Aracaju, 26 de fevereiro de 2024

Muita conversa e paciência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A base aliada terá muita conversa, até março ou abril, para escolher um nome que seja pré-candidato a prefeito de Aracaju. Não será fácil e precisará de um bom jogo de cintura das lideranças para uma indicação que mantenha o bloco unido em torno de um projeto que deve se estender até 2026. Luiz Roberto (PDT), Yandra Moura (UB), Fabiano Oliveira (PP), Katarina Feitoza (PSD) e agora Daniele Garcia (MDB), que provavelmente fecha o time. Apesar de não haver definições, fica mais à vista, em razão das especulações, o nome do secretário Luiz Roberto em razão de ter preferência clara do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), coordenador do processo de escolha da base, em março. Provavelmente, o governador Fábio Mitidieri, o último a bater o martelo, deve buscar amenizar situações em caso de risco de cisão.

O momento é de cautela e poucas ações. O legislativo está em recesso e a proximidade do carnaval dá esse tom de paradeira, embora todos estejam circulando a busca de apoio das lideranças e da confirmação de seus nomes, que deve surgir através da cúpula da base em uma reunião que não terá recuo. Nenhum deles se permite anunciar como candidato a vice, e está certo, mas, com absoluta certeza, a chapa será formada por dois dos cinco que expõem seus nomes à decisão do grupo. E isso é natural, inclusive porque quem não tem chance de se eleger sucessor de Edvaldo, entra na disputa exatamente para cumprir o projeto do seu partido, de ter um dos seus filiados na chapa majoritária, à exceção dos que têm mandato de deputado federal, que não trocará o Congresso por um cargo de menor expressão.

De qualquer forma nem sempre tudo é paz. Nas especulações se prevê que um não deve aceitar a indicação de outro. Edvaldo Nogueira se sustenta na administração que realiza e na expectativa de que seja dada continuidade ao trabalho que expõe à sociedade. O próprio governador Fábio Mitidieri já confidenciou que deseja cumprir seu compromisso com o prefeito, assumido durante a escolha do seu nome em 2022, o que praticamente define a pré-candidatura. Mas, sem alarde, o presidente regional do União Brasil, André Moura, diz que o seu partido não deixará de ter a deputada Yandra Moura na disputa pela Prefeitura. Com um detalhe: sugere que isso aconteça sem que haja rompimento com o grupo. Fica complicado, claro, mas precisará de muita conversa e paciência para que essa divisão não aconteça.

Mitidieri na Expo

O governador Fábio Mitidieri (PSD) circulou na terça-feira à noite, pela Expo Verão Aracaju e percorreu alguns stands na orla de Atalaia.

*** Aproveitou e apresentou alguns produtos dos stands e degustou algumas comidas regionais.

*** Mitidieri tomou açaí, comeu calabresa, foi num setor de venda de semi-joias e tomou um cafezinho.

Filiação de Daniele

Filiação da secretária Daniele Garcia ao MDB movimentou ontem o grupo político da situação, inclusive alguns prováveis pré-candidatos à Prefeitura de Aracaju.

*** Daniele tirou fotos com a deputada federal Yandra Moura (UB) e Luiz Roberto (PDT), que colocam seus nomes para disputar a Prefeitura.

*** O governador Fábio Mitidieri e o prefeito Edvaldo Nogueira elogiaram todo o potencial eleitoral de Daniele e se mostraram animados com a filiação ao MDB.

Desmente vice

Setores da imprensa divulgaram que Daniele seria indicada a vice do provável candidato a prefeito escolhido pela base aliada, mas o presidente do MDB em Sergipe, senador Alessandro Vieira desfaz a informação:

*** – Tem gente que insiste em não fazer jornalismo básico e publica o que dá na cabeça, sem ouvir ninguém, disse.
*** E acrescentou “Hoje (ontem) foi feita à filiação e Daniele colocou seu nome à disposição como pré-candidata à Prefeitura de Aracaju”.

Muitas conversas

Apesar dos desmentidos feitos pelo MDB, nos bastidores o nome de Daniele Garcia é citado como vice do preferido de Edvaldo Nogueira (PDT) para sucedê-lo, Luiz Roberto.

*** Realmente não há nada certo, mas muitas conversas vão rolar depois do carnaval para se tomar uma posição que seja consenso no grupo da situação.

*** Há um detalhe: O União Brasil deseja manter a pré-candidatura de Yandra Moura, mesmo que ela não seja a escolhida da base.

Reclama da pipoca

O ex-governador Belivaldo Chagas (presidente do PSD) fez uma visita ao governador Fábio Mitidieri ontem pela manhã e conversou sobre a desistência de disputar a Prefeitura de Simão Dias. Belivaldo participou da filiação de Daniele no MDB.

*** – Ao lado dos secretários estaduais Jorginho Araújo e Cristiano Barreto pude relembrar o sabor da pipoca do Palácio dos Despachos. Pense! (Risos).

Fábio e licença

O deputado federal Fábio Reis (PSD) retorna à Câmara Federal dia 05 de fevereiro e deve licenciar-se na última semana do mês para assumir a Representação de Sergipe em Brasília.

*** Em seu lugar fica o vereador Nitinho Vitale, que é primeiro suplente.

*** Fábio diz que a segunda semana de fevereiro é carnaval e a terceira indicação de emendas ao orçamento. Não se licencia antes disso.

Não é pré-candidata

A deputada Carminha Paiva (Republicanos) liga para o colunista e declara que não é pré-candidata à Prefeitura de Socorro, embora tenha incentivos do seu grupo.

*** Carminha acrescentou que só em março é que haverá definição de nomes suceder a Padre Inaldo, mas que até o momento não houve qualquer decisão.

*** Apesar da negativa, o nome de Carminha circula com insistência entre seus aliados e até mesmo no gabinete do prefeito.

Formação do Solidariedade

O ex-deputado federal Valadares Filho estará em Sergipe na próxima semana onde terá reuniões sobre a nova formações do Solidariedade.

Valadares que é o novo presidente estadual do partido, tem feito contatos permanentes com lideranças da capital e do interior.

Reunião surte efeito

A reunião de membros do PT, que ocorreu em Estância, surtiu efeito: o senador Rogério Carvalho passou a dialogar com os diretórios municipais com frequência e integrá-los na questões do partido.

*** Rogério Carvalho está tratando sobre as eleições municipais, projetos do partido e integração de todos os diretórios com o objetivo de fortalecer o PT em Sergipe.

Eliane mantém silêncio

A vice-governadora Eliane Aquino (PT) não está falando publicamente sobre sucessão, mas não se nega a conversar com as lideranças do partido sobre eleições municipais.

*** Já Candisse Carvalho (PT) vem atuando nas redes sociais divulgando o seu nome, mas sem se referir à candidatura. Candisse tem atuado junto aos eleitores.

Giro pelas redes sociais

Globo News – Octávio Guedes diz que o PL “se diz liberal, mas é o que mais quer controlar o cidadão nos seus costumes: o que deve fazer, como deve fazer, com quem deve casar.”

Dora Kramer – “PT e PL ficam com as maiores parcelas do bilionário fundo eleitoral. O primeiro teve a cúpula dizimada em escândalos de corrupção e o segundo é presidido por um político condenado e preso por corrupção”.

Presidente Lula – Ontem pela manhã recebi representantes da BYD Brasil, empresa de automóveis elétricos, que vai criar sua primeira fábrica fora da Ásia no Brasil.

Ancelmo.com – Justiça aceita queixa-crime contra Ciro Gomes, que chamou Damares Alves de ‘bandida nazifascista’.

Andréia Sadi – depois de elogiar Lula, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, fez um vídeo para dizer que o presidente “não chega aos pés” de Jair Bolsonaro.

Lauro Jardim – Ministro liga para acionistas da Vale e, em nome de Lula, pede Mantega na presidência da mineradora.

Revista Fórum – Gleisi Hoffmann destrói fake news de Nikolas Ferreira ligando PT ao caso Marielle e anuncia medidas.

Bia Kicis – Deplorável! Ex Assessor de deputado do PT, demitido por debochar de mulher estuprada por terroristas do Hamas, participa de reunião no ministério dos Direitos Humanos de Lula. É tudo uma grande farsa.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também