos Minc – Pobre de direita protesta porque carne está muito barata e isto irá quebrar o Agronegócio! Hilário, incrível e muito triste!

Carta Capital – Mortes violentas intencionais no Brasil caem 4% em 2023; mortes por policiais reduzem 2%.

Revista Fórum – Escândalo de arapongagem da Abin paralela de Bolsonaro pode se espraiar para o GSI do General Heleno; Filho de general foi representante da Cognyte no Brasil.

Miranda Sá – Vou repousar fortalecendo com o sono a saúde física e mental, para acordar amanhã forte e ajudar na reconstrução do Brasil sem corruptos na política.

Uol Notícias – Em evento de pré-candidatura do empresário Renato Araújo para a prefeitura de Angra dos Reis, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas às penas dos réus do 08 de janeiro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também