Aracaju, 7 de maio de 2024
Search

Os bastidores ainda fervem

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

Até segunda-feira (15) tudo permanecerá como está. Nada se altera. E a perspectiva é o que virar do TRE e do TSE em termos de homologação ou rejeição de registros. Alguns candidatos com receio de impugnação já tem advogados de plantão para recorrer de possíveis decisões contrárias. Mas a impressão é que está tudo tranquilo, mesmo entre aqueles que já detectaram problemas para manter candidaturas majoritárias ou proporcionais nas eleições de 02 de outubro. Cada um com possibilidade de veto têm idéias malucas, para convencer que quem está errada é a legislação eleitoral e que há equívoco na avaliação jurídica dos que vetaram. Tudo vai acontece no decorrer desses próximos quatro dias que faltam para uma decisão de quem fica ou não no páreo.

Isso já está muito repetitivo, mas não custa lembrar: os bastidores fervem. Lideranças políticas de médio porte, que optaram por algum candidato com problema, conversam à exaustão para trocar de posição, em caso de alguma impugnação, e passarem para um outro grupo. As eleições deste ano não são difíceis apenas para governador e senador, mas também, e principalmente, para quem tenta vaga na Câmara Federal e Assembleias Legislativas, em razão das dificuldades impostas pela Cláusula de Barreira. Dentro desse novo processo, as dúvidas em relação à homologação de um grupo é que estão provocando esse cuidado de alguns nomes que integram uma aliança em tentar busca novos caminhos para assegurar sucesso, inclusive pensando em eleições futuras, porque o pleito de 2024 também está na ordem do dia.

Há comentários, dentro de observações políticas de todos os blocos, de que o ex-governador Jackson Barreto (MDB) deu um tiro no pé ao trocar de aliança. Quem o conhece bem sabe que ele não está confortável em sua nova opção, porque se fosse apenas para fazer a campanha de Lula (PT) à Presidência da República em Sergipe, comandaria de onde estava, sem qualquer problema, ao lado dos seus velhos aliados. A impressão é que JB não somou no seu novo cômodo e não influencia nas decisões do grupo, como fazia na base aliada. Outro comentário é que JB errou em não aceitar disputar o Senado, preferindo experimentar o vazio do ostracismo político. Jackson ouviu pessoas erradas e tomou uma atitude que lhe tira o protagonismo que sempre teve na política sergipana.

Em relação à vereadora Emília Correa (Patriotas), candidata vibrante a vice-governadora na chapa de Valmir de Francisquinho (PL), se não houver êxito jurídico, ela será candidata à deputada federal, por decisão partidária. Não cairá na aventura de disputar o Governo. Tudo isso apenas mostra que a dois passos de se iniciar a campanha para valer, muita coisa pode mudar, inclusive para pior…

Eliane e Conselhos

A vice-governadora Eliane Aquino, candidata a deputada federal pelo PT, não perdeu o registro e ainda está em espera sobre isso através de decisão do TRE.

*** Eliane ocupa dois conselhos da Vice Governadoria que só ela pode exercer, sem poder se desincompatibilizar mas também sem exerce-los.

*** Ela mantém a candidatura e só saberá a partir do dia 15 se tem ou não alguma decisão contrária com a homologação ou não pelo TRE.

Pode recorrer, ou não

Segundo informação de membro da direção do PT, caso o registro não seja homologado, a vice Eliane Aquino “pode recorrer… Ou não”

*** Esse assunto está muito reservado a ela e, por enquanto, “Eliane e sua equipe é que estão tratando disso”. Mas no momento não há nada a fazer que não seja aguardar.

*** Eliane Aquino inclusive consultou um advogado eleitoral – não do PT – para cuidar desse caso para ela.

Questão do Jeton

Na realidade, a vice-governadora Eliane Aquino pode ser candidata à deputada federal, sem que assuma o Governo na ausência do titular e nem presida os conselhos que só ela pode estar à frente.

*** Segundo informação de um aliado de Eliane, ela pecou ao presidiu recentemente um dos conselhos e teria recebido jeton. E isso não lhe era permitido…

Lula em dois palanques

Há uma preocupação do marketing de Lula, com o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas. Ontem, Bolsonaro cresceu e está tecnicamente empatado com Lula em SP, diz Quaest. Isso depois do “pacote de bondades editado pelo Governo”.

*** Um deputado federal de Sergipe, que disputa a reeleição, diz que a equipe do ex-presidente aconselha que não haja exclusividade de candidaturas nos Estados.

*** Citou Sergipe: “aqui ele pode subir em dois palanques, porque os dois grupos estiveram com ele desde 2002 e se separaram agora. Por que não segurar os votos dos dois lados?”

Candidatura vai dar certo

Valmir de Francisquinho (PL), candidato a governador, já retornou de Brasília. Ontem ele disse que a sua “candidatura continua e vai dar tudo certo”.

*** Acrescentou que “amanhã dará entrada ao pedido de registro e vamos embora. Vai dar tudo certo e vamos vencer essa eleição, com as graças de Deus”.

*** Explicou que os “recursos necessários vamos impetrando e vai dar certo. Tem ainda muita água para rolar”.

Firma compromisso

Valmir esteve ontem à noite na Associação de Forrozeiros de Sergipe, no Dom Luciano, em Aracaju. “Daqui a pouco o ritmo será de muito diálogo em prol da mudança de verdade do nosso amado Sergipe.”

*** Francisquinho assinou um termo de compromisso para apoiar os forrozeiros e a classe artística sergipana em geral.

*** E avisou: “todo mundo sabe: comigo, compromisso firmado é compromisso cumprido”!

Maria na disputa

A deputada Maria Mendonça (PDT) não recuará de sua candidatura à reeleição, mas admite que é muito difícil manter o mandato na Assembleia Legislativa.

*** Maria tem reclamado de recursos para a campanha e acha difícil atingir o índice eleitoral, dentro da nova legislação. Mas está disposta a se manter na disputa.

*** O ex-deputado José Teles, irmão de Maria, está internado na UTI em razão de um AVC. Zé era cabo eleitoral da irmã.

Laércio busca os Reis

O candidato ao Senado pelo PP, deputado federal Laércio Oliveira, terá uma conversa decisiva, hoje, com o grupo dos Reis, em Lagarto. É um papo que se estende já há alguns dias.

*** Laércio tem o voto certo dos Ribeiros, mas não conseguiu ainda o apoio dos Reis, que estão fechando com a delegada Daniele Garcia (Podemos).

*** A possibilidade de reverter o apoio não está tão fácil, mas há possibilidade.

Defesa da Democracia

Senador Alessandro Vieira, candidato a governador pelo PSDB/Cidadania, disse que ontem foi lida, no pátio da USP, a carta em defesa da democracia, que recebeu mais de 900 mil assinaturas.

*** Para ele o “ato é extremamente importante para reforçar que o Brasil não suporta mais retrocessos. Seguimos na luta pela democracia”!

Estudantes e democracia

Fábio Mitidieri, candidato a governador pelo PSD, diz que “estudantes e democracia sempre andaram juntos”.

*** – No passado, quando a coragem dos estudantes varreu as ruas do país contra a ditadura e em defesa da democracia, lembrou.

*** – Depois na luta diária pela escola pública e pela qualidade do ensino., concluiu.

Celebrar democracia

Fábio dá “parabéns a essa galera que não foge da luta. Conte comigo pra varrer o ódio e celebrar a democracia”.

*** – E também pra fazer da educação em Sergipe um instrumento de transformação e superação, acrescenta.

Um café casual

O governador Belivaldo Chagas (PSD) esteve quarta-feira em uma delicatessen. Tomava um café, quando uma senhora aproximou-se e disse: “o senhor parece muito com o governador”.

*** Belivaldo respondeu: “Ele que se parece comigo”. A senhora o reconheceu e os dois tomaram café juntos: “nunca pensei em tomar café ao lado do governador”, disse ela e Belivaldo agradeceu.

Giro pelas redes sociais

Milton Neves – Paulo Guedes deveria ser instituído como Ministro vitalício da Economia. Impossível negar a competência dele.

Paulo Mathias – O Lula aniquilou a candidatura do Haddad em SP quando escolheu o Alckmin como vice.

Valdo Cruz – TSE exclui de grupo de fiscalização coronel do Exército Ricardo Sant’Anna que divulga fake news sobre urnas.

Diz o G1 – Homem que matou motorista com tiro nas costas após batida de carro tem registro de atirador, caçador e colecionador de armas.

Carta Capital – Pseudoafirmações de fraude não comprometerão a eleição, diz Fachin a advogados bolsonaristas.

Henrique Meirelles – Governo que assumir o país em 2023 precisará desesperadamente encontrar dinheiro para cobrir os gastos bilionários e eleitoreiros de agora.

Gilberto Natalini – Eu nunca patrocinei nenhum centavo aqui no twitter. Todos os meus seguidores vieram espontaneamente. E eu sou muito grato.

Uol Notícias – Lamborghini do ex-presidente Collor chega a 06 anos de IPVA atrasado com dívida milionária.

Leia também