Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

MOMENTOS DE REFLEXÃO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O senador Eduardo Amorim (PSDB) está em silêncio quase absoluto. Fala pouco e não revela como está atuando junto ao grupo e na formação de um alicerce para fortalecer a sua candidatura ao Governo. Aliás, esse silêncio incomoda muito, até porque ninguém sabe a estratégia do jogo. Eduardo será candidato ao Governo – é o que ele anuncia. Mas numa visão fria, o cenário exposto pelo próprio senador não mostra ações e evita euforia.

O estilo faz com que alguns políticos que o acompanham não tenham absoluta certeza da sua candidatura.

É até redundante dizer que o deputado federal André Moura faz um barulho diferente do seu provável companheiro de chapa majoritária. Mesmo que o momento seja de silêncio, mais afeito aos sussurros dos bastidores, a mobilização de um pré-candidato ao Governo deveria ser, no mínimo, ousada e perceptível. Não está sendo, mesmo que a dos demais prováveis candidatos também não abra o apetite dos eleitores.

Não se pode negar é que André Moura tenha inaugurado uma nova postura e se comporta como candidato em pleno palanque. Embora imagine Moura disputando o Senado, há quem considere que ele pretenda o Governo, mesmo que sempre tenha dito que não criará problemas para Eduardo Amorim dentro do bloco. E tem feito isso, apesar do seu pensamento de preservar a fidelidade já pode ter se euxarido.

Em conversa recente com o colunista, Eduardo Amorim manteve a sua posição de que vai disputar o Governo. E repetiu que está preparado, muito tranquilo e obstinado a ser candidato a governador. Parece apenas que ele se distanciou do desejo…

O deputado Valadares Filho esteve com um pé próximo a integrar a chapa majoritária, como vice-governador de Eduardo. Não foi e nem pretende mais ser. Diz-se entusiasmado para disputar o Governo, principalmente por ser o nome mais novo na disputa e acredita que o eleitor deseja isso. Não está para brincadeira e, ontem, durante encontro entre parlamentares, um deles sugeriu: “não subestimem Valadares Filho”.

VALADARES PODE IR A FEDERAL

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB), na reflexão para fortalecer candidatura de Valadares Filho ao Governo, pode até ser candidato a deputado federal.

Com essa decisão, pode eleger nomes à Câmara.

CENTRO DE NEFROLOGIA TEM CRÍTICA

Um nefrologista criticou, ontem, o Centro de Nefrologia construído no Huse e que foi tão ‘badalado’ pela inauguração figurativa. Na realidade é um Centro de Hemodiálise.

Não atende às emergências nefrológicas.

SOBRE SAÍDA DO SECRETÁRIO

Quanto à exoneração do secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), não se trata de ato político e nem capricho pessoal, será feita dentro da necessidade do Estado.

Almeida tem que se amoldar ao estilo da nova administração.

PROBABILIDADE COM BELIVALDO

Fábio Henrique (PDT) em entrevista a Jailton Santana, ontem, na Rádio Jornal AM, disse que a maior probabilidade do seu partido é apoiar Belivaldo Chagas.

Fábio tem conversado com Valadares Filho, André Moura, Belivaldo e Eduardo.

NÃO PLEITEIA CHAPA MAJORITÁRIA

Fábio disse ainda e Jailton Santana que o PDT não pleiteia participação na chapa majoritária, “nosso projeto é disputar mandato de deputado federal”.

Além de fortalece a bancada do PDT na Assembleia.

VOTO AO SENADO É PARA ANDRÉ

Na entrevista a Jailton Santana, o ex-prefeito Fábio Henrique confidenciou que seu bloco tem 90 por centro de possibilidade de votar em André Moura.

– Disse a Edvaldo que André merece um busto na entrada da Prefeitura de Aracaju.

VALADARES REÚNE-SE COM JOAQUIM

O senador Valadares (PSB) se reúne amanhã como novo filiado do PSB, Joaquim Barbosa, na sede do partido, a convite do presidente Nacional Carlos Siqueira.

– O seu ato de filiação motivou a militância do PSB a lutar por um Brasil mais ético.

ROGÉRIO LIDERA MOVIMENTOS

Rogério Carvalho (PT) está à frente da campanha “Lula Livre”, que acontece em Aracaju. Disse ontem que “nossa luta não tem começo e nunca vai ter fim”.

Rogério está se firmando na disputa pelo Senado.

PT ESTÁ QUERENDO MAIS ESPAÇO

O Partido dos Trabalhadores quer mais espaço na disputa majoritária de Sergipe e na proporcional, assim como maior protagonismo na consolidação do bloco.

Há dúvida se Rogério disputa o Senado como aliado do Governo.

HENRY CLAY ESTÁ REFLETINDO

O presidente da OAB, Henry Clay (PPL), confirma que foi convidado para disputar o Senado em uma aliança com o PSB, mas ainda está refletindo sobre isso.

– Estou conversando com meus botões e familiares, disse.

JACKSON APROVEITA E VIAJA

O ex-governador Jackson Barreto (MDB) está em Sergipe, mas fará uma viagem já na próxima semana, com o objetivo de descansar. Férias, enfim…

Ao retornar de viagem não sairá mais da campanha.

CONVERSA COM BELIVALDO

Ontem à noite o governador Belivaldo Chagas foi à casa de Jackson Barreto, na Atalaia, para uma nova rodada de conversas. Os dois se entendem bem.

Discutem composições e tratam da pré-campanha.

OPOSIÇÃO PÕE CABEÇA DE FORA

Deputados da oposição na Alese engrossaram o pescoço e mostraram que estão unidos. Ontem dificultaram a aprovação de projeto do Governo.

Esse é um período de mostrar serviços…

TRABALHO É FEITO EM SILÊNCIO

Até julho as informações sobre política rareiam, porque elas acontecem nos bastidores, onde se trata de composições e apoios para as próximas eleições.

Até o fechamento de todas as alianças continuará assim.

VALADARES FILHO FARÁ VISITAS

O deputado federal Valadares Filho (PSB) admite que tem trabalhado nos bastidores e faz articulações políticas que reúne partidos para formar uma composição forte.

No final de semana, Valadares vai viajar a várias cidades do interior.

SOBRE O SENADO OU GOVERNO

Um avaliador da política sergipana disse, ontem, que a maioria dos que acompanha André Moura fala que o quer candidato ao Senado Federal.

– Mas, intimamente, André deseja o Governo do Estado.

CONVERSAS COM LIDERANÇAS

O governador Belivaldo Chagas conversou ontem com lideranças do interior, inclusive a prefeita de Malhador, Elayne de Dedé (PSC).

Também se encontrou com o ex-prefeito Fábio Henrique (PDT).

AINDA DISCUTE O APOIO

Fábio Henrique ainda discute o apoio do PDT às candidaturas majoritárias. Ele tende a ficar na base aliada do Governo e o partido deseja o Deso.

Mas pode ficar também com a Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS)

Almeida Lima presidente da FHS e terá de ser demitido.

Notas

Aécio Neves se torna réu – A maioria dos membros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem pelo recebimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) pelos crimes de corrupção e obstrução de Justiça. Aécio se torna réu.

0x0

Dinheiro está depositado – Segundo a revista Voto, o advogado de defesa de Aécio Neves afirmou que os R$ 2 milhões que seu cliente pediu a Joesley estão à disposição do STF. “Foi recebido, não foi usado, foi depositado e está à disposição do Supremo. Não ficou em poder nem de Aécio nem de Andréia”.

0x0

Visita de Direitos Humanos – Onze senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado entraram na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, na tarde de ontem, para verificar as condições da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma prisão com privilégios para um ex-presidente da República.

0x0

Política e as instituições – Instituições financeiras avaliam que os riscos políticos e fiscais são os fatores com maior potencial para trazer impactos negativos no sistema financeiro nacional. De acordo com o REF, divulgado ontem pelo Banco Central, a política também é alvo de maior preocupação das instituições consultadas.

0x0

Assessor presta queixa – Um assessor de Lula da Silva prestou queixa de furto do passaporte do ex-presidente, além de roupas, um frigobar, talão de cheques e outros objetos que estavam em seu veículo. O caso está com a Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba. O carro do ex-presidente estava aonde?

0x0

Marina quer repetir alianças – A pré-candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, trabalha com a possibilidade de repetir as mesmas alianças que teve em 2014, quando era candidata ao cargo pelo PSB, que discute agora se apresentará o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, como pré-candidato.

Conversando

Sem sorteio – Em virtude do feriado do Dia de Tiradentes, não haverá sorteio das loterias da Caixa Econômica Federal no sábado.

Silêncio total – Percebe-se certo silêncio entre políticos, que estão conversando para formação de blocos políticos.

Está calado – O ex-governador Jackson Barreto (MDB) desde que deixou o Governo está silencioso e fala pouco sobre candidatura.

Circula mais – Político que mais circula em Sergipe é André Moura (PSC). Ele está em pré-campanha a mandato majoritário. Pode ser Governo ou Senado.

Nos bastidores – O senador Valadares (PSB) também tem conversado muito, mas nos bastidores. Tenta formar uma aliança com a sua legenda.

Disputa difícil – Candidatos a deputado federal estão fazendo conta para manter suas candidaturas sem risco de derrota. É uma disputa difícil.

Está pronto – O Centro de Nefrologia do Huse já está pronto. Pelo menos foi isso que Almeida Lima prometeu e, reconheça-se, cumpriu.

Cada cidadão – De qualquer forma, o Centro de Nefrologia deveria estar funcionando quando foi inaugurado. Cada cidadão é um repórter fotográfico.

Senador suplente – O ex-deputado federal Sérgio Reis (Podemos) está pensando em ser o senador suplente de Jackson Barreto. Mas não brigará se não for.

Leia também