Aracaju, 30 de novembro de 2023

Posição sem convicção política

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diógenes Braynerdiogenesbrayner@gmail.com

O Partido dos Trabalhadores não está ficando isolado e mantêm siglas que o seguem na disputa pela Prefeitura de Aracaju. Percebe-se, entretanto, que a militância perdeu o fervor. O PT não põe mais multidões nas ruas, com objetivo de defender causas populares. Não se pode acusar de que haja abandono da filosofia partidária, mas, com absoluta certeza, percebe-se um desânimo nos blocos e tendências petistas, em relação a posicionamentos sociais. Inclusive porque o partido não tem mais uma formação puro sangue e alimenta ódio contra o bolsonarismo, assim como se deleita com a aproximação do centrão e de grupos de direita, para inclusive se fortalecer politicamente. Hoje, o seu posicionamento é mais direto a ações pessoais e lideranças que agem dentro do que orienta o partido.

O PT escolheu derrotar o ex-presidente Bolsonaro, por considerá-lo não apenas um mau para o Brasil – e é – mas uma personalidade que com todos os erros conseguiu formar uma estrutura de eleitores contra seus adversários. Percebe-se que a existência de Jair faz com que os membros de partidos de esquerda tenham receio de perder para a estrutura política que ele montou, já nas eleições municipais e na disputa da Presidência em 2026. Lula preferiu recuar em suas posições ideológicas, do que pôr em risco uma derrota em 2026, em governos e até mesmo agora nas Prefeituras. Além disso, Lula abriu para muitos que jamais se imaginaram ao seu lado, a fim de ampliar a popularidade em nome de um projeto de unidade política que consiga brecar o avanço do bolsonarismo.

Percebem-se, entretanto, mudanças comportamentais que atrapalham a personalidade do início do PT e o deixa sem grandes perspectivas por falta de nomes. Quem substituirá Lula, que se tornou um personagem eterno? Um exemplo: em Aracaju parte significativa da sigla apoia o Governo e, indiretamente, participa dele, com chance real de apoiar um nome da base, caso não possa ter como candidato alguém do bloco. Paralelamente, e mesmo expondo posições de direita radical, alguns políticos estão se unindo e podem disputar a Prefeitura com igual porte e chance, como é o caso da vereadora Emília Corrêa e de outros nomes que estão surpreendendo. É isso aí…

No início de dezembro

Sobre a sucessão municipal, com os pré-candidatos expondo seus nomes? O governador Fábio Mitidieri (PSD) diz que “o momento é de quem quer ser candidato mostrar viabilidade” e admitiu que “está tudo normal até aqui”.

*** Quanto a DESO, Mitidieri diz que “estamos no cronograma esperado e devemos encaminhar projeto para a Alese no início de dezembro”.

Mais transparente

O governador Fábio Mitidieri (PSD) snoba: “Sergipe é o 2º Estado mais transparente do Nordeste e o décimo do país, segundo levantamento recente da Associação de Membros de Tribunais de Contas”.

*** E promete: “Com um índice de transparência de 61,8%, nossa gestão reafirma o compromisso com a transparência, responsabilidade e prestação de contas. E seguiremos assim”.

Oposição direta

O programa do PT em Sergipe, nos seus flashs, do bloco ligado a Rogério Carvalho, realmente deixa claro que o partido está dividido em sua posição de oposição ao governador Fábio Mitidieri (PSD) e não ao bloco governista.

*** Tanto que em seu primeiro programa, o próprio Rogério convoca seus aliados a permanecerem em oposição ao governador Fábio Mitidieri, citando o nome de Fábio e não o bloco da situação.

Apoio ou não do PT

A mensagem de TV deixa claro que o PT está internamente dividido, com um bloco de oposição ao governador Fábio Mitidieri, e outro aliado e favorável a Fábio.

*** Junto ao governador se destacam o ministro Márcio Macedo e a ex-governadora Eliane Aquino, pré-candidata à prefeita, em dúvida se terá ou não apoio do partido.

Clóvis é candidato

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa (PT), lança seu nome a candidato a prefeito de Aracaju pelo partido.

*** Segundo informação de fontes petistas, ele vem conversando com tendências do partido para assegurar apoio.

*** Clóvis só não será candidato se Marcio Macedo ou Eliane Aquino for.

Emília com partidos

A vereadora Emília Correa esteve, sábado, no encontro do Cidadania. Ela está no PRB (25), partido surgido da fusão do Patriota e PTB, e pode ser candidata à prefeita pelo novo partido.

*** Emília conta com sete partidos que devem apoiá-la: Cidadania, PSDB, PMN e Avante. Além do Agir, PL e Solidariedade.

Yandra Moura

O projeto lançado por Yandra Moura (União Brasil), sábado passado, para Aracaju, é um posicionamento claro de que ela é o nome do partido para a Prefeitura no próximo ano.

*** A presença de ACM Neto deixou isso quase de martelo batido, embora nada esteja definido.

*** Uma coisa é certa: “Yandra será candidata independente de escolha por grupo, embora mantenha posição até definição do nome”.

Em Porto da Folha

O empresário Teixeira Caminhões já decidiu que vai apoiar a pré-candidatura de Thiago Santana (PSD) à Prefeitura de Porto da Folha.

*** A posição do empresário foi adotada em reunião realizada em Aracaju, com a presença do prefeito Miguel de Dr. Marco (PSD).

Rogério aplaude

O senador Rogério Carvalho (PT) aplaude Programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo Lula e iniciado ontem, com mobilização nacional para que os brasileiros iniciem 2024 com o nome limpo e crédito renovado.

*** – Agora, o programa oferece opções de pagamento vantajosas para dívidas de até R$ 20 mil.

Trabalho no domingo

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, a portaria que estabelece que trabalho aos domingos e feriados só seja liberado após acordo com sindicatos, pode representar uma diminuição de 25% no quadro de funcionários de mercados.

*** O empresário Juliano Souto a acha importante posicionamento: “a melhor política social é geração de empregos e renda”. Medidas arbitrárias e sem segurança jurídica como estas, contribuem para a falência do empreendedorismo, disse.

Critica Bolsa Família

Ex-deputado Capitão Samuel admite que o “Bolsa Família deve ser uma ajuda temporária e como um incentivo a buscar emprego e renda, não do contrário”.

*** Samuel se referiu à Bolsa Família em razão do Governo comemorar o crescimento de pessoas que a recebem, “ao invés de se envergonhar disso”.

Giro pelas redes sociais

Litto Souza – Aeroporto de Guarulhos agora está parado por causa de diversos drones sobrevoando o aeroporto, pelo menos um sobre a torre.

Anitta – O governo podia aproveitar a mobilização em torno da água e dar o exemplo disponibilizando água de graça pra população.

Gleisi Hoffmann – Gravíssima denúncia feita ao MPT-DF sobre a fabricação do ‘escândalo da dama do tráfico’ pelo Estadão para fazer parecer que Flavio Dino é simpático ao crime organizado.

Tenente Edgard – Uma colega lembrou-me um dilema, estou triste por ver o país afundando e ao mesmo tempo contente em ver quem fez o L se lascar!

Impostuinte – De imediato a única coisa que me interessa da Argentina é o jogo de terça. Nem era para interessar, desapeguei do Escrete Canarinho desde 2014.

De Maria – Não é extrema-esquerda, radicalismo pedir a cabeça de jornalista como fez duvidoso Felipe Neto?

Notícias Paralelas – Atenção: Roberto Jefferson apresenta depressão e perda de memória no hospital, diz família.

Álvaro Pereira Júnior – Tem uma galera “progressista” que não consegue, simplesmente não consegue, conviver com imprensa livre.

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também