Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
Uma liderança política de Lagarto, que circula em todas as tendências, avaliou que os blocos Bole-Bole e Saramandaia, que tinham à frente líderes estaduais como Rosendo Ribeiro e Arthur Reis, que agitavam a política do município há 20 anos, podem voltar à atividade com maior contundência. Na realidade, ainda hoje, os membros dos dois grupos, se tratam pela origem política, o que causa estranheza a quem não era do tempo. Segundo o Google, “Saramadaia e Bole Bole” é uma novela produzida pela Rede Globo e exibida de 3 de maio a 31 de dezembro de 1976. Escrita por Dias Gomes, foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.
Ambientada na zona canavieira de Pernambuco, a história se situa no fictício município de Bole-Bole, o qual passa por um plebiscito para a mudança do nome. O movimento é encabeçado por duas facções: os tradicionalistas, liderados pelo coronel Zico Rosado, que usam argumentos históricos para manter o nome atual, Bole-Bole; e os mudancistas, liderados pelo coronel Tenório Tavares e pelo vereador João Gibão — este último irmão do prefeito Lua Viana —, que alegam vergonha do nome, querendo mudá-lo para Saramandaia.
Mas o que chama a atenção na cidade são as características exóticas de alguns personagens da história: o professor Aristóbulo Camargo, que vira lobisomem nas noites de lua cheia; Marcina, que provoca incêndios onde toca e queimaduras em quem toca; João Gibão, que esconde em sua corcunda um belo par de asas; Encolheu, que prevê o tempo com dores ósseas; Dona Redonda, esposa de Encolheu que não consegue parar de comer; Zico Rosado, que põe formigas pelo nariz; dentre outros.
Voltando a Lagarto, no período da novela, alguém dividiu os grupos políticos divergentes em Bole Bole e Saramandaia, com a mesma rispidez dos adversários da novela. Até hoje cai bem. Mas há uma questão que muda tudo: a existência da Internet, que leva os membros das duas facções a deslumbrar-se com a facilidade de estórias através de fake news orientados pelas próprias lideranças. A fonte que relata os fatos neste momento, garante que a campanha – já agora – descamba para uma baixaria sem limites. Aconselha que se comece a puxar as rédeas para evitar a evolução dos problemas que nem na novela fictícia existiram.
E queixou-se: enquanto isso falta medicamentos e boa assistência no Hospital Universitário (HU) e esse enfrentamento deveria se tornar em união das lideranças atuais dos dois grupos, para servir à população, indiferente de rotulações, quando falta um ano e meio (18 meses) para a realização das eleições e ainda se mantêm divergências radicais que poderiam se transformar em ações que beneficiassem a população. Manter a luta insana é, de alguma forma, usar o povo para proteger e fortalecer aqueles que conseguem mandatos para satisfazer a cada grupo distintamente, proteger familiares e continuar incentivando a rixa entre bolebolistas e saramandistas, deixando Lagarto ainda apegada aos tempos da ficção novelista (1976).
Critica à oposição
O governador Fábio Mitidieri criticou parlamentares da oposição, durante entrevista, por criarem narrativa de privatização do Estado. Para o governador, os opositores não leram os projetos que atualizam as legislações das OSs e PPP.
*** – Nossa equipe visitou São Paulo, Paraná, Goiás, Bahia, Santa Catarina, estados avançados nessa área para entendermos o que tinha na legislação deles que facilitaria a vinda de novos parceiros e investidores para Sergipe, disse.
*** E concluiu: “nós fizemos uma modernização na legislação, estudando o que havia de melhor”.
Sobre PPP da Deso
Na mesma entrevista, o governador reforçou que a Deso não será vendida. “Eu não vou vender a Deso. O que nós estamos fazendo é uma Parceria Público-Privada”.
*** Acrescentou que a companhia ficará responsável pela captação da água, enquanto a distribuição ficará responsável por uma empresa privada.
*** – Mas para ocorrer um projeto será encaminhado à Alese e terá como base um estudo feito pelo BNDES, concluiu.
No Sergipe Day
Em São Paulo, ontem, no ‘Sergipe Day’, Fábio Mitidieri lembrou que “Sergipe ser o País do Forró todo mundo já sabe, mas agora o Governo tem a missão de mostrar para o mundo que também somos uma grande potência no ramo do petróleo e gás”!
*** – O dia reflete muito bem as prioridades da nossa gestão: geração de emprego e renda. Vamos garantir que nossa passagem pela máquina pública proporcione mais dignidade para o povo sergipano.
*** No momento lembrou o paraibano Geraldo Vandré: “Quem sabe faz à hora, não espera acontecer”. Acrescentou que “o povo de Sergipe pode confiar que nosso time está com todo o gás para fazer acontecer”!
Viagem aos EUA
O governador Fábio Mitidieri e o vice Zezinho Sobral vão viajar para nova missão nos Estados Unidos, no próximo domingo. Terão encontros com empresários americanos e vão expor potencialidades de Sergipe.
*** Os dois passam nos EUA de seis a oito dias, período em que Sergipe será governado pelo presidente da Alese, deputado Jefferson Andrade.
Manuel aceita Conselho
O empresário sergipano Emanuel Oliveira aceita o convite do presidente Lula (PT) e vai integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. A posse acontecerá no dia 04 de maio, no Palácio dos Despachos.
*** O Conselho vai debater assuntos importantes do País. Emanuel continuará residindo em Aracaju e todas as vezes que tiver reunião ele viaja a Brasília.
Hóspede do Hotel
Manuel disse que o presidente Lula sempre ficou hospedado no hotel Real Classic, na orla de Atalaia, quando vinha a Aracaju, e era recebido por ele, como empresário, “nos tempos bons e ruins”, daí surgiu à amizade.
*** Manuel diz que ficou satisfeito com o projeto para fortalecer as bases e acredita no trabalho do presidente Lula.
Reação a Thiago Rangel
O PT em Sergipe reagiu, com irritação, à indicação de Thiago Rangel para permanecer na Superintendência da Saúde no Estado, por indicação do senador Laércio Oliveira (PP).
*** A militância petista está pedindo ao presidente regional do partido em Sergipe, deputado federal João Daniel, o veto da indicação de Thiago Rangel.
*** O pessoal veta Tiago e acha que ele não pode ser nomeado para o Governo Lula, porque foi contra a vacinação em Sergipe e criticou a candidatura dele a presidente.
Nada contra Laércio
Na realidade, o que todos percebem é que o presidente Lula não vai nomear para cargos federais nos Estado, apenas quem for da federação PT, PCdoB e PV, porque precisa se fortalecer no Congresso.
*** Em Sergipe, entretanto, os petistas dizem que nada têm contra a uma indicação de alguém, sugerida pelo senador Laércio Oliveira (PP). O problema é só com Thiago Rangel.
Não aceita ingerência
O senador Laércio Oliveira (PP) diz que o fato de manter Thiago Rangel na Superintendência da Saúde em Sergipe foi discutido e aprovado pelo partido.
*** acrescenta que depois da nomeação feita não vai aceitar ingerência, em razão de seus compromissos com o partido e confiança dos correligionários.
Belivaldo no Aloque
O ex-governador Belivaldo Chagas (PSD) foi visto, dia 19 passado, na igreja de São Expedito, bairro do Aloque.
*** A maioria interpretou que ele esteve lá como provável candidato a prefeito, mas na realidade, dia 19 foi aniversário de Belivaldo e ele foi à igreja de São Expedito, que também é seu dia.
*** Há anos que o ex-governador cumpre esse roteiro religioso.
Luiza e candidatura
Uma liderança política de Lagarto disse ontem que não acredita que Luiza Ribeiro será candidata à prefeita daquela cidade: “ela não tem performance para isso e nem condições de formar grupo”.
*** Disse ainda que se ela disputar a Prefeitura será como vice de Valmir Monteiro, mas tem um problema: “os Monteiros não acreditam mais em uma composição com os Ribeiros”.
Ser muito canalha
Senador Alessandro Vieira (PSDB) diz que é preciso ser muito canalha para criar uma fake news envolvendo religião para atacar o PL 2630.
*** Para o senador “é óbvio que nenhum trecho da Bíblia será censurado, basta ler o Projeto de Lei”.
*** – Quem vive de mentira e crime é capaz de tudo para atacar um projeto que defende a liberdade com responsabilidade, conclui.
Depósitos voluntários
O senador Rogério Carvalho (PT) disse que, em audiência com o presidente do Banco Central, “cobrei explicações de porque a remuneração de depósitos voluntários (lei de minha autoria) não está sendo usada para fazer gestão monetária”.
*** – A estratégia serve para reduzir a dívida pública e diminuir a taxa de juros, explicou.
Rogério em 2026
Aliás, por citar Rogério Carvalho, nos bastidores do PT a informação é de que ele pretende disputar, pela segunda vez, o mandato de governador em 2026.
*** Seus amigos e aliados mais próximos tenta tirar esse projeto de sua cabeça e o aconselham a tentar a reeleição ao Senado
*** Rogério é uma liderança reconhecida do PT em Sergipe, mas alguns senões no Diretório Nacional.
Morre Ribeiro
O popular Ribeiro, muito conhecido em Aracaju por suas interferências críticas e correto em programas de radio, morreu ontem à noite de problemas cardíacos.
*** Irmão da ex-vereadora Mirian Ribeiro, conhecido de toda a classe política e presentes nas rádios, Ribeiro era uma figura que preservava amigos e circulava nos meios de comunicação.
Giro nas redes sociais
Fernando Mendonça – Cid Gomes sendo Cid Gomes, desenhando numa lousa com giz para explicar ao presidente do BC, Campos Neto, porque ele deve abaixar os juros.
Nunes Alves – Expliquem lá porque é que tem de vir uma pessoa que não é portuguesa discursar na assembleia sobre o 25 de abril.
Mário Frias – É de extrema importância a revogação da prisão de Anderson Torres, ainda mais depois das novas imagens divulgadas na grande mídia.
Lázaro Rosa – Que momento! Cid Gomes dando uma mini aula de como abaixar os juros para o Presidente do BC, Campos Neto.
Dino Debochado – Segundo Ciro Nogueira, bolsonaro saiu da presidência sem ter onde morar e provavelmente teve que alugar uma kitnet. Coitado!
Gleisi Hoffmann – Argumento de que a dívida pública brasileira é alta e por isso os juros são altos não cola, é o custo que faz explodir.
Metrópoles – Presidente Lula da Silva (PT) é alvo de protestos durante evento em Portugal. Gritos de “Fora, Lula” foram captados na transmissão da Assembleia da República Portuguesa.
Andréia Sadi – Em depoimento sobre atos golpistas, ex-presidente Bolsonaro vai alegar que estava fora do país.