Aracaju, 30 de abril de 2024
Search

O ADVERSÁRIO PODE ESTAR AO LADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Setores da oposição estão trabalhando uma concepção mais ampla de atuação política no Estado. Não querem posições isoladas, em que cada composição atue de forma isolada e se dividindo, mesmo que tenham objetivos semelhantes, que é assumir o comando do Estado. O Governo marcha unido e conserva decisões tomadas com antecedência, mas geralmente “grupos de oposição não sentam à mesma mesa”.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) defende a tese de que “oposição unida jamais será vencida”. Sugere que as tendências oposicionistas se aproximem e encontrem a melhor saída para enfrentar candidaturas sólidas da situação e até levando a disputa ao segundo turno, quando formarão uma espécie de ‘blocão’, com objetivos definidos e bem estruturados.

Claro que não é fácil a cada líder que deseje disputar mandato definido, aceite recuar de sua pretensão, em nome de uma unidade apenas de combate ao Governo, porque não há mais visão ideológica na atual política do “salve-se quem puder”. A ideia de se escolher um nome de toda a oposição para formação de uma chapa majoritária, pode até fazer sentido dentro de uma estrutura coesa, mas jamais será posta em prática quando todos se acham “bom de maior”.

Apenas como exemplo, o próprio senador Valadares, que expõe essa ideia, recuaria de sua candidatura caso seu nome não aparecesse bem nas pesquisas qualitativas e quantitativas. Não é fácil aceitar isso sem ouvir a voz das urnas. A hipótese leva a crer que todas as composições que estão no jogo querem vencer, independente de qualquer sentimento de oposição ou situação.

Eleição é o que se chama de “balaio de gato”. Cada segmento político vai à caça de mandatos, sem levar em conta quem esteja no mesmo bloco ou até juntos na chapa majoritária, principalmente quando se disputa duas vagas no Senado Federal.

VAI PRECISAR DE MUITA CONVERSA

A tendência petista Articulação de Esquerda está disposta a disputar prévia com o nome do professor Dudu (PT) a governador do Estado.

A articulação não vota na chapa sugerida pela base aliada.

PRESIDENTE DA CUT EM SERGIPE

Professor Dudu preside a CUT em Sergipe e tem certa influência no meio sindical e mas sem nenhum suporte eleitoral para disputar o comando do Estado.

Petistas de outras tendências não o apoiam.

TODOS COM A BUNDA NA JANELA

Ex-prefeito de cidade do interior está desanimado com a inércia política da sociedade, sem qualquer movimento para mudar “essa paradeira geral”.

– Estamos todos com a bunda na janela, para alguém passar a mão nela (Gonzaguinha).

ACHA QUE TUDO ISSO É ESTRANHO

O mesmo ex-prefeito acha essa paralisação estranha e pergunta: “onde anda o nosso povo? Os movimentos sociais? As panelas?” Acha que o desânimo não ajuda.

– Um presidente com duas denúncias e um pacto para ele ficar… Lamenta.

GOVERNADOR VIAJA AO ACRE

Jackson Barreto viaja ao Acre amanhã e participa de encontro de governadores do País. Em pauta a Segurança Pública e o controle de fronteiras.

Com ele viajam o secretário João Eloy e o delegado João Baptista.

PRESENÇA DE MICHEL TEMER

O presidente Michel Temer também participa da reunião, ao lado da presidente do STF, Carmem Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Também os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia.

GOVERNO PRECISA ASSUMIR CONTROLE

Os governadores acham que o Governo Federal precisa assumir o combate à violência, que passa pela guerra do tráfico de drogas que atravessam as fronteiras.

Detecta-se hoje que a maior razão da violência no Brasil é a droga.

POSIÇÃO DE TRANQUILIDADE

O prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) está tranquilo em relação às eleições de 2018, já que não é candidato, mas está disposto a trabalhar para eleger nomes do bloco.

Tanto ao Governo e Senado, quanto aos proporcionais.

CONFIA NA LIDERANÇA DE JB

Edvaldo não deixa dúvidas que confia na liderança de Jackson Barreto, mas pretende dar sua opinião na formação da chapa majoritária.

Acha que Jackson tem habilidade para conduzir o processo.

SOBRE PAGAMENTO DO 13º

A Prefeitura de Aracaju está se preparando para pagar o décimo terceiro e o salário de dezembro dentro do ano. Não vai ser fácil chegar a isso.

Conta com a recuperação da arrecadação dos dois últimos meses.

ROGÉRIO COM NOVA POSTURA

O ex-deputado Rogério Carvalho (PT) tem mantido uma nova postura, dentro e fora do partido, com a abertura do diálogo, mais cauteloso e receptivo.

Desmancha a imagem de intolerância que se tinha dele.

OPOSIÇÃO DEVE BUSCAR O MELHOR

O senador Valadares (PSB) sugere que no próximo ano as oposições devem se unir e escolher o melhor candidato através de pesquisas qualitativas e quantitativas.

– Não deve ser aquele que tenha desejo pessoal de disputar Governo ou Senado.

PAPEL DE CADA UM NA DISPUTA

Para Valadares, todos os partidos que formam a oposição devem exercer o seu papel para mudar o atual momento político do Estado.

– Se os partidos fizerem isso já garantem o segundo turno.

MUITA UNIDADE COM ALIANÇAS

Para Valadares as eleições do próximo ano vão depender “do humor do eleitorado” e em razão disso as alianças devem se unir e “não cantar vitória antes do tempo”.

Detecta uma “antipatia generalizada aos políticos”.

FÁBIO PODE SAIR PARA VOTAR

Segundo informação de Brasília, caso haja necessidade o deputado Fábio Reis (PMDB), que fez cirurgia recente e já está em alta, pode ir à Câmara votar por Temer.

Mas isso em caso de extrema necessidade.

MITIDIERI MANTÉM VOTO CONTRA

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) vai votar pela continuidade da denúncia contra o presidente Michel Temer: “vou manter a coerência”.

Admite que o seu partido esteja dividido para essa votação.

AGAMENON TRATA DA CANDIDATURA

O ex-vereador Agamenon Sobral (PHS) é candidato a deputado estadual e admite que a sociedade exige mudanças. Acha que tudo de “ruim cai nas costas dos políticos”.

Reconhece que os políticos “não se unem, e com isso se fragilizam”.

PESSOAS PROCURAM OS POLÍTICOS

Segundo Agamenon, a maioria das pessoas quando precisa de alguma coisa procura sempre os políticos e geralmente é bem atendida.

– Ninguém vai à procura de outras categorias, disse.

Notas

Prorrogar prazo do Refis – O relator da MP do Refis na Câmara, deputado Newton Cardoso Júnior (PMBD-MG), disse ontem ao Poder360 que a prorrogação do prazo de adesão ao Refis é essencial para garantir a segurança jurídica do contribuinte. “Se for sancionado hoje, restarão apenas alguns dias para os contribuintes aderirem”.

                                                                      0x0

PSDB e situação de Aécio – Em sinal de recuo, o PSDB sinalizou ontem que a situação de Aécio Neves (MG) no partido permanecerá, por enquanto, inalterada. Em almoço com senadores tucanos Aécio não anunciou que mudará seu status de presidente licenciado. Aécio deixou o almoço com a bancada sem falar com a imprensa.

0x0

Alexandre Frota insulta juiz – Segundo Mônica Bérgamo, em sua coluna na Folha, o ator Alexandre Frota perdeu processo de danos morais movido contra a juíza Eleonora Menicucci, que chefiou a Secretaria Política para a mulher. Alexandre disse que o juiz é do “movimento gay” e “julgou com a bunda”.

0x0

Reformas contra corrupção – O juiz Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no MPF, defenderam ontem reformas legislativas, e até mesmo na Constituição, como forma de barrar a corrupção no país. Ambos participaram do Fórum Estadão Mãos Limpas e Lava Jato, na capital paulista.

0x0

Cadastro positivo no País – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem que implementação do cadastro positivo no país deve reduzir os juros cobrados dos consumidores e das empresas nas operações de crédito. No cadastro positivo ficam registrados os pagamentos feitos em dia por pessoas físicas e jurídicas.

0x0

Temer conversa com PSD – Segundo Andréia Sadi, da Globo News, o presidente Michel Temer acionou ontem o ministro Gilberto Kassab para pedir ajuda junto à bancada do PSD, de olho nos votos dos deputados para barrar a segunda denúncia. Temer também falou com o PSD na Câmara, deputado Marcos Montes.

Conversando

Votou favorável – A deputada Ana Lúcia (PT), que faz oposição ao Governo na Alese, votou favorável ao empréstimo da Caixa Econômica ao Estado.

Não radicaliza – Ana Lucia mostra que, apesar de estar na oposição a atos do Governo, não radicaliza e diz que nunca votou contra operação de crédito.

Luciano apoia – Outro integrante da oposição que votou favorável ao empréstimo da Caixa foi o deputado Luciano Pimentel (PSB).

Mendonça não para – Mendonça Prado, pré-candidato a governador pelo PPS, não para. Tem circulado muito e dá entrevistas às emissoras de radio no interior.

Destaca Bienal – Eduardo Amorim diz que tem a honra de destacar no Senado, a IV Bienal do Livro de Itabaiana. Um sonho de três pensadores se tornou realidade.

Como cidadania? – O líder do Governo, Francisco Gualberto ironizou a vinda do prefeito de São Paulo, João Dória a Aracaju para recebimento do título de cidadania.

Nenhum é melhor – O deputado Gilmar Carvalho disse, ontem, que na política sergipana, “nenhum é melhor que o outro”. Quê chato…

Apatia vai acabar – O senador Valadares (PSB) disse que em outubro de 2018, com as eleições, a apatia do povo brasileiro vai acabar.

Novo projeto – Francisco Gualberto lembra que Valadares defendia o Proinveste. Deputado acredita que senador ainda não deve conhecer novo projeto do Executivo.

 

 

Leia também