Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

Momento bolsonarista

Diógenes Braynerdiógenesbrayner@gmail.com

É um momento de intranquilidade com esse momento bolsonarista, que não tem apoio da maioria da sociedade. O próprio Bolsonaro está em silêncio e não sei se os leitores concordam de que não há expectativa de que tudo isso leve a algum lugar. De alguma forma, cria um clima tenso, porque fere gravemente a demagogia e amedronta. Primeiro porque ninguém será capaz de avaliar o que passa pela cabeça do Jair Bolsonaro, que praticamente não se movimenta. E é exatamente essa indiferença que deixa tanto a direita quanto a esquerda fazendo previsões de que nada está bem. Quem passará a faixa nesse momento a cabeça tem convicção de que ela é sua e não serve ao adversário?

Podem-se pensar mil coisas, nem sempre de um final de feliz. A destruição nas ruas, a violência sem controle, o ato que mantêm crianças, jovens, homens, mulheres e idosos. Algo acima do alucinante, inclusive porque se pede ajuda até mesmo a extraterrestres. Até onde se vai chegar e como agir para definir? Além disso, de quando em vez, as redes sociais divulgam informações, que dizem tem origem na parte interior dos quartéis, revelando que está tudo pronto pra o golpe, mas que nada além de um maldoso fake news com o de incentivar os golpistas e amedrontar os que não desejam qualquer tipo de confronto, para fazer impor um regime ditatorial.

Os Estados estão mantendo a normalidade, com alguns poucos atos absoltamente pacíficos. Acomodam-se em frente aos quartéis sem amedrontar a ninguém e nem alterar a paz. Politicamente é que ficou tudo parado, em razão do final do pleito e do trabalho cauteloso das equipes de transição, que avaliam e montam as equipes que assumirão o próximo quadriênio administrativo, assim como acontece até mesmo em Brasília, embora na Capital Federal com maior cautela. Alguns nomes de secretários são citados, poucos com absoluta certeza e de qualquer forma com previsão do que possa a vir acontecer, mesmo que não se perceba cuidados especiais para um clima de mudança no resultado final das eleições.

Para encerrar: será mesmo que estão todos tranquilos com o fanatismo que vem das ruas?

Amanhã tem mais

O vice-governador eleito, Zezinho Sobral (PDT), disse que “inclusão, assistência e trabalho são áreas importantes que vão avançar e terão atenção especial. Mais um dia produtivo da equipe de transição”.

Acrescentou – “continuamos fazendo os diagnósticos e analisando os detalhes dos serviços prestados para a população. E amanhã tem mais”!

Daniel e David

Tanto o deputado federal João Daniel (PT), quanto o candidato André David (Republicanos) ainda estão aguardando de cisão do TSE para definir questão dos votos perdidos Por Eliane Aquino (PT).

*** Os votos eram de André David, que se elegeria, mas a anulação favorece a João Daniel. Mas a luta e no TSE em que os Republicanos pedem anulação.

*** A questão não está na pauta para a sessão de hoje até gora.

Valmir silencia

Valmir de Francisquinho está falando pouco em política neste momento, a não ser nas reuniões com aliados, assim mesmo em menor intensidade.

*** – Valmir também tem visitado cidades do interior para agradecer a votação obtida

Durante as eleições, apesar de tudo que aconteceu.

*** Aliados de Valmir querem que ele se mantenha à frente da política em Itabaiana, seja em 2024 ou 2026;

Política e Técnica

O Capitão Samuel diz que “o problema da política é saber que os técnicos não têm votos na hora da eleição e os políticos não são técnicos na hora da gestão”.

*** E continua: “feliz de quem tem opções política e técnica nas mesmas pessoas em várias áreas. 2024 logo ali! 2026 também”!

Eliane Online

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) informou que fui convidada para fazer parte da equipe de transição do presidente Lula.

*** – No grupo técnico de Direitos Humanos, uma área extremamente importante para o desenvolvimento das pessoas em nosso país.

*** É possível que quinta-feira ela apareça na reunião para participação online.

Sobre a Prefeitura

Eliane Galdino pensa em disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024 pelo PT e já começa a conversar. Acha que é um nome do partido que já demonstrou fôlego eleitoral.

*** Terá apoio de sua tendência petista, principalmente de Marcio Macedo, que pode ser o presidente nacional do PT, caso Gleisi Hoffmann assuma um ministério.

*** O desejo de Eliane Aquino de disputar a Prefeitura “é vero”, quanto ao de Marcio ser presidente ainda está em discussão e tem concorrência.

Haverá novidades

O ex-deputado estadual Marcos Franco (MDB) acha que até dezembro haverá muitas novidades, tanto com o processo de transmissão, quando da indicação de secretários.

*** Falou também que até dia 26 de dezembro o MDB em Sergipe apresentará mudanças, dentro do cenário em que se deram as eleições estaduais.

*** O ex-governador Jackson Barreto já retornou de viajem, mas continua no mais absoluto silêncio. Jackson e seu grupo podem se filiar ao PDT.

Sérgio a presidente

No final de semana, em conversas informais entre lideranças de alguns partidos, surgiu o nome do empresário Sérgio Gama para assumir a Presidência do MDB.

*** Falava-se que teria o aval do ex-governador Jackson Barreto, que preside o partido.

*** A avaliação é de que como candidato a vice, Sérgio Gama chegou a surpreende, já que disputou um mandato importante pela primeira vez.

Bispo e Adailton

O prefeito de Itabaiana, Adailton Souza, vai realizar a Micarana em sua cidade. Ontem à foi à Assembleia e conversou com o deputado Luciano Bispo, para que colocasse recursos da sua subvenção para a festa.

*** Luciano Bispo foi solícito e já informou que disporá de verbas para a festa, que retorna a Itabaiana, depois de dois anos.

Remédio para Covid

Em meio à alta de casos de Covid-19 no Brasil, a Anvisa aprovou ontem, a venda do Paxlovid em farmácias e hospitais particulares do país, por unanimidade.

*** O medicamento, desenvolvido pela Pfizer, é composto por dois antivirais chamados nirmatrelvir e ritonavir, desenvolvido para combater a doença provocada pelo coronavírus.

*** Ele não é um comprimido único, mas uma combinação das medicações, que devem ser tomadas em conjunto e apenas sob prescrição médica.

Giro pelas redes sociais

Uol Notícias – Leonardo Sakamoto: Bolsonaristas confundem ação social com início da intervenção militar em SP.

Gleisi Hoffmann – Essa semana a PEC do Bolsa Família começa a tramitar no Congresso e precisamos de uma grande mobilização de toda a sociedade para garantir sua aprovação.

Choquei – BRASIL: Presidente derrotado Bolsonaro diz que gostaria de declarar apoio a manifestantes, mas teme Justiça.

Jandira Fhegali – O que você faria se estivesse aproveitando as férias e gente que só encontra satisfação na vida agredindo os outros viesse ofender você e sua família?

Cláudio Dantas – “Está acontecendo um movimento muito forte nas casernas. Questão de horas, dias…”, diz ministro do TCU.

POPTime – Em mais uma pérola, bolsonaristas agora estão clamando por extraterrestres salvar o Brasil e ligam flashs para o céu em pedido de socorro.

UOl Notícias – PRF diz que protestos bolsonaristas em Santa Catarina parecem ações de terroristas.

Professor Eulavo – Falo sem qualquer ironia: Muita gente que esta nas manifestações padece de solidão e encontrou sentido na sua vida ali.

Leia também