Diógenes Brayner – diogenesbrayner@gmail.com
Nos bastidores há um movimento que pode ser estranho para uns e natural para outros. O bloco diretamente ligado ao governador está deixando em dúvida se volta e mantém a unidade em torno da administração, ou se analisa uma chance de vitória formando outro grupo e/ou pulando para uma estrutura adversária. O bloco liderado por Fábio Mitidieri que tem à reeleição e busca boas conversas para formação da chapa majoritária para Senado e presidente. Segundo circula o ex-deputado federal André Moura estaria disposto a tentar o Senado e com bom respaldo político para a disputa, mas teria dificuldade em aceitar ele ao Senado e sua filha, deputada Yandra Moura, candidata à reeleição para federal. André não acha seguro pai e filha disputando mandato para o Congresso.
Circula a informação, em tom muito forte, que Yandra seria nome para vice de alguns dos candidatos ao Governo às conversas começam a acontecer discretamente. Hoje mesmo este assunto será levado em pauta durante uma reunião em Itabaiana, para solucionar o problema. Na realidade ainda vai acontecer fatos de estarrecer nestes dois anos e o governador Fábio Mitidieri só vai cuidar da administração, mas paralelamente buscar novas composições e tentar permanecer no cargo (tem condições disso), mas de qualquer forma tem que buscar parceiros em todos os setores da política e promover o crescimento do seu bloco, que titubeia em razão de desentendimentos de 2024.
Sintonizado na AM e FM
Perguntado pelo radialista Marcos Aurélio sobre a sua relação com André Moura, o governador Fábio Mitidieri respondeu: “nada! Meu rádio continua sintonizado na AM e FM”.
*** Mitidieri confirmou que vem conversando com o poder do União Brasil por telefone, e já tem uma conversa pessoal agendada para a próxima semana.
*** Em conversa com um aliado, Mitidieri.
Não se esmere
A um aliado, o governador Fábio Mitidieri também disse que “eu e André Moura estamos de boa. Conversamos normalmente”.
*** Sobre os boatos da viagem a Buenos Ayres, Mitidieri disse: “é que a gente cansa, se desgasta e a saúde vai para o brejo…”
*** O aliado aconselhou: “Você é honesto de verdade. Sergipe sabe disso. Não se esmere em provar que é”. Mitidieri concordou: “é mesmo”.
Grupo está retornando
Mas durante a semana passada, o governador Mitidieri conversou muito, ouviu muito e pode adotar algumas atitudes no decorrer dos próximos dois anos.
*** Conversou muito com integrantes do seu grupo que se afastaram e que agora estão retornando.
Novas indicações
Integrante do Partido Liberal admitiu que a decisão do Tribunal de Justiça sobre o prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, é uma complicação.
*** Admitiu que ele ainda possa superar essa dificuldade e se não conseguir, a candidata da oposição ao Governo será Emília Corrêa, tendo do como vice o atual prefeito Adailton Souza.
Reunião da Cúpula
A cúpula estadual do Partido dos Trabalhadores fez uma reunião segunda-feira à noite para avaliação do partido na eleição municipal e iniciar a formação da nova Executiva.
*** Ontem à noite foi a vez de encontro da cúpula municipal e mais adiante vão se reunir para discutir a PED, que trata sobre as eleições de 2026.
Rogério e Laércio
Na Comissão de Infraestrutura (CI), o senador Rogério Carvalho (PT) fez questão de agradecer e parabenizar o senador Laércio Oliveira (PP) por sua sensibilidade ao retirar o relatório do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten).
*** – É importante lembrar que o texto anterior do projeto impediria o retorno pleno da Petrobras a Sergipe, prejudicando não apenas investimentos fundamentais para a transição energética em nosso estado, mas também a geração de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos para a população sergipana, disse Rogério.
Vítima eleitoral
Tem analista político avalia reação popular, caso Francisquinho seja realmente impedido de assumir a Prefeitura ou disputará eleições de 2026.
*** Em sua opinião, Francisquinho está se transformando em vítima da justiça eleitoral.
Secretários de Emília
Emília está escolhendo os seus secretários para ajudá-la a administrar Aracaju. São personalidades simples e a maioria desconhecida da população.
*** Tem quem ache que pode ser uma surpresa em termos de competência ou não. Pode surpreender para o bem e pra o mal.
Para o Senado
Ex-presidente Jair Bolsonaro quer Senado forte para 2026 e dispara: “eu prego um Senado forte em 2026, não é pra perseguir ninguém não”.
*** “Mas um Senado forte evita que aventureiros queiram extrapolar na função que ocupam”