Aracaju, 3 de maio de 2024
Search

Período de diplomações

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

A diplomação de Lula e Alckmin, ontem, como presidente e vice da República, foi em tom de democracia, mesmo que fanáticos bolsonaristas tenham invadidos ruas com atos de violência inconvenientes. Mas, tudo ocorreu na paz e aos poucos os ilusionistas de um ato de força militar vão se convencendo que não há clima para golpes. Não existe líder para dominar uma ditadura e não haverá outra forma que não seja o de aceitar o reformulado presidente Lula (PT), mais consciente de que democracia também se faz com segmentos da direita, que não sejam radiais e nem pensem obrigatoriamente como os seus “companheiros”, ainda com ranços de um esquerdismo radicalizado.

Foi um ato que ficará para a história, pela unidade que começa a prevalecer no Brasil nesta momento, principalmente em que o País precisa de entendimento e paz. Que o grande inimigo é a fome, a inflação, o desemprego e não apenas as diferenças sociais, cuja busca pela igualdade é necessárias e urgente, mas não pode ser instrumento de distanciamento político. Com a imposição das divergências, ninguém se encontra e nem chega a um entendimento que beneficie o povo mais sofrido e eternamente rejeitado. O ex-presidente Lula prometeu muito em campanha. Até o que não poderia cumprir. Agora estará em eterna vigilância para que tudo seja feito dentro da ordem e de total transparência, inclusive para que não se repitam fatos que envergonham o País.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) esteve na diplomação. A dele será dia 19, na segunda-feira. E naturalmente ele vai repetir promessas de campanha, bater com segurança na tecla da mudança de ciclo e levar adiante um projeto ousado para Sergipe, assim como fez o governador Belivaldo Chagas (PSD), que pegou um Estado literalmente quebrado e o está repassado com outra estrutura, principalmente no que se trata do equilíbrio financeiro e paz com os servidores públicos. Mitidieri terá a responsabilidade em manter um Estado sem graves problemas, apesar do item ICMS que, sinceramente, a princípio assusta,

Ainda a partir desta semana, a Assembleia Legislativa votará projetos do Governo para atender a solicitações do futuro e se crie uma nova estrutura que atenda a todos os interesse que exige Fábio Mitidieri para que, com responsabilidade, promova um Governo avançado, aberto e progressista, que proporcione os direitos sejam iguais e a convivência se dê pacificamente entre todos aqueles que desejam um Estado crescente em todos os seus segmentos, especialmente no combate à fome, mas sem deixar de lado a Educação, a Segurança, a Saúde, o Planejamento, o Desenvolvimento e a um futuro que faça esquecer a velha política emoldurada. Sergipe está pronto para continuar crescendo, basta não tirar o pé do acelerador, com total responsabilidade, e oferece surpresas aos descrente.

Diplomação e rito formal

O governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) explicou, ontem, que a “diplomação terá todo um rito formal, não tem discurso meu, mas é um momento muito importante”.

*** – Já a posse tem um viés diferente. Teremos missa, posse na Alese, passagem da tropa, passagem de faixa e tudo o mais.

*** Mitidieri disse que espera ter o apoio da sociedade, trabalhando sem muito alarde, mas com afinco. “Tenho certeza que formaremos um grande time por Sergipe e para Sergipe”.

Reforma Administrativa

Mitidieri disse ainda que pediu ao governador Belivaldo Chagas que encaminhasse à Assembleia Legislativa “à nossa proposta de reforma administrativa”.

***Acrescentou que “cada Governo tem uma visão e espero poder avançar ainda mais. Belivaldo fez muito por Sergipe ao organizar nosso Estado”.

*** E concluiu: “agora preciso aproveitar esse momento e avançar nas políticas de desenvolvimento econômico e social”.

Ivan quer Prefeitura

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PSDB), disse que não teve nenhuma conversa com o delegado André David (Republicanos). A fonte confirma…

*** Segundo Ivan, “eu pretendo ser candidato a prefeito de Estância. Eu ou minha esposa Adriana Leite (Podemos)”.

*** Disse que não se encontrou com o delegado André David…

Priscila no Sebrae

Priscila Felizola é a primeira mulher eleita presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas – Sebrae – em Sergipe. Advogada, Priscila foi eleita superintendentes do Sebrae Sergipe, para o quadriênio 2023 a 202.

*** Mostrou força ao ganhar por uma placa de 10 a 04, disputando contra empresários, inclusive que já foram presidentes, mas superados pela ação do seu trabalho no Senac.

Daniele cumprimenta

A delegada Daniele Garcia (Podemos) também parabenizou Priscila Felizola, eleita superintendente do Sebrae em Sergipe: “ela será a primeira mulher a ocupar o cargo em 50 anos de existência da instituição”.

*** – Desejo boa sorte na condução do Sebrae e que ela seja um símbolo da força e da representatividade feminina, disse.

Campanha limpa

O deputado estadual reeleito Luciano Pimentel (PP) teve sua prestação de Contas aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

*** A decisão do TRE demonstra que Luciano Pimentel fez uma campanha limpa, dentro do que determina o sistema eleitoral, o que demonstra o seu estilo transparente em relação à conquista de mandato.

Marcio e Lula

O deputado federal Marcio Macedo (PT-SE) disse que “O Brasil agora tem um presidente de verdade, diplomado. Agora é Lula”!

*** Marcio Macedo demonstra todo seu contentamento com a diplomação de Lula e tem participação direta na campanha, ajudando Lula a “chegar lá”.

Disputa Prefeitura

Por falar em Márcio Macedo (PT), ele não tira da cabeça a Prefeitura de Aracaju. Deixa Claro nas conversas que pretende disputá-la, agora com todo o bloco unido.

*** Eliane Aquino também está animada para disputar a sucessão de Edvaldo Nogueira, mas precisa conversar com Márcio para um entendimento.

*** Não será tão fácil nem para um, nem para outro.

Petistas no aguardo

A partir de próxima semana o presidente Lula vai indicar a posição de cada partido nos Ministérios. Logo depois anúncios do primeiro e segundo escalões.

*** Indicados membros da cúpula, se inicia a escolha para entidades nos Estados.

*** Um ilustra petista disse que o ex-governador Jackson Barreto ganhará sua parte, não para ocupar cargo, mas para indicar alguém de sua confiança.

Escolha da mesa

Os deputados estaduais só assumem mandato de 15 de fevereiro, depois da realização da eleição para formação da mesa.

*** Segundo um parlamentar eleito, até houve um entendimento para não se divulgar os nomes dos ocupantes.

*** Já se sabe que os deputados Jefferson Andrade será o presidente, e Luciano Bispo vai para primeira secretaria.

Paredes dos ouvidos

Cezar Britto diz que derrubar as paredes dos ouvidos não é tarefa fácil, especialmente quando alicerçadas em ódios, preconceitos e mentiras.

*** Tarefas diárias: identificar os construtores das paredes, impedir que sigam livres, implodir o que fora construído e cimentar a esperança.

Carta para apoio

O vereador Ricardo Marques dá apoio ao governador eleito Fábio Mitidieri. Diz que o ato foi condicionado ao compromisso com algumas pautas e a assinatura de uma carta compromisso.

*** – Você pode conhecer a carta acessando o link, diz Ricardo.

Giro pelas redes sociais

Roberto Requião – Parem de discutir quem são os ministros escolhidos pelo Lula. Se preparem para aplaudir as primeiras medidas que devolverão o Brasil aos brasileiros.

Lauro Jardim – Há uma silenciosa costura para se criar o cargo de senador vitalício para ex-presidentes.

Radio&TV – Depois de quase 100 anos, a polícia do Rio prendeu o mafioso contraventor Capitao Guimaraes.

Gilberto Natalini – Tenho 50 anos de exercício da Medicina.já convivi muito com a morte. Mas nunca me acostumei com a perda das pessoas. E também dos animais.

André Janone – Tudo pronto para a diplomação do Presidente Lula amanhã. 2/3 passos concluídos, rumo ao melhor governo da história desse país.

Thiago dos Reis – Por que Bolsonaro tirou a filha do Colégio Militar? Sofreu bullying e os nobres militares não souberam lidar com isso?

Metrópoles – Foragido nos Estados Unidos, bolsonarista afirma manter 40 grupos de WhatsApp e voltou a compartilhar suas opiniões pelo Terça Livre.

Felipe PT – Não tem a mínima necessidade de o PL alugar casa pra Bolsonaro morar quando sair do governo. Ele não vai precisar. Ele vai pra Papuda e lá o PL não vai precisar alugar casa.

Leia também