Aracaju, 16 de maio de 2024
Search

Mudanças no caráter político

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O Partido dos Trabalhadores dará o seu primeiro passo sábado, para abrir de verdade o processo de pré-candidatura a prefeito de Aracaju, Pode surpreender ou não, mas um dos nomes que está posto para disputar a Prefeitura de Aracaju é o de Eliane Aquino (PT), que tem apoio restrito do ministro Márcio Macedo. É verdade que o senador Rogério Carvalho (PT) já disse que apoiaria Eliane Aquino se ela fosse candidata e, se fechar os dois grupos com ela, não terá mais o que discutir na convenção, mesmo que Candisse Carvalho também vá à disputa. Eliane tem experiência em campanha e já foi eleita duas vezes, Candisse será a primeira experiência levada pela influência que tem no bloco petista.

Um fato que continua bem presente dentro do Partido dos Trabalhadores é a divergência nas tendências, que ainda são mantidas até hoje, exatamente por questões pessoais e por posições ideológicas, que já não são mais levadas em consideração. Lula administra naturalmente com a direita e preferiu fazer de adversário inconciliável o ex-presidente Jair Bolsonaro e o seu formato de fazer política dentro de uma estrutura semelhante aos regimes radicais de direita, expondo posições radicais inclusive ao sistema e ignorância em relação à igualdade social. Mesmo assim o PT nos Estado tem alguns conluios com os ligados a Bolsonoro, porque é prudente manter o relacionamento por absoluta esperteza e pensamento no futuro.

A busca de um entendimento com Bolsonaro e outros elementos de direita radical tem o objetivo de levar adiante um projeto que tem o rastro de um golpe, dentro de um foco de corrupção, abençoada pelo fanatismo religioso. Dessa forma, ninguém consegue manter as digitais de um sistema político voltado para os interesses sociais, em razão de projetos mais ousados que não tem cor nem ideologia. Termina sendo tudo igual.
Canindé seca

A situação de Canindé do São Francisco é de calamidade inclusive pela falta d’agua, mesmo tendo em frente o Rio São Francisco.

*** Um dos moradores mostrou a cisterna de água potável completamente vazia, descendo até o seu final.

*** A situação é triste também na área da educação, com os professores em greve para receber os seus salários. Muito difícil…
Dudu é o “cara”

Nas suas redes sociais em Estância, o professor Dudu (PT) agradeceu ao deputado federal João Daniel a escolha para comandar o escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Sergipe.

*** A surpresa: Duda informa que recusou o convite.

*** E explicou: “Eu pedi um tempo para pensar e decidi não aceitar. Alguém precisa ficar na luta porque se todos os militantes do PT migrarem para cargos no governo a luta social vai enfrentar problemas”, disse Dudu.
Candidato em Porto

Porto da Folha já tem pré-candidato definido: Thiago de Santana, indicado pelo prefeito Miguel de Doutor Marcos (PSD).

*** A oposição uniu dois nomes: Ewerton da Saúde e Saídinha de Manoel de Rosinha. Não decidira o candidato, mas o que for apoia o outro.

*** Nas pesquisas, Werton da Saúde dispara mas não tem grana para uma campanha.
Questão de paixão

Um analista político que enxerga a Capital pelo Sertão, diz que em Aracaju haverá um sério problema para escolha do candidato a prefeito do grupo.

*** – É uma questão provocada pelo sentimento; “nem o grupo de Edvaldo ama o bloco de Mitidieri e nem o grupo do governador ama o do prefeito”.
Laranjeiras em conversa

Laranjeiras está chegando ao consenso para apoio à reeleição de Juca Bala no próximo ano. O bloco já começa a se entender para manter o prefeito.

*** Estava havendo uma disputa entre grupos, principal o comandado pelo vice-governador Zezinho Sobral, que gostaria de retornar ao comando do município.

*** As conversas avançam e a tendência é o consenso…
Injustiça dos números

Segundo André Moura (UB) uma pesquisa inédita divulgada pelo IBGE mostra que 1,5 milhão de pessoas trabalha em aplicativos de serviço, como motoristas e entregadores.

*** Preocupam os números: eles mostram que, em média, elas trabalham mais e têm renda por hora menor que o restante da população.
Encontro do PT

Sábado o Diretório Municipal do PT realiza encontro para tratar sobre eleições de Aracaju e passar orientação de uma nova estratégia para a disputa neste atual momento.

*** Os pré-candidatos a prefeitos e vereadores podem expressar desejo de disputar e serão orientados quanto à estratégia.
Estratégia para a base

Durante o encontro, o petista Rômulo Rodrigues, vai apresentar um projeto para estratégia de fortalecimento dos proporcionais, para que se der maior importância para eleger o maior número possível de vereadores,

*** Naturalmente a estratégia é para que se fortaleça a base partidária para que se forme uma estrutura forte para a eleição dos majoritários.
Marcio e Eliane

Os dois nomes mais forte que podem disputar a Prefeitura de Aracaju pelo PT, ministro Márcio Macedo e ex-vice-governadora Eliane Aquino, não vão comparecer ao encontro.

*** Os dois terão compromisso a cumprir neste próximo sábado em Brasília.
Aparece Valadares

O candidato à vice-prefeito de Eliane Aquino (PT), para a Prefeitura de Aracaju, será do PSB. Dois nomes aparecem fortes: vereador Elber Batalha e ex-vereador Doutor Emerson.

*** Membros da Federação acham que o melhor nome para um majoritário é o do ex-deputado federal Valadares Filho (PSB).
Desoneração da folha

O senador Alessandro Vieira (MDB) informa que vai à sanção presidencial o projeto que prorroga por quatro anos a desoneração da folha dos 17 setores que mais empregam.

*** A medida impulsiona o desenvolvimento regional e a geração de empregos. Em Sergipe, 73 dos 75 municípios serão beneficiados.
Giro pelas Redes Sociais

Revistas Fórum – Urina, queimaduras e espancamento: explode a violência contra civis palestinos.

Lauro Jardim – Coaf identificou R$ 103 milhões em movimentações atípicas de Ronaldinho Gaúcho.

Diogo Mainardi – O antissemitismo, que a esquerda camufla com seus ataques a Israel, tornou-se ainda mais violentos depois do maior massacre de judeus desde o Holocausto. A Noite dos Cristais não acaba nunca.

PAN – Inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro já prepara Jair Renan Bolsonaro para as eleições municipais do ano que vem em Camburiú.

Metrópoles – GM alega queda nas vendas e demite funcionários por telegrama Demissões foram enviadas por telegrama para funcionários da montadora de três cidades. Sindicato convocou assembleia emergencial

Patrick Moraes – Entra governo e sai governo e ninguém entende que a carga tributária do automóvel é simplesmente imbecil e impraticável.

Rodrigo Luiz Veloso – Cara é surreal. Privatização no Rio é trem fodido, estádio sem energia, barca à deriva. Tudo pelo preço mais caro do planeta.

Marcio Macedo – Participou em Roma do encerramento do Ao final do Fórum Mundial de Alimentação na FAO e ficou muito emocionado com uma homenagem inesperada.

Leia também