Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Nada está 100% decidido

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Os partidos políticos têm mais 10 dias para fazer mudanças nos registros para chapas parlamentares. Um avaliador da política sergipana prevê que muita coisa vai acontecer até a decisão final das candidaturas, incluindo troca de candidatos, retirada por falta de recursos, interesses dos comandos, constatação de falta de apoio do eleitor, não cumprimento de entendimentos anteriores e, principalmente, decepção com o Fundo Partidário, que não será gordo para todos. O recuo das candidaturas também será provocado pela dificuldade do índice de votos de cada partido para eleger deputados estadual e federal, porque não será fácil cumprir as exigências da cláusula de barreira.

Percebe-se que depois dos registros definidos, há certo temor de que nem tudo dê certo. O interesse pelo fortalecimento de cada bloco e o receio de fazer acomodações, também vem se tornando motivo para provocação de mudanças e até troca de candidatos. O eleitor que obedece aos cabos eleitorais, não têm nomes escolhidos por eles. Sequer os conhece, porque simplesmente tecla nos números que lhes são entregues por seus “caciques”. Isso, inclusive, é histórico em todo Brasil e daí a absoluta indiferença dos eleitos, quando assume, com o bloco que o colocou por lá. Nesse momento, o cabo eleitoral que não cumprir estratégias para eleger um “ilustre desconhecido”, pode cair fora do projeto de quem domina o “curral” na região.

Uma ação política vem acontecendo, normalmente, que pode mudar a estrutura de um bloco que defende o voto com compromisso. A delegada Daniele Garcia (Podemos) está fugindo da tese que a fez chegar ao segundo turno ao disputar a Prefeitura de Aracaju em 2020. É um nome que está se fortalecendo na política sergipana, exatamente pela quebra de preceitos que dificultam a aquisição de votos. Por exemplo: ela conseguiu penetrar bem na cidade de Lagarto, dividida entre os Ribeiros e os Reis. Surpreendeu por ter conquistado o apoio e voto do bloco liderado pelos Reis, que não pensa igual à delegada no que se refere ao eleitorado. Foi uma posição correta, claro, mas não teve a visão que a própria Daniele já chegou a demonstrar.

E dentro desse estilo, que se expande por todas as regiões, através de uma visão do “voto pelo voto”, é que muita coisa pode muda na arquitetura política, porque já se percebe que alguns pilares estão cedendo e podem fazer desmoronar toda a complexidade para formação de uma política, voltada a objetivos que conduzam a desejos e interesses do povo que escolhe seus representantes.

Chuvas preocupam

O governador Belivaldo Chagas (PSD) está preocupado com esse período de chuvas, porque atrasa o ritmo de construção e recuperação de rodovias.

*** Focado nesse trabalho sobre as rodovias, Belivaldo já decidiu que se algum trecho por acaso não seja concluído, deixará recursos para o próximo governador fazê-lo.

*** Belivaldo continua recebendo prefeitos e auxiliares em reunião sobre as atividades do seu Governo.

Equívoco do TRE?

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teria feito algumas observações no registro de Fábio Mitidieri (PSD), candidato a governador, e incluiu uma observação estranha: “se ele teria se desincompatibilizado para disputar o Governo”.

*** Um competente advogado da área estranhou. porque fora consultado sobre a questão e admitiu que se tratasse de um equívoco.

*** Respondeu que só quem precisa se afastar do cargo para disputar outro são presidentes, governadores e prefeitos.

*** Deputado não precisa se afastar do mandato para disputar cargos majoritários e no caso de Mitidieri ele pediu licença da Câmara e assumiu o suplente.

Pato pai e pato filho

Aliados de Valmir de Francisquinho (PL), candidato a governador, estão animados com a possibilidade dele reverter todos os quadros e disputar o Governo de Sergipe.

*** Um deles lembra até trecho do voto em favor de Francisquinho, cedido pelo atual presidente do TSE, Alexandro Moraes, quando do julgamento em que ele perdeu por 3×2.

*** No voto a favor de Valmir, o ministro ironizou: “o que se discute é o uso do pato pai e do pato filho.” Referindo-se ao Pato Donald.

Pedido de impugnação

O pedido de impugnação da candidatura de Valmir de Francisquinho (PL) ao Governo, já era prevista por ele e seus advogados, que entrarão recurso com imediato.

*** Francisquinho disse ontem que sabe perfeitamente o quanto ainda vai batalha para registrar sua candidatura. Diz que não vai resistir e tentará até à última instância.

*** Candidato pelo PL, Francisquinho diz que sua candidatura a governador atende a desejos e interesses do povo.

Roberto vai à posse

O presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Porto, participou ontem da posse do ministro Alexandro Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

*** Roberto Porto, junto com os demais presidentes de TREs do Brasil, esteve em reunião com Alexandro Moraes para discutir sobre as eleições gerais de outubro e as ações que devem adotar.

Celular Invadido

O advogado Fabiano Feitosa, que atua na área política, teve o seu celular invadido por bandidos digitais, que usaram sua foto para pedir dinheiro a quem estava em sua agenda.

*** Os marginais usaram o WhatsApp de Fabiano para a prática do crime. As providências já foram tomadas.

PP afasta candidata

A vereadora Alinete Soares (PP), de Estância, estava pronta para disputar uma vaga de Deputada Federal. Já tinha número (1100) e participou da convenção do partido.

*** Segundo informação de Estância, o prefeito Gilson Andrade pediu à direção do partido para que ela retirasse a candidatura à Federal.

*** Alegou que o nome dela como candidata atrapalharia o nome que ele apoiaria para o mesmo mandato e foi atendido.

Eliane é candidata

A vice-governadora Eliane Aquino está com a campanha na rua e seu número é o 1313: “sou candidata à deputada federal, para dar vez e voz às pessoas que mais precisam”.

*** Eliane relaciona que está com “as mulheres, a negritude, as pessoas com deficiência, a população camponesa, pessoas de todos os credos, a população LGBTQIAP+”.

*** E mais: “com os idosos, as trabalhadoras e trabalhadores, os fomentadores da cultura e a população indígena”.

Firme e elegível

Valmir de Francisquinho (PL) disse ontem que “quem me acompanha já ouviu meus alertas de que, de agora em diante, fake news e ataques baixos seriam as armas de adversários.”

*** E mais: “eles estão desesperados e dispostos a jogar sujo pra tentar derrotar o povo de Sergipe. Começaram! Mas nós seguiremos firmes. Sigo firme e elegível”.

Prefeito apoia Valmir

Em Itabaianinha o prefeito Danilo Carvalho resolveu apoiar Valmir de Francisquinho (PL) a governador. Se acontecer algum problema, ele apoiará Fábio Mitidieri (PSD).

*** Danilo pediu ao comando do PSD que retirasse o nome do professor Jhonata da disputa a deputado federal. Não conseguiu e ele lançou Thiago Carvalho. Daí a decisão por Valmir.

Giro pelas redes sociais

Roberto Requião – Especialistas asseguram Lula com 60% de votos no primeiro turno e minha vitória tranquila no Paraná!

UOL Notícias – Fundos reduzem investimento em estatais com receio de eventual estatização por Lula.

O Globo – ‘Sou contra reduzir o ICMS de armas. É um produto supérfluo’, diz o governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB).

Papa Francisco – Continuemos a invocar a intercessão de Nossa Senhora para que Deus dê ao mundo a paz, e rezemos em particular pelo povo ucraniano.

Ciro Gomes – É contra este sistema que botou a corrupção no centro da vida pública brasileira, que eu venho lutando com todas as minhas forças. E não vou desistir!

Revista Oeste – ‘Se um eleitor tumultuar por alegar que digitou um número na urna, mas apareceu outro, a ordem é prender’, diz juiz.

Revista Fórum – Emerson Fittipaldi disputa eleição para Senado na Itália por partido de extrema direita.

Metrópoles – A Petrobras estima que o preço médio ao consumidor passe de R$ 2,70 para R$ 2,57 a cada litro vendido na bomba.

Leia também